« Mule Bule eventos abre sede em Porto Alegre | Acrópolis | Peru 2.0 »

Acrópolis

ATENÇÃO: Este blog se mudou. O novo endereço é www.trasel.com.br/garfada

Restaurante AcrópolisAmigos que moram em São Paulo viviam recomendando o restaurante grego Acrópolis. Estive na metrópole semana passada após um congresso, então aproveitei para preencher essa lacuna em meu currículo gastronômico. O lugar fica no Bom Retiro, antigo bairro judeu, depois coreano e hoje em dia boliviano, onde aos sábados milhares de sacoleiros se reúnem para comprar roupas baratas. Atende, portanto, a esse público e ao pessoal ligado de São Paulo. É apertado, caótico e informal. Nem mesmo há cardápio: o cliente vai até a cozinha da foto para escolher os pratos.

TzatzikiUm momento resume bem a experiência de comer no Acrópolis. Enquanto esperava um amigo chegar, pedi uma cerveja, pão e tzatziki -- pelo qual, aliás, não me cobraram, não sei se por esquecimento ou simpatia. O proprietário da casa, que fica circulando entre as mesas e fiscalizando o atendimento, viu meu aperitivo sobre a mesa, resmungou algo, pegou um vidro de azeite da mesa ao lado e sem dizer palavra começou a encharcar o tzatziki com o óleo. Quando ficou satisfeito, disse: "agora, sim, está bom para comer". Pode parecer invasivo ao leitor, mas me senti bastante mais confiante no Acrópolis ao perceber a preocupação do Sr. Thrassyvoulos Petrakis com o sabor mesmo de um aperitivo que nem consta no cardápio.

Prato mistoEscolhi como almoço o prato misto, com risoto de frutos do mar, polvo ao vinho e lula recheada (R$ 42). A comida é caseira, mas ao contrário do que costuma acontecer nesse tipo de gastronomia, os pratos tinham sabores bem diferentes e marcantes. O polvo traz um tempero com bastante canela, a lula recheada com arroz já é mais suave e o risoto lembra ervas mediterrâneas. O tzatziki, aliás, também é muito bom, percebe-se que é fresco, não algo guardado por dias na geladeira. Não tive condições de provar o mussaká nem o cordeiro à moda grega, porque as porções são muito grandes. Tampouco foi possível provar as sobremesas.

Enfim, os relatos eram verdadeiros. A comida é boa e o atendimento é simpático, ainda que objetivo. Por exemplo, ao chegar sentei em uma mesa para quatro pessoas, mas o garçom solicitou que mudasse para uma menor, porque a casa sempre enche. No entanto, fiquei lá petiscando e almoçando por duas horas e jamais senti qualquer pressão para comer logo e sair. Ao contrário, o cliente se sente bastante à vontade para degustar com calma a comida. Aliás, é uma boa chegar até as 12:30, porque a partir das 12:45 pode ser difícil encontrar mesa sem esperar na fila.

ACRÓPOLIS
Rua da Graça, 364 - Bom Retiro - Mapa
11 3223-4386

Marcelo Träsel | 23.11.2008, 16:30 | Comentários (4)