« junho 2005 | Capa | agosto 2005 »
O fenomenal goleiro colombiano René Higuita anunciou que deve voltar a atuar pelo Aucas do Equador nesta temporada. "El Escorpión", como também é conhecido, chegou a atuar pela equipe equatoriana no ano passado, antes de ser flagrado no antidoping por consumo de cocaína.
A equipe cusqueña bateu o Unión Huaral por 1 a 0 e conquistou o Apertura 2005, na noite de quarta-feira. O Cienciano descansará tranqüilo na última rodada do torneio, pois alcançou diferença de quatro pontos sobre o Universitario, que venceu o Atlético Universidad por 3 a 2.
Uma das coisas mais instigantes no mundo futebolístico é a relação do clube com a torcida, que gera situações absurdas e uma identificação extrema entre o aficionado e sua agremiação. A derrota é entendida pelo torcedor como um fracasso seu; a vitória, como um êxito que contou com sua participação. Nada disso, no entanto, explica a torcida do São Paulo.
A equipe de Cusco bateu o Universitario por 2 a 0 e avança a passos largos para conquistar o Apertura 2005. Se vencer o Unión Huaral na próxima quarta-feira (27/07), jogando em casa, os rubros levantarão o caneco.
Los albos garantiram o título do Apertura 2005 com uma goleada de 3 a 0 sobre o Barcelona, no estádio Casa Blanca, em Quito. O primeiro jogo, quarta-feira passada, foi 1 a 0 para los toreros de Guayaquil. A LDU garantiu sua oitava conquista nacional e assegurou vaga na Libertadores 2006.
A segunda divisão do futebol brasileiro é um oceano de mediocridade. Mesmo assim, nenhum clube tem elenco melhor que o Grêmio, o que transforma qualquer resultado que não seja a vitória em um fiasco. No entanto, o técnico Mano Menezes inova, buscando ludibriar a todos com sua estratégia "olha como eu mexo bem". Ninguém caiu, mas todos já sabem que ele deve cair.
Barcelona e LDU entrarão no gramado do estádio Casa Blanca, na cidade de Quito, em busca do título e da primeira vaga do país na Libertadores 2006. Los toreros de Guayaquil jogam pelo empate porque venceram o primeiro confronto por 1 a 0. A decisão começa às 11h30, horário local.
O confronto entre Cienciano e Universitario deve começar a definir o campeão do Apertura 2005. A equipe rubra do Cienciano tem um ponto de vantagem sobre o oponente, mas ainda faltam duas rodadas para o término da competição.
Praticamente nada mudou na classificação depois dos jogos do meio de semana. Assombrados pelo “mal de Criciúma”, as equipes candidatas ao título continuam sua tática de não assumir a liderança do campeonato até a vigésima rodada. Só para lembrar, a nova máxima do campeonato faz com que os primeiros líderes sejam rebaixados ao término da temporada. Todos os favoritos perderam seus jogos, permitindo à Ponte Preta continuar na ponta da competição e firmar-se como principal postulante ao descenso.
Diante dos mais de 50 mil torcedores que compareceram na noite desta quarta-feira ao Monumental, a equipe de Guayaquil venceu a LDU por 1 a 0. Agora, o Barcelona joga pelo empate na segunda partida para conquistar o Apertura 2005. O confronto decisivo ocorre no próximo domingo (24/7), em Quito.
Falar mal do futebol carioca virou uma mania nacional. Que isso aconteça nas transmissões de jogos ou programas esportivos, tudo bem, é normal. Mas hoje, quando uma criança aprende a gostar de futebol, a primeira coisa que ela argumenta não é que seu time é o melhor, que aquele jogador é bom. A primeira coisa que ela diz é: só podia ser no Rio.
Mesmo perdendo o clássico para o The Strongest, o Bolívar conquistou o título boliviano neste domingo. La Academia foi beneficiada pelo empate do Oriente Petrolero com o Destroyers em um gol. Com os resultados, o Bolívar abriu sete pontos para o segundo colocado, restando apenas duas rodadas para o fim do torneio. Esse é o 14º triunfo dos celestes em campeonatos nacionais.
