Cerveja Anner
Estou há horas me devendo um texto sobre a cerveja Anner. O vídeo abaixo, uma brincadeira com a tendência de vídeos virais, dá um bom gancho:
O Guilherme e o Glauco Caon estão produzindo a cerveja em sua própria casa já vão mais de dois anos. Participam do círculo de cervejeiros artesanais que se consolidou em Porto Alegre e têm produzido pães líquidos divinos. Experimentei já a bock e a red ale, ambas com espuma cremosa e sabor marcante. Para ficar na metáfora do pão, a diferença entre cerveja artesanal e industrializada é a mesma do pão feito em casa e o pão de sanduíche feito para o supermercado: esta precisa por força da viabilidade econômica agradar a todos, enquanto aquela pode se dar ao luxo de agradar a poucos.
O interessante na cerveja artesanal é perceber todas as variações de sabor que ocorrem devido aos ingredientes usados em cada fermentação, descobrir um lúpulo diferente volta e meia -- enfim, ver que é um produto inserido num mundo de verdade, em constante mudança.
Infelizmente, a cerveja Anner não está à venda. Em todo caso, se você pedir com jeitinho, talvez consiga uma garrafa: cerveja.anner@gmail.com.