« Geléia de jaboticaba | Macarrão com mexilhões | Era só o que faltava »

Macarrão com mexilhões

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

- 250 gramas de mexilhões limpos;
- 250 gramas de espaguete nº 7 Barilla;
- 3 tomates sem pele;
- 1 dente de alho;
- 1/2 cebola;
- 1/3 de xícara de óleo;
- Pimenta;
- Sal;
- Salsinha (uns 3 ramos, sem o talo).

Modo de preparo:

Numa panela grande, coloque o óleo para aquecer e, em outra, a água para cozinhar o macarrão. Enquanto isso, corte e pique a cebola em cubinhos. O alho também deve ser reduzido aos menores fragmentos possíveis. Se estiver cozinhando com mais alguém, peça que a pessoa retire a pele dos tomates. Se não, faça isso antes. Alguns consideram uma boa banhar os frutos por 1 minuto em água morna para facilitar essa operação, mas não é algo necessário. Não se esqueça também de retirar as sementes.

Com o óleo suficientemente quente, coloque a cebola e o alho e doure-os. Depois disso, adicione o tomate picado em cubinhos. Mexa sempre, por aproximadamente dois minutos. Já está na hora de adicionar os mexilhões, que devem ter sido cuidadosamente lavados e peneirados, mesmo já comprados sem a casca. Também é bom tirá-los do gelo algum tempo antes: apesar de não congelarem propriamente quando em baixas temperaturas, é melhor tê-los um pouco menos consistentes na hora de colocá-los no fogo, para que não fiquem borrachudos. Misture tudo mais um pouco por mais ou menos um minuto e adicione um pouco de água (muito pouco), para ajudar no cozimento. A pimenta e o sal já devem entrar agora, a gosto. A prudência nessa porção manda colocar 3 colheres de sobremesa de sal e umas 3 sacudidelas largas de pimenta pura ou misturada com limão.

A essa altura, a água da massa já deve estar fervendo. Adicione um fio de óleo e boas doses de sal e coloque o espaguete, que não deve ser quebrado ou adulterado de qualquer forma. Nesse caso, 11 minutos é o tempo ideal para ficar al dente. Enquanto faz isso, lembre-se sempre de cuidar o mexilhão.

15 minutos são o bastante para finalizar os moluscos. Um pouco antes disso, coloque a salsinha. Não se esqueça de provar para testar o tempero.

Misture tudo numa tigela de vidro e sirva com um bom vinho tinto. A receita dá para duas pessoas comerem muito. A original era para quatro: apenas foram reduzidas as quantias de tudo à metade e trocado o macarrão ordinário por algo de maior qualidade. Também se recomendava usar azeite de oliva quente, mas eu prefiro colocá-lo frio sobre a massa depois de pronta. Queijo ralado pode parecer uma heresia, mas é altamente recomendável.

Estando-se próximo ao litoral, não se paga mais que 4 reais pelos mexilhões. Mais uns 4 pela Barilla e talvez uns 3 pilas pelo resto (temperos, cebola, tomate, alho) e têm-se um prato de classe por menos de 6 reais por cabeça. Sem contar que é muito, mas muito saboroso.

Bruno Galera | 20.09.2005, 20:30 | Comentários (11) | TrackBack (1)