A última edição da revista Aplauso traz uma lista com os dez melhores discos do rock gaúcho. Curioso que sou, fui ver que álbuns apareceram por lá, já que também fiz essa lista no ano passado. Apenas três discos são comuns, com o desconto que a lista da Aplauso permitia citar demos, coisa que achei melhor não fazer. Os eleitos podem ser vistos no site da revista, mas para facilitar os atarefados de plantão, coloco abaixo os dez mais votados:
1º) A Sétima Efervescência - Júpiter Maçã
2º) Por Favor, Sucesso - Liverpool
3º) De Falla 1 - De Falla
4º) O Futuro é Vórtex - Replicantes
5º)TNT 1 - TNT
6º) Bixo da Seda - Bixo da Seda
7º) De Falla 2 - De Falla
8º) Coisa de Louco II - Graforréia Xilarmônica
9º) Demo Vórtex - Os Cascavelletes
10º) Olelê - Ultramen
É uma boa lista, sem dúvida. Digamos que está bem democrática, contemplando várias décadas de rock gaúcho. Discos essenciais pra mim ficaram de fora, mas pelo menos foram lembrados na lista geral. Por exemplo, o Andrio Maquenzi, vocalista da Superguidis, colocou o Amnésia Global, do Plato Divorak e do Frank Jorge, em primeiro na sua lista, o que demonstra um bom gosto latente. O Diego Medina também fez uma lista inspirada, com Marcelo Birck, Aristhóteles de Ananias Jr. e Os Atonais, entre outros. Infelizmente, não receberam o número de votos suficiente pra entrar no ranking definitvo.
Claro que sou mais a minha lista, entendam. Coloquei o coração no teclado pra montá-la, puxando da memória discos que me fizeram acreditar que gaúcho é melhor em tudo, pelo menos por alguns momentos. Minha lista afetiva pode ser lida aqui ou aqui, dependendo do gosto do cliente. Ah, convém alertar que ela é apenas alfabética, ou seja, não elege um como sendo melhor do que outro. É que se pra chegar nos dez já foi um parto, que diria apontar preferências entre eles.
Aos preguiçosos, aqui vai a minha prezada listinha:
Aristhóteles de Ananias Jr. - Aristhóteles de Ananias Jr.
Os Cascavelletes - Os Cascavelletes
Coisa de Louco II - Graforréia Xilarmônica
A Sétima Efervescência - Júpiter Maçã
Lovecraft- Lovecraft
Dossiê Camaleão - Luciano Albo
Marcelo Birck - Marcelo Birck
Amnésia Global - Plato Divorak e Frank Jorge
Rosa Tattooada - Rosa Tattooada
TNT 1 - TNT
Me orgulho muito de ter escolhido três discos que não foram citados por NENHUM dos jurados. Heh. Mas entendo, eles têm que contemporizar e prezar pelo CONTEXTO. Já eu posso escolher o que quiser, simplesmente porque me leva às lágrimas a cada audição, mesmo que não seja considerado um clássico e nunca vá alcançar o status de cult.
E aí, o que vocês acharam das listas?