Tour de force
Completamente obcecado com hambúrguer caseiro desde que o Hermano publicou sobre o assunto, resolvi testar as dicas fornecidas pelo nobre amigo e também nos comentários relacionados.
Desde o início, a idéia foi não emular um xis gaúcho em casa, o que implica em não prensar o sanduíche muito menos colocar milho ou ervilha no mesmo. Meu ideal era atingir algo mais próximo do Fifties: um burguer tradicional americano, com carne macia e suculenta, bem temperada e extramemente alta. Para isso, apelei para uma receita encontrada no site Panelinha, que contraria algumas convicções adicionando 3 colheres de farinha de rosca e um ovo no guisado para dar a liga.
Piquei uma cebola pequena grosseiramente, adicionei os demais ingredientes à massa de carne e mexi dentro dum refratário. Amassei, sacudi, bati, prensei, enfim: envolvi-me de fato com o preparo do alimento, até obter quase 500 gramas de puro deleite bovino. Com isso, fiz 4 bifes gigantes que devem ter ficado com aproximadamente 125g cada.
Decidi utilizar um grelha elétrica potente com um fio de óleo por cima para cometer o crime. Sábia decisão, que deixa a carne tenra, produz menos sujeira e gordura. Melhor que isso, só colocando numa churrasqueira com um braseiro a todo vapor. Antes de retirar o seu bife, recomendo uma saraivada de molho inglês em cima, para selar com um sabor adocicado tão característico dos barbecues americanos.
Conforme macetes colhidos anteriormente, dei uma leve tostada na parte interna do pão. Se não evitou que o castelo desmoronasse completamente, pelo menos deu um sabor extra e segurou bem as pontas na hora da montagem.
Com o hambúrguer dentro do pão, coloquei uma fatia de queijo prato por cima (sem derretê-lo, como faz o McDonald's), rodelas de tomate, alface americana e o toque final: molho para salada French, que pode ser tanto o original da Hellmann's como clones que se encontram nos supermercados pela alcunha genérica de "rosé". Se pensou no molho especial do Big Mac, acertou. É praticamente a mesma coisa.
Próximo objetivo: agregar receitas de maionese caseira e deixar a carne com um gosto mais defumado, como no Burguer King. Para isso, penso que uma churrasqueira e a adição de bacon ou toucinho na carne moída tornam-se indispensáveis.
Bruno Galera | 23.05.2006, 10:57 | Comentários (9) | TrackBack (0)