O que se come na Alemanha
Após pouco mais de um mes em terras teutonicas, dá para se ter uma idéia do cotidiano culinário. Sobretudo na Mensa, ou refeitório, da universidade. Há quase sempre uma opcao vegetariana, uma carne vermelha e uma carne branca. Sao os pratos principais e vem servidos sozinhos com algum tipo de molho por cima. O cliente pode escolher acompanhamentos como batata em variadas formas, arroz, legumes refogados, salada, sopa do dia, sobremesa e, claro, chucrute — que aliás nao é especialmente bom.
Carne na Alemanha significa quase sempre carne de porco. As poucas vezes em que houve carne de gado foram tristes. Já o porco é sempre gostoso. Aqui come-se muito peru também. A salada consiste sempre, mas sempre mesmo, em mais ou menos repolho com tracos de alface, cenoura ou rabanete. A sobremesa costuma ser iogurte com alguma das inúmeras frutas vermelhas que existem por aqui. O arroz é sempre apenas cozido.
Na rua, a melhor pedida é döner kebab, conhecido no Brasil como churrasco grego. É saudável: tem carne assada, salada e molho de iogurte. Os hambúrgueres normais trazem em geral tudo frito. Sempre se pode contar com os imigrantes turcos para um lanche baratinho. Em qualquer buraco da Alemanha há um Imbiß. Afora döner, as salsichas também sao populares. As mais consumidas sao Bratwurst, ou simplesmente lingüica grelhada, ou Currywurst, uma Bratwurst picada regada com ketchup temperado e batatas fritas para acompanhar.
No hotel, jantamos quase sempre Bratwurst com batatatinhas assadas no forno. Dá para fazer tudo em uma sentada e ainda sai barato: seis lingüicas custam € 1,70 e um quilo de batatas já cortadas, € 0,59.
Marcelo Träsel | 3.02.2006, 8:45 | Comentários (1) | TrackBack (0)