« Série B: Demissão de Mano Menezes encaminharia título ao Grêmio | Capa | Cienciano vence e encaminha título no Peru »
Los albos garantiram o título do Apertura 2005 com uma goleada de 3 a 0 sobre o Barcelona, no estádio Casa Blanca, em Quito. O primeiro jogo, quarta-feira passada, foi 1 a 0 para los toreros de Guayaquil. A LDU garantiu sua oitava conquista nacional e assegurou vaga na Libertadores 2006.
Precisando da vitória, a LDU começou o jogo pressionando e logo aos 5 minutos abriu o marcador com Carlos Espínola. No segundo tempo, Franklin Salas (64) e Néicer Reasco (69) acabaram com as esperanças do Barcelona de ganhar seu 14º campeonato. Time mais vezes campeão nacional do Equador, los aurinegros não conquistam a taça desde 1997.
Nesta temporada o campeonato equatoriano deixou de ser um único torneio e foi dividido em Apertura e Clausura, como acontece na maioria dos países latino-americanos. O Clausura, realizado no segundo semestre, começa dia 31 de julho e contará com dez equipes. O torneio terá a presença do Espoli, que subiu da segunda divisão e substituirá o rebaixado Deportivo Quevedo. (DC)
Escalações
Liga de Quito (3): Mora; Reasco, Espínola, Espinoza, Ambrossi; Obregón, Méndez, Aguinaga (González), Palacios; García (Salas), Graziani. T: Juan Carlos Oblitas.
Barcelona (0): Alarcón; Corozo (Quintana), Caicedo, Poroso, Guerrón (Carabalí); Tenorio, Soledispa, Paredes (Fernández), Ayoví, Vera, Delgado. T: Juan José Peláez.
Estádio Casa Blanca
Árbitro: Samuel Haro
Gols: 1-0, Espínola (5); 2-0, Salas (63); 3-0, Reasco (68).