Bratkartoffeln mit Würstchen
Adquirindo víveres no Mercado Público de Porto Alegre esta semana, finalmente decidi comprar as tais lingüiças mignons, onipresentes nas bancas. Como todo bom colono alemão — nasci em Santa Cruz do Sul — adoro embutidos. Além do mais, estava há tempos querendo testar um dos pratos germânicos mais típicos: batatas grelhadas com salsichas.
Descasquei e cortei em fatias de espessuras diversas duas batatas. Nenhuma das fatias, entretanto, tinha menos de 0,5 centímetro. A idéia era descobrir o melhor tamanho para braten, verbo que significa "grelhar" ou "fritar na chapa" em alemão. Lá, em geral, as batatas vêm preparadas desta maneira, ou cozidas.
Esquentei uma colher de sopa de manteiga em uma frigideira, mas talvez não tenha sido a melhor idéia, já que ela queima muito fácil. O melhor talvez fosse banha de porco. Só não use óleo vegetal, costuma dar um sabor... Oleoso. Dispus as fatias de batatas e deixei sobre fogo médio. Saiu bastante fumaça, mas não chegou a queimar. Virava as fatias de tempos em tempos.
Depois de cerca de cinco minutos, comecei a fritar as lingüiças em meio às batatas. Quando todos os lados estavam tostados, retirei. As batatas têm de ficar levemente queimadas em ambos os lados. Ficaram razoáveis, mas creio que cozinhá-las por dez minutos em água fervente antes pode melhorar o desempenho. Tostei ainda umas fatias de pimentão.
Sirva com uma boa mostarda, ketchup picante e óleo de oliva para as batatas e o pimentão.
Marcelo Träsel | 28.10.2005, 19:40 | Comentários (7) | TrackBack (0)