Lentilhas vermelhas
Vi um pacote de lentilha vermelha no supermercado e não resisti: comprei-o. Quando cruas, elas são de um tom laranja-cheguei que nunca vi em alimentos. A maior decepção é que, como se pode ver na foto, elas perdem a cor ao cozinhar e ficam amarelas — informação que consta no site, mas não no pacote.
Apesar disso, são muito boas. Têm um gosto mais adocicado que o das lentilhas normais. E realmente cozinham em menos de dez minutos, como prometido, então são bastante práticas. Testei uma vez temperando apenas com cebola e uma segunda vez com lingüiça. Ficou melhor da segunda vez.
LENTILHAS VERMELHAS COM LINGÜIÇA
Ponha a água para ferver. Enquanto isso, pique a cebola e corte a lingüiça em pedaços de uns dois centímetros. Derreta a manteiga — ou melhor ainda, banha — em uma panela grande e frite a lingüiça. Quando ela começar a expelir gordura, acrescente a cebola e refogue até ficar translúcida. Junte a manjerona, vire e revire, deite a água fervente na panela. É o momento de pôr o sal e o molho de pimenta, que pode ser feito em casa, ou pode ser Tabasco. Ponha também as lentilhas e deixe ferver por no máximo dez minutos em fogo baixo. Restará muito pouca água e ela ficará semelhante a um risoto. Se preferir uma lentilha com mais caldo para acompanhar arroz, use umas seis xícaras de água ou mais.
Essas lentilhas com lingüiça são uma refeição completa e ficam muito boas com bastante pimenta e salsinha picada.