As duas equipes surpreenderam seus oponentes e garantiram lugar na final do torneio. O Barcelona bateu o El Nacional por 2 a 1, enquanto a LDU emplacou 3 a 1 para cima do Deportivo Cuenca, atual campeão equatoriano. O Espoli retorna à Série A, pois ganhou o quadrangular decisivo da divisão de acesso.
Serão apontados neste domingo (17/7) os times que disputarão a final do Torneio Apertura do Equador. O atual campeão nacional, Deportivo Cuenca, bateu a LDU por 2 a 1 no primeiro confronto das semifinais. El Nacional e Barcelona empataram em 1 gol no jogo de ida, disputado em Guayaquil.
O clube argentino continua sendo o principal campeão de La Copa, com sete títulos conquistados. Os castelhanos triunfaram na Libertadores em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. Ao jogar contra ninguém, o São Paulo conquistou seu terceiro título.
O São Paulo venceu o Atlético Paranense por 4 a 0 nesta quinta-feira, e garantiu sua terceira Libertadores em uma final totalmente esvaziada pela tragédia de Guadalajara, de onde o Chivas se apresenta como campeão moral.
Colocadas lado a lado as campanhas de São Paulo e Atlético parecem semelhantes em dificuldade. Mas os paranaenses enfrentaram equipes embaladas, enquanto os comandados de Paulo Autuori tiveram adversários que, embora sejam equipes tradicionais, vinham caindo pelas tabelas.
Será decidida na noite desta quinta-feira a Taça Libertadores de América 2005. Não tem volta, não tem choro. Quando terminar o embate de hoje, no estádio Morumbi, um time descerá para o vestiário cabisbaixo, humilhado, enquanto os oponentes correrão pelo gramado com suas camisetas de “Jesus Salva”, falando nos microfones ainda sem a consciência do tamanho de seu feito. Um deles será o São Paulo. O outro, o Atlético. Que time estará em que posição saberemos dentro de algumas horas.
Teve início no último fim de semana o Torneio Clausura, competição que se realiza no segundo semestre na Colômbia. Com término previsto para dezembro, o campeonato reserva a vaga na Libertadores 2006 para o campeão. O time que somar mais pontos durante toda a temporada também classifica-se para disputar la copa. O Nacional, campeão do Apertura, já está garantido.
Faltando apenas quatro rodadas para o término do Torneio Adecuación da Bolívia, o Oriente Petrolero diminuiu a diferença para o Bolívar, que continua na ponta da tabela. As duas equipes caminham a passos largos para garantir duas das três vagas do país na Taça Libertadores 2006.
Começa amanhã (13/7) a fase semifinal do Torneio Apertura do Equador. Barcelona x El Nacional e Deportivo Cuenca x Liga de Quito são os confrontos que iniciam a disputa pelas duas vagas na final da competição. No próximo domingo (17/7) acontecem os jogos de volta. O vencedor do campeonato garante lugar na Libertadores 2006.
O Universitario consolidou a liderança ao golear o Melgar por 4 a 0 no estádio Monumental, localizado no distrito de Ate. O Cienciano segue no encalço do líder depois da vitória de 3 a 0 sobre o Sport Boys, em Cusco. A diferença entre as duas equipes é de apenas dois pontos. O Alianza Lima venceu o Atlético Universidad por 1 a 0, mas está oito pontos distante do Universitario.
O título veio com uma vitória fora de casa sobre o Coquimbo Unido pelo placar de 3 a 2. No jogo de ida o Unión havia vencido por 1 a 0. A equipe soma agora seis conquistas nacionais, pois já vencera o torneio em 1943, 1951, 1973, 1975 e 1977, e garantiu presença na Libertadores 2006.
Para a temporada 2004/05, o futebol Mexicano definiu um campeonato com dezoito clubes, dois a menos do que o usual. Assim, promoveu-se uma bizarra votação entre os clubes, para a escolha de duas agremiações a serem excluídas, de um total de quatro clubes considerados "dispensáveis".
