Depois da destruição absurda do meu aniversário (aproveito pra agradecer à turma sem camisa que deu seqüência na noite) e da maratona do vestibular, estou de volta justamente falando do maior concurso do Rio Grande do Sul. Como já havia acontecido no ano passado, a prova de Literatura trouxe uma questão espetacular envolvendo letra de música, que me fez golfar enquanto lia. Os caps são meus:
48. Considere os fragmentos abaixo, respectivamente, da canção Amor Maior, da banda JOTA QUEST, e do Soneto do Maior Amor, de Vinicius de Moraes.
AMOR MAIOR
Eu quero ficar só
Mas comigo só
Eu não consigo
[...]
É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora
Amor que eu desconheço
Quero um amor maior...
Um amor maior que eu
[...]
SONETO DO MAIOR AMOR
Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.
Sobre os fragmentos acima, são feitas as seguintes afirmações:
I - Os dois POETAS exaltam um sentimento amoroso intenso, mas não correspondido pela amada.
II - Tanto a canção do grupo Jota Quest quanto os versos do soneto de Vinicius apresentam uma rigidez formal típica da poesia contemporânea.
III - Os versos de Vinicius manifestam sentimentos contraditórios em relação à amada, enquanto os de FLAUSINO evidenciam um desejo de UMA amor completo, totalizante.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
Sensacional. Não acreditei quando li, mas quando me refiz do susto, parti pra resolução da questão. Morta a coruja, passei pra questão seguinte, mas essa em particular não saía da minha cabeça. "Tenho que dividi-la com a gurizada", pensei.
Daí hoje, procurando a prova nos sites de cursinhos, me deparo com o comentário da questão na página do Unificado. O texto é primoroso, com várias semelhanças com o que pensei em escrever sobre o assunto. Mas depois de lê-lo, achei melhor ficar quieto e deixar que algum professor de cursinho falasse a respeito com muito mais propriedade:
48 - C
Típica questão das provas recentes da UFRGS. Optando por um claro populismo vulgar e de pouco sentido, a banca apresenta uma "canção popular" - rótulo bastante amplo - para ser analisada. Até aqui nenhum problema. O problema está no fato de que o programa apresenta Chico Buarque, Caetano Veloso, o Tropicalismo e a MPB - e sob esta última expressão abrigam obras que jamais poderiam entrar no escopo da literatura. Pelas páginas da prova da UFRGS já desfilaram "poetas" do porte de Paulo Miklos e Samuel Rosa. A bola da vez foi o "poeta" (sic) Jota Quest. Ao lado do "poeta" Jota Quest, um fragmento do Soneto do maior amor, do poeta (esse sim!) Vinícius de Moraes. A primeira afirmativa está incorreta porque não se trata de um amor não correspondido. A segunda afirmativa igualmente não é verdadeira porque a canção de Flausino (caberia à banca explicar quem é esse ilustre - e felizmente - desconhecido das letras nacionais) não apresenta rigidez formal alguma.
Nem eu nos meus dias mais revoltados destilaria tanta raiva em cima de uma questão de vestibular. E deu pra perceber que o tiozão não conhece muito as bandas nacionais e seus vocalistas carismáticos, só pelo POETA JOTA QUEST e pelo "desconhecido" Flausino. Eu, como conheço, acertei a resposta.
Sem mais a declarar, retiro-me.