NÃO É PICARETA? PROVAVELMENTE ÉS ENRABADO POR UM
Se morrerem na luta, tanto melhor – visto que serão acolhidos no paraíso por 27 virgens, prontas a lhes satisfazer todas as necessidades sexuais. (Este atrativo excitante talvez não seja tudo o que parece. Um novo estudo erudito do Alcorão, feito por Christoph Luxenberg, sugere que a lenda das virgens baseia-se numa interpretação equivocada da palavra hur, traduzida do árabe como "ninfas", mas que, em siríaco, significa "passas brancas". Imagine a decepção de um homem-bomba que chegasse ao paraíso, esperando encontrar um bando de virgens deslumbrantes, "castas como pérolas ocultas", e a quem fosse oferecida, em vez disso, uma tigela de frutas secas .)
Confirmando expectativas, Como a Picaretagem dominou o mundo é realmente um belo trabalho de crônica com base em pesquisa. As passagens memoráveis são muitas, a destacada acima apenas está ali porque é um emblema da maior rivalidade ideológica mundial: nós contra os barbudos.
Nós vivemos as ilusões da sociedade de consumo, impossibilitados de encarar qualquer coisa sem cinismo sob pena de cometer hipocrisia, já que a ingenuidade religiosa do meio oriente já não é mais possível. Mas já não estou gostando de antemão deste resumo, muito impreciso, muito inferior ao trabalho. Só resta recomendar. E tenha a consciência: neste exato instante estás sendo enganado.
13/06/2007 21:38 | Comentários (1)