Muffins de cappuccino
Nunca fui muito de doces, mas recentemente desenvolvi um certo interesse por muffins. A culpa na verdade é da padaria aqui da rua, que infelizmente deixou de produzir seus ótimos bolinhos enquanto eu estava na Alemanha. Mas trouxe um livro com 50 receitas de muffins. E uma forma para 12 muffins. Sim, eu sou fanático por cozinha a ponto de trazer uma forma na bagagem em um vôo transoceânico. Na verdade, porém, estreei a forma com uma receita de outro livro. Com vocês, o muffin de cappuccino.
MUFFIN DE CAPPUCCINO
— 280 g de farinha
— 2 colheres de sopa de cacau em pó
— 2 1/2 colheres de chá de fermento químico
— 1 ovo
— 120 g de açúcar
— 75 ml de óleo vegetal [algodão, girassol ou canola]
— 200 ml de leite
— 50 ml de café bem forte, frio
— 24 cubos de chocolate meio-amargo
— 12 forminhas de papel número zero B
Ligue o forno em "médio". No liquidificador, misture o leite, o óleo, o café, o ovo e o açúcar. Desligue o aparelho. Em uma tigela, ponha a farinha, o fermento e o cacau em pó e misture até ficar homogêneo. Ligue o liquidificador de novo e vá despejando os ingredientes secos aos pouquinhos. Misture por mais um minuto.
Derrame um pouco da massa nas forminhas de papel, de modo a cobrir o fundo, deixando pouco menos de um dedo de altura. Disponha os pedaços de chocolate no meio de cada poça de massa. Complete com o que restou no liquidificador e leve ao forno por entre 20 e 25 minutos. Quando estiver pronto, deixe descansar pelo menos dez minutos.
Esta receita na verdade pede um recheio de Doppelrahmfrischkäse misturado com geléia de algum dos dezenas de tipos de framboesas que existem na Europa. Depois de alguma pesquisa, descobri que Frischkäse é queijo branco. O problema era o Doppelrahm, ou "creme duplo". Tentei usar queijo Quark [ou Käs-Schmier, aqui no Sul]. Fracasso. Esse tipo de queijo tem água demais, que ferveu e inundou a massa. Sem falar que estourou a superfície dos bolinhos, prejudicando o crescimento. Ficou tudo embatumado, como se pode ver na foto da primeira tentativa. Imagino que com cream cheese ou requeijão possa funcionar. Outro problema talvez tenha sido o fermento vencido havia três anos.
O chocolate meio-amargo, é claro, pode ser substituído por qualquer outro chocolate. Usei um chocolate de capuccino que havia trazido da Alemanha. Na verdade, pode-se usar qualquer coisa que pareça que combinar como recheio, desde que não solte muita água quando aquecida.
Marcelo Träsel | 31.03.2006, 17:48 | Comentários (6) | TrackBack (0)