Spätzle
Se tem algo que lembra a casa de meus avós é spätzle. Trata-se de uma massa típica da região Suábia, no sul da Alemanha, em geral usada como acompanhamento para carnes e outros pratos com molho mais pesado. Há quem diga que o termo signifique "pardaizinhos" (em alemão, pardal é Sperling), mas o mais provável é que seja uma palavra para "torrões" no dialeto local.
Na colônia, essa massa simples com ovos e leite, que leva menos de 10 minutos para fazer, serve de substituto para o espaguete ou nhoque. Em geral não leva batata, mas a verdade é que se pode misturar quase qualquer coisa na massa de spätzle. Gosto de trocar o leite por coalhada, por exemplo. Abaixo, dou a receita mais básica, que aprendi com minha mãe. Aproveito também esse prato de família para inaugurar uma novidade nesse blog: vídeos explicativos, para ilustrar melhor o preparo de alguns alimentos.
SPÄTZLE
Ponha água com sal e azeite para ferver em uma panela grande, enquanto faz a massa. Como para qualquer outra massa, misture primeiro os ingredientes secos. No caso, a farinha, o sal e noz moscada ralada na hora, que penso dar um sabor interessante a certos pratos. Se preferir, substitua por pimenta, ou páprica, ou o que achar que combina melhor com o molho a ser usado. A noz moscada vai muito bem com molhos brancos e de queijo.
Depois, adicione o ovo e um pouco de leite. Misture a massa e vá pondo mais leite à medida que for necessário. O ponto a ser atingido é algo mais fluido do que a massa de pão, porém mais consistente que a de panqueca. Quando estiver pronta, o ideal é deixar descansar por alguns minutos — aproveite para preparar o molho enquanto isso. Depois, vá pegando pequenas porções da massa com uma colher e, passando um dedo pela superfície da colher, faça com que a massa forme uma bolota e caia dentro da panela. Repita a operação até terminar toda a massa. Os spätzle estão cozidos quando subirem à superfície da água. Então, basta escorrer e servir com um molho qualquer.
Uma forma tradicional de servir spätzle é refogá-los na manteiga com bastante cebola picada. Ponha pouco sal, para que o doce da cebola sobressaia.