« Nacional declarado "campeão" no Uruguai | Capa | Unión Española conquista Apertura chileno »
Para a temporada 2004/05, o futebol Mexicano definiu um campeonato com dezoito clubes, dois a menos do que o usual. Assim, promoveu-se uma bizarra votação entre os clubes, para a escolha de duas agremiações a serem excluídas, de um total de quatro clubes considerados "dispensáveis".
Gallos Blancos e Irapuato foram excluídos, e Puebla e Santos foram mantidos no campeonato. Isso provocou o fechamento do Irapuato, que já em 2000 havia sido defenestrado por ter mudado sua sede para Veracruz. Vale lembrar que a Liga Mexicana pode ser comparada à NBA, com clubes/franquias definindo o campeonato a seu gosto.
O vencedor do Apertura 2003/04 foi o Pachuca, que em dois jogos contra o Monterrey, vencedor do Clausura 2002/03, garantiu vaga para a Libertadores 2005. As duas outras vagas mexicanas foram definidas na "Interliga", um torneio com oito equipes, jogado nos Estados Unidos. Os dois classificados foram o Tigres e o Chivas de Guadalajara, que fizeram boas campanhas na Libertadores.
O vencedor do Apertura 2004/05, no segundo semestre do ano passado, foi o Pumas, que venceu os dois jogos finais contra o Monterrey. O vencedor do Clausura 2004/05, no primeiro semestre deste ano, foi o América da Cidade do México, que empatou o primeiro jogo contra o Tecos em 1 a 1, vencendo o segundo por 6 a 3.
A temporada 2005/06 começa neste segundo semestre, com o Apertura. Já estão definidos os três grupos, dos quais se classificam os dois primeiros, mais os dois melhores terceiros colocados. Com oito equipes, começa a fