« Pedala, Parreira | Capa | Semifinais cantadas da Libertadores »
A temporada 2004/05 acabou em 18 de maio na Venezuela. O campeão do Torneo Clausura foi o Unión Atlético Maracaibo, que somou 39 pontos, 6 a mais que o Caracas FC, segundo colocado. O Maracaibo acabou campeão da temporada 2004/05, já que havia vencido o Torneo Apertura no segundo semestre de 2004. O Caracas, também havia sido o vice-campeão do Apertura. A primeira divisão Venezuelana conta com dez equipes.
Na tabela agregada, o Maracaibo acabou com 73 pontos e o Caracas com 65. Ambos os times estão garantidos na Copa Libertadores 2006. Em terceiro lugar com 62 pontos, o Deportivo Táchira jogará a seletiva pré-Libertadores. Mineros de Guayana em quarto (51 pts) e o Trujillanos (46 pts) estão na Copa Sudamericana.
O Deportivo Italchacao terminou em décimo lugar e foi rebaixado, somando apenas 27 pontos agregados. O Deportivo ItalMaracaibo - que no Apertura 2004 havia comprado a vaga do UD Marítmo, campeão da divisão de Ascenso 2003/04 - encerrou em penúltimo lugar, o que o levou a disputa do play-off com o segundo colocado da segunda divisão, o Deportivo Maracaibo. Com um empate em 0 a 0 em casa, e outro em 1 a 1 fora de casa, o ItalMaracaibo se manteve na primeira divisão. O Aragua FC foi o campeão da segunda divisão, e disputará o Torneo Apertura no segundo semestre deste ano.