O Velez Sarsfield confirmou o título do Clausura Argentino no último domingo, ao vencer o Estudiantes de La Plata por 3 a 0. Este resultado, combinado à derrota do Racing para o Banfield por 1 a 0, garantiu o título ao Velez com uma rodada de antecedência, assegurando o clube na Libertadores do ano que vem.
O time treinado por Paulo Autuori podia até perder para ficar com a vaga, mas deixou o gramado do Monumental de Nuñes com uma vitória de 3 a 2, placar construído com tranqüilidade. Agora o São Paulo espera o seu adversário na final, que sairá do confronto entre Chivas e Atlético na noite desta quinta-feira, em Guadalajara.
Os recentes torneios que envolveram equipes de várias partes do mundo serviram para comprovar a supremacia do futebol latino-americano em relação à escola européia. Na Copa das Confederações, três dos quatro semifinalistas eram provenientes das bandas de cá – Brasil, Argentina e México –, enquanto a Alemanha representava solitária o Velho Continente. Não foram grandes os méritos do time de Klinsmann, que venceu obtendo magras vitórias e chegou até lá apenas devido ao fator local e à praticidade com que os Alemães enfrentam os adversários.
Com futebol convincente e uma goleada inquestionável, o Brasil derrotou a Argentina por 4 a 1 e conquistou a Copa das Confederações, em jogo disputado na tarde de hoje na cidade de Frankfurt. O Brasil já havia ganho o torneio em 1997.
Com a vitória de 2 a 0 sobre o Iberoamericana, o Bolívar encaminhou a conquista do campeonato boliviano e da vaga à Libertadores de América 2006. A esquadra celeste abriu cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, o Wilstermann, faltando apenas duas rodadas para o término da competição. (DC)
Numa situação de equilíbrio extremo, Nacional e Defensor chegam na última rodada do campeonato empatados com 38 pontos. Tal condição foi alcançada depois que o Nacional goleou o Fênix por 4 a 0 e o Defensor venceu o Liverpool por 1 a 0.
São Paulo e Atlético Paranaense largaram na frente nas semifinais da Libertadores. Na última quarta-feira, o tricolor paulista venceu o River Plate no Morumbi por 2 a 0. Na quinta-feira, o Atlético Paranaense recebeu o Chivas de Guadalajara em Curitiba, e conseguiu uma boa vantagem para o jogo da volta, vencendo por 3 a 0.
O Nacional sagrou-se campeão do Torneo Apertura Colombiano nesse domingo ao bater o Santa Fe por 2 a 0 no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Mais de 52 mil pessoas compareceram ao campo e testemunharam a conquista do oitavo título do Atlético Nacional de Medellín.
Foram definidos neste sábado os confrontos de semifinais do Mundial Sub-20, realizado na Holanda. A peculiaridade é que teremos um confronto entre africanos, Marrocos x Nigéria , e outro envolvendo sul-americanos, Brasil x Argentina. Ambas jogos acontecem na terça-feira (28/6).
Até o momento, sete times já estão garantidos na Copa Libertadores de América 2006. Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield (ARG); Cerro Porteño (PAR); Unión Atlético Maracaibo, Caracas FC e Deportivo Táchira (VEN); e Paulista (BRA). Os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem a vaga também, enquanto o quarto disputará duas partidas eliminatórias contra um clube estrangeiro que será definido pela Conmebol.
O Paulista de Jundiaí assegurou o título da Copa do Brasil ao empatar em 0 a 0 com o Fluminense nesta quarta-feira, no estádio de São Januário. Na primeira partida, a equipe paulista havia vencido os cariocas por 2 a 0.
Faltando apenas duas rodadas para o final do Clausura, o Vélez Sarsfield lidera o certame com 35 pontos, podendo ainda ser alcançado pelo Racing (32 pts) e pelo Estudiantes de La Plata (30 pts). A Associación de Fútbol Argentino (AFA) suspendeu a penúltima rodada do Torneo , que seria jogada neste final de semana, por falta de garantias de segurança.
