Muffins de espinafre
Quando pequeno, minha avó costumava fazer bolo de espinafre. Para me convencer a comer, chamava de "bolo do Popeye". Hoje em dia amo esse vegetal e não preciso mais me forçar a comê-lo em qualquer apresentação, mas ainda assim um muffin com espinafre me traz boas lembranças. A receita em questão foi publicada no caderno de gastronomia da Zero Hora. Resultou um pouco embatumado. Provavelmente o problema foi no uso de manteiga fria demais. Ainda assim, o sabor ficou muito bom.
MUFFIN DE ESPINAFRE
Retire apenas as folhas do espinafre, lave, pique e refogue no azeite, com uma pitada de sal, até ficar macio. Deixe escorrer e esfriar. Enquanto isso, bata os ovos com a manteiga até formar um creme. Sugiro aquecer a manteiga por uns 15 a 20 segundos no microondas, caso o dia esteja frio. Junte o leite e torne a bater. Misture a farinha de trigo com o sal e o fermento e depois acrescente ao creme. Nesse momento, pode-se também usar outros temperos, como pimenta do reino ou noz moscada. Depois, misture o espinafre à massa.
Distribua metade da massa em forminhas de pão de queijo untadas com manteiga. Disponha cubos de ricota no meio de cada um dos futuros muffins e cubra com o restante da massa. Não tentei, mas suponho que um pouco de queijo ralado em cima de cada um dos muffins possa dar um toque interessante — embora corra o risco de mascarar a ricota, que é meio sem gosto. Leve os bolinhos ao forno médio-alto por 20 a 25 minutos, até que fiquem dourados como na foto.