Damask mudou para a Cidade Baixa
A lancheria árabe que ficava na Riachuelo abriu em novo endereço, na Cidade Baixa, onde antigamente ficava o restaurante vegan São Jorge e o Dragão. Não apenas as instalações do Damask melhoraram muito, mas parece que a comida, preparada por um imigrante palestino, também foi inteiramente retocada e está ainda mais saborosa.
No último sábado pedimos sanduíche de shawerma, mais conhecido no Brasil como churrasco grego, sanduíche de falafel (bolinho de grão de bico) e homus (pasta de grão de bico), além de porções de falafel. Os sanduíches estavam excelentes, bastante temperados, e além disso são gigantescos. A carne, ao contrário dos churrascos gregos das biroscas paulistanas, é de primeira qualidade. O destaque, no entanto, vai para o falafel, com toda certeza o melhor de Porto Alegre. É frito na hora, não é servido seco como o deserto do Saara e vem acompanhado de um ótimo molho de iogurte. Dizem que o quibe cru ali também é muito bom. Na verdade, colocaria o Damask hoje em segundo lugar como melhor restaurante árabe de Porto Alegre, atrás apenas do Lubnan, mas bem à frente do Baalbek e do Al Nur.
Outro ponto a favor do Damask é oferecer Heineken 600ml aos clientes, que ainda podem se jogar na "tenda árabe" do segundo andar e fumar narguilé. Os preços não são baixos, mas também não são absurdos. O jantar saiu R$ 20 por pessoa, incluindo aí bastante cerveja. É pena que só abra à noite, das 18h às 0h, e nos domingos ao meio-dia e à tarde. Nas segundas-feiras está fechado.
DAMASK
Rua Sofia Veloso, 61
51 3026-0490