Para um feliz dia dos namorados
A idéia inicial era dar aqui uma receita de dia dos namorados, para que os pombinhos leitores desse blog pudessem escapar das humilhações e desconfortos proporcionados por restaurantes cheios. Mesmo com reserva, é sempre uma droga ser atendido por garçons apressados e comer um prato que teve menos atenção do chef do que o normal.
Só que na verdade essa história de jantar à luz de velas com pratos altamente refinados feitos em casa não é muito menos estressante. Ainda mais se você não escolher sabiamente receitas que possam ser preparadas com antecedência e simplesmente aquecidas na hora do evento, ou até comidas frias.
Minha sugestão é a seguinte:
Aproveitando o frio, compre uma ou duas garrafas de bom vinho ou espumante, queijos, azeitonas, pães, um bom chocolate, e divirta-se em casa. Eu compraria uma garrafa de vinho tempranillo, malbec ou shiraz, todas uvas com bons representantes no Rio Grande do Sul, Argentina e Chile. Em Porto Alegre, vale a pena dar uma passada na Casa dos Vinhos (rua Alcides Cruz, quase esquina com a Felipe de Oliveira), até porque eles têm uma boa oferta de espumanetes gaúchos, queijos e outras guloseimas, como alfajores Punta Ballena.
Queijos também podem ser comprados no Mercado Público, assim como as azeitonas e de repente umas castanhas e frutas secas. Se você gosta de emoções fortes, sugiro gorgonzola — compre uns tomates para acompanhar — e camembert ou brie. Senão, ementhal e gouda sempre são boas pedidas. Uma coisa muito boa é regar lascas de parmesão com mel e polvilhar nozes picadas por cima. Dependendo da mocinha, compre uns frios também. Presunto de parma é garantia de sucesso. Se ela for mais ousada, tente uma língua de boi defumada, uma das melhores carnes curadas que já tive a chance de comer. Só recomendo fatiar antes, porque fica meio tétrico aquele pedaço de bovino morto em cima da mesa.
Para a sobremesa, nada melhor do que um bom chocolate Lindt ou um pote de sorvete Häagen-Dasz. Ambos valem o preço. Um chocolate mais em conta, mais ainda bom, seria o Toblerone, ou quem sabe até umas trufas artesanais — prefira as de cupuaçu. Já o sorvete de chocolate ao leite da Nestlé está excelente.
E dá até para comer na cama. ;-)