Em partida disputada no estádio El Campín de Bogotá, na noite desta quarta-feira, Santa Fe e Nacional empataram em zero. O segundo e decisivo jogo será disputado no próximo domingo (26/06) no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Quem ganhar, levanta o Torneio Apertura 2005. (DC)
Todas as pessoas que estão acostumadas a assistir aos jogos da seleção brasileira sabem perfeitamente o que acontecerá. Os assanhados jogadores do Brasil partem para cima nos primeiros minutos, cheios de malandragem, perninha pra lá, fru-fru pra cá. Conforme a partida segue e o adversário se estrutura em campo, as chances vão desaparecendo, as jogadas não fluem mais. Se o outro time possui uma estrutura tática minimamente razoável, consegue amarrar os canarinhos. Qualquer pessoa sabe disso. Exceto o Casagrande, claro.
Com os resultados da última rodada, Nacional e Defensor Sporting estão empatados na liderança do Campeonato Uruguaio, ambos com 35 pontos. O terceiro colocado é o Peñarol, que acumula 32 pontos. Faltam apenas duas rodadas para o fim da competição.
Ao derrotar o Deportivo Cali por 2 a 1, o Atlético Nacional de Medellín garantiu vaga na final do Torneio Apertura Colombiano. O Nacional enfrentará o Santa Fe, que se classificou mesmo perdendo para o Atlético Huila por 1 a 0. As partidas da decisão acontecem nesta quarta-feira (22/06) em Ibagué, no estádio do Santa Fe, e no próximo domingo (26/06) em Medellín.
Na rodada desse fim de semana a Argentina venceu a Austrália por 3 a 2 e garantiu presença nas semifinais, restando apenas disputar a liderança do grupo A com a Alemanha. As duas seleções enfrentam-se em Nuremberg (sim, aquela cidade famosa pelo julgamento) na próxima terça-feira. O Brasil, como já está virando rotina, perdeu para o México, uma seleção que não é um primor de time, mas que, ao contrário da Grécia, tem boas noções defensivas e, principalmente, mostrou gana de vencer. O Brasil agora tem que empatar com o Japão na quarta-feira para garantir a vaga. Se perder, vai chupar bala.
Costumo defender uma posição que não agrada muitos entendedores de futebol e que diz o seguinte: é mais difícil ser campeão brasileiro do que ganhar a Libertadores da América. Achava isso quando a competição nacional ainda era disputada com quadrangulares e finais e agora, com pontos corridos, muito mais tenho essa convicção. Tecnicamente, é indiscutível que o Brasileirão é mais equilibrado. A cada temporada temos ao menos dez times que, se não se configuram como esquadrões da bola, têm condições de levantar o troféu. Sem contar aqueles chatos, como Juventude, Ponte Preta e Paraná, que não caem nunca e ainda fazem uns crimes que acabam com todos os meus jogos na loteria e avacalham as campanhas de possíveis candidatos ao título.
Quem queria assitir futebol pra valer, sem frescura, deu banho no cachorro hoje de tarde e assistiu River-Banfield de noite...
...Eis aqui um texto à altura do jogo. Coisa do Clarin. Vale os minutos de leitura.
O Nacional recuperou a liderança do Campeonato Uruguaio na noite desta quarta-feira ao vencer por 3 a 1 o Miramar Misiones. O frio e a chuva fizeram com que apenas duas mil pessoas comparecessem ao Estádio Centenário para acompanhar a 10ª vitória da equipe treinada por Martín Lasarte.
O Cerro Porteño conquistou o Torneio Apertura do Paraguai. O título chegou com duas rodadas de antecedência, depois do empate em dois gols na partida contra o Tacuary, no último domingo. Dessa forma, o técnico argentino Gustavo Costas conquistou seu terceiro troféu consecutivo no comando do Cerro, pois já havia vencido os torneios Apertura e Clausura de 2004. Além de garantir vaga na Taça Libertadores de 2006, o time de Assunção adquiriu o direito de disputar o título paraguaio de 2005 contra a equipe vencedora do Clausura, torneio que acontece no segundo semestre.
Não fosse a tirada de pé no segundo tempo e o quarteto fantástico teria entrado no placar do monumental de nuñes. O resultado enquanto houve jogo foi 3 a 0. É fato.
Peço a compreensão e auxílio de nossos leitores para que nos ajudem a encontrar o quarto integrante do Impedimento, Vitor Vecchi, desaparecido, que atualmente deve estar:
a) presidindo o conselho deliberativo de algum clube da quarta divisão argentina.
b) participando de piquetes nos arredores de Santa Cruz de la Sierra, em prol da nacionalização do gás natural boliviano.
c) tentando uma liminar para inscrever o time dos funcionários do Banco do Brasil na terceira divisão gaúcha.
d) fazendo a intermediação da transferência do garoto Anderson para o Parma.
Se cruzar com um suspeito, faça o teste infalível: pergunte a ele quais foram os últimos dezoito campeões equatorianos de futebol. Se o suspeito responder com desenvoltura, capture-o.
(DC)
Essa próxima rodada da Taça Libertadores promete. Claro que não pelo jogo do São Paulo, que tocou quatro no Tigres aqui no Brasil e praticamente garantiu sua participação nas semifinais. Todas as boas almas sabem que é tradição da equipe do Morumbi chegar nessa fase do torneio, assim como também é normal que se despeça da disputa por aí mesmo.
A temporada 2004/05 acabou em 18 de maio na Venezuela. O campeão do Torneo Clausura foi o Unión Atlético Maracaibo, que somou 39 pontos, 6 a mais que o Caracas FC, segundo colocado. O Maracaibo acabou campeão da temporada 2004/05, já que havia vencido o Torneo Apertura no segundo semestre de 2004. O Caracas, também havia sido o vice-campeão do Apertura. A primeira divisão Venezuelana conta com dez equipes.
É desolador analisar o ocorrido nas duas últimas partidas da Seleção Brasileira pelas eliminatórias. Robinho, um dos artífices do vergonhoso fracasso do pré-olímpico, agora é tido como o novo Garrincha pela imprensa em geral - personificada em Galvão Bueno e Casagrande. Mas enfim, nada pode ser mais fácil do que criticar esses dois.
Antenor: Caras, não há alternativa. Vamos voltar com o Impedimento.
Douglas: Sín duda.
Edson: Certo.
A: Alguém sabe por onde anda o Vitor Vecchi?
D: Pois é.
E: Não vejo Navarro Montoya há muito tempo.
A: Sem gravação em áudio, por enquanto. Só textos. Ninguém ouve 30 minutos de programa.
D: Pode ser. Voltamos a gravar em breve.
E: Daí faremos dois blocos de 45 minutos.
A: Certamente. Vou falar com o Gabriel pra colocar no Insanus. Vai sem template nenhum, por enquanto. Vamos retomar antes de Argentina X Brasil, já prevendo o fiasco da seleção bailarina.
E: Ha ha ha...
D: Sim, apostei que vai dar 3 X 1.
A: Aposto no 4 X 1. Robinho vai arruinar tudo e Casagrande vai chorar no ar.
E: Temos que agilizar nesta reta final da Libertadores. Prever quando o Rogério Ceni vai entregar.
A: Sim. River e Chivas na final, se o Boca não virar.
D: Continuarei a cobertura do Brasileirão, apontando que nenhum time é candidato ao título.
E: Cobertura dos 10 campeonatos da América do Sul, mais o Mexicano.
A: Mais a Libertadores e a Sul-Americana farsante.
D: Colunas de opinião de cada um. Talvez uns convidados. E as eliminatórias.
A: Brasil perderá todos os jogos, inclusive a repescagem contra a Austrália.
E: Ha ha ha...
D: E a série B?
A: Melhor não.