A Associação Uruguaia de Futebol divulgou nota onde considera o Nacional vencedor do Campeonato Uruguaio 2005. O Defensor recusou-se a disputar as finais devido a supostos erros de arbitragem na partida vencida pelo Nacional sobre o Rocha por 3 a 2. Dessa forma, os tricolores garantiram participação na Libertadores 2006. Impedimento não reconhece o título do Nacional.
Ironicamente impedidos de ficarem no gramado do Beira-Rio e plenamente acomodados nas arquibancadas, os repórteres de Impedimento acompanharam o jogo em meio à torcida. Não foi necessário entrevistar nenhum jogador nem conceder atenção demasiada à partida. Tudo aconteceu como havíamos previsto. Entraremos com uma ação judicial contra a Conmebol pelos gols terem acontecido na goleira diametralmente oposta ao local que escolhemos no estádio.
Não passou de um minuano constante a presença do Atlético rubro-negro na capital gaúcha. A hipótese de que os gaúchos abraçariam uma forjada causa sulista naufragou no Guaíba junto com a confiança paranaense em conquistar um título histórico.
Atlético - PR e São Paulo iniciam a disputa pelo título mais importante do futebol sul-americano hoje à noite, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Impedimento fará cobertura exclusiva da final, com dois repórteres presentes na cancha de jogo.
Indignada com a arbitragem do jogo entre Nacional e Rocha, a Direção do Defensor anunciou que o time não disputará a final do campeonato. Como havia vencido a sua partida - 1 a 0 no Cerrito - o Defensor seria campeão caso o Nacional obtivesse um tropeço no seu jogo, o que não aconteceu, já que o árbitro Gustavo Méndez marcou um pênalti discutível aos 51 minutos do segundo tempo, quando acontecia um empate em dois gols. O Nacional acabou vencendo por 3 a 2.
Passadas dez rodadas do campeonato brasileiro vemos claramente que todos os times estão esforçando-se para fugir da liderança. Eles temem o “mal de Criciúma”, que faz com que os líderes da parte inicial do torneio sejam rebaixados na classificação final. Tal situação permitiu à Ponte Preta tomar a ponta, após vencer São Paulo no último domingo.
A rodada do último sábado determinou as oito equipes que disputarão a segunda fase do Torneio Apertura equatoriano. Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDUQ), El Nacional, Barcelona, Deportivo Cuenca, Liga Deportiva Universitaria de Loja (LDUL), Deportivo Quito, Aucas e Olmedo são os times que obtiveram a qualificação para brigar pelo título.
Ao vencer o Coquimbo Unido por 1 a 0 a Unión Española garantiu a vantagem de jogar pelo empate na segunda partida da final do Torneio Apertura chileno. O confronto decisivo ocorre no próximo sábado (9/7) no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, onde o Coquimbo ainda não perdeu nessa temporada.
Defensor Sporting e Nacional farão duas partidas para definir o Campeão Uruguaio de 2005. O Defensor venceu o Cerrito por 1 a 0, gol do volante Hugo Costela, enquanto o Nacional venceu o Rocha FC por 3 a 2, com dois penais polêmicos no segundo tempo - um perdido, e o outro assinalado por Sebastian "El Loco" Abreu. Os dois times encerraram o torneio com 41 pontos.
Ao bater a Nigéria por 2 a 1 a seleção argentina conquistou seu quinto título mundial na categoria Sub-20, tornando-se a maior campeã da história da competição. O Brasil derrotou o Marrocos também por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, confirmou na tarde deste sábado que a primeira partida decisiva da Libertadores 2005 será realizada no estádio Gigante da Beira-Rio, em Porto Alegre.
O Atlético Paranaense empatou em 2 a 2 com o Chivas, em Guadalajara, e assegurou vaga na final da Libertadores da América, contra o São Paulo. Pela primeira vez, duas equipes de um mesmo país decidirão a competição. No entanto, esta edição do torneio explicita problemas que, se não solucionados, podem manchar sua história.