BENEFICIE RACIALMENTE E FOMENTE A TENSÃO RACIAL
Com toda a precaução a que o assunto obriga (principalmente porque, no caso, eu sou um alemão branquelo, e alemães branquelos, assim como os japoneses, não tem tanto direito a opinião neste debate quanto negros e judeus), recomendo trechos da entrevista que Charles Murray deu à Folha.
Ele errou em seu livro ao dizer que inteligência é um fator determinante para o sucesso, quando todos sabemos que a humildade (ou puxa-saquismo) é o que o determina, pelo menos no mercado de trabalho. Me agradou, porém, o que o sociólogo fala sobre as tais políticas afirmativas. É exatamente o que eu penso:
Nós temos leis de ação afirmativa, que dá incentivos a empregadores para dar tratamentos especiais e favoráveis para negros. É uma política terrível. Para todos: para os negros, para os brancos, e pior ainda para as relações entre negros e brancos.
e
Vocês se apresentam como um país que não é obcecado com a questão negros versus brancos, como são os EUA. Se isso é verdade, a ação afirmativa é a melhor maneira possível para destruir essa vantagem.05/11/2007 08:51 | Comentários (3)Se vocês querem garantir que os brasileiros comecem a se odiar, odiar talvez seja uma palavra muito forte, mas estranhar um ao outro como nunca antes aconteceu, criar divisões, então a melhor receita é implantar a ação afirmativa. Funciona maravilhosamente para criar ressentimento. Se você tenta ajudar os negros, os brancos vão dizer: "Espere, se eu tenho a mesma habilidade e um processo seletivo justo, porque alguém deve ter vantagem em relação a mim por conta da cor de sua pele?.