Links
Colorado
Cardosonline
Malvados
Kibeloco
Superguidis
Andriobueno
Quico
Carmencita
Secosenolhados
Pulhas
Thainá
Vegetariano
Vianamoog
Benvinútil
Loshermanos
:-L
:-L 2
Parada
Fred
Baianos

Arquivos
« VERDADEIRO COLOSSO* | Home | SOBRE MARGINAIS, MILIONÁRIOS E SALTITANTES »


AOS QUE MEXEM NA CLOACA

É comum ouvir e eu mesmo já pronunciei aquela famigerada frase mais ou menos nos termos: "se tu não gosta de política e não participa há quem se ocupe por ti", com variações para o lado de "não venha reclamar depois". É uma perfeita verdade. Mas também é verdade que "fazer" política, como se diz, é tão repugnante quanto mexer na fossa de um enorme condomínio, se tu for um cara com algum escrúpulo e o que se convencionou chamar de "alma". Mesmo quem está anos no negócio custa a se acostumar e saber a medida entre os extremos, domina a arte malandra de saracutear entre a sacanagem dos conchavos e a exposição imaculada na mídia, para ficar com os exemplos mais óbvios.

Para um cara que tenha seus escrúpulos, suas timidezes e que pode muito bem vencer em qualquer outra área é bem melhor consentir com o roubo praticado por quem mexe na cloaca. Exatamente como num condomínio: é mais ou menos óbvio que não haveria nenhuma necessidade de tu contribuir com 250 mangos todos os meses se há 8 apartamentos por andar, 16 andares cada prédio, dois prédios no condomínio. As contas estão obviamente puxadas para o alto, ou os serviços são simplesmente esbanjados, ou quem paga em dia arca com o peso dos inadimplentes. Alguma justificativa há que existir para que uma cobrança de 250 mangos seja mensalmente sacada de 8 apartamentos em 16 andares de dois prédios (pelas contas, receita mensal de 65 mil e uns quebrados).

Mas aí que está: se tu tem um mínimo de amor próprio, tu vai pagar no máximo resmungando contra o caixa automático. No dia seguinte, abanará ao porteiro, ao jardineiro, ao eletricista, à administradora, abanará até para as crianças que te arrumaram um bem-humorado apelido. Porque esta é a única espécie de atuação pública que tu deseja ter no condomínio. Os 250 mensais são para não precisar comparecer às reuniões, não apurar quanto realmente se gasta em água, em luz ou manutenção dos elevadores. Não fazer nenhum protesto desgastante que, aliás, provavelmente seria recebido com descaso e ironia. A síndica e os contadores, os administradores em geral, que sejam muito felizes com seus superfaturamentos.

O Brasil e todos os outros países civilizados são precisamente assim: imensos condomínios com síndicos e contadores que cobram sua parte por mexer na fossa do prédio. Existem condomínios melhores, condomínios mais funcionais, melhores localizados, com mais áreas de lazer, mais bem servidos de serviçais. Estes são alguns países mais civilizados, dizem que cobram uma enorme taxa em impostos mas não sabemos muito bem: só sabemos do nosso condomínio vagabundo, com as áreas de lazer todas ocupadas por gente meio suja. Em todos, entretanto, uma única invariável: melhor pagar e calar do que enfiar as mãos na cloaca.

02/05/2007 03:40    | Comentários (3)

resolución 800x600pxs con browsers de la familia Mozilla ||| hermano ponto freitas arroba gmail ponto com