OS VEÍCULOS E A FINAL
Uma das matérias que menos me diminuiu como ser humano cursar na faculdade foi Comunicação Comparada. Na verdade, não precisaria ser um curso. Ela apenas é o que se vulgarmente conhece por "bom senso". Entretanto, para servir de cabide de emprego, foi inventada esta cadeira. Completamente incapacitado de trabalhar, comecei a pesquisar os jornais para ver o que falam da final de hoje.
Sem nenhuma dúvida dando o São Paulo por perdido, a Folha foi o primeiro que vi e até agora tem a minha abordagem preferida. Este parágrafo em especial me parece muito apropriado:
Os exemplos, no entanto, não colocaram o time em obrigação de vitória após estar em uma adversidade no placar. O São Paulo venceu o Liverpool por 1 a 0 na final do Mundial do ano passado, enquanto nas semifinais da Libertadores-06, contra o Chivas, o clube nem sofreu gols nas vitórias por 1 a 0, no México, e 3 a 0, no Morumbi.
Uma clara mostra de descrença.
Já o Terra está parecendo querer fazer um contraponto, além de buscar novos enfoques. Primeiro publica que o São Paulo tem cancha fora de casa, depois dá uma talvez amenizada. Bacaninha.
O Estadão tenta manter neutralidade destacando o caráter histórico da decisão.
Já a Zero Hora, como é a Zero Hora, fez uma reportagem especial "bonitinha" pegando exemplos de gente que veio de longe para ver a final em Porto Alegre.
Nenhum deles dá a informação que se precisa. Que aliás só virá mesmo por volta das 23h45min de hoje. Como todos que gostam de futebol já sabem, entretanto, dentro e fora do Rio Grande do Sul, apenas no Impedimento é que se tem a cobertura esportiva correta. E que mostra o que todos transpiramos neste instante: desejo, esperança e medo.
VAMO INTER
16/08/2006 12:11 | Comentários (5)