Brownie Kibon
Nunca fui muito de cozinhar doces. Até já arrisquei um bolo de café aqui, um cheesecake ali, mas sem grandes sucessos e nem grandes prazeres. Salgado é a minha praia, mesmo. De modo que foi uma dupla temeridade minha primeira experiência assando um brownie — sem maconha, seus leitores de mente suja! — ter se baseado na receita de um pote de sorvete da Kibon.
Como se pode ver na foto, até não me saí mal. Segue a receita:
— 100g de chocolate meio-amargo picado
— 150g de manteiga
— 1/2 xícara de açúcar
— 1/2 xícara de açúcar mascavo
— 2 ovos
— 1 xícara de farinha de trigo
— 1 colher de chá de fermento químico
Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. A melhor maneira que encontrei foi usar uma tigela de vidro circular, profunda, colocando-a sobre uma panela cheia de água. Só não deixe ferver. Quando tudo tiver se tornado numa pasta, deixe amornar. Junte os açúcares e os ovos e bata por cinco minutos com uma colher de pau. Depois adicione a farinha e o fermento e bata mais, até ficar homogêneo.
Despeje a massa em uma assadeira retangular de cerca de 25 cm de lado mais comprido — usei uma circular, mas ficou ruim de cortar o bolo e ele ficou alto demais no meio. Leve ao forno pré-aquecido em fogo médio por 25 minutos, ou até que um palito saia seco após enfiado no brownie. Retire do fogo, deixe amornar e sirva com sorvete.
Marcelo Träsel | 7.11.2005, 20:53 | Comentários (9) | TrackBack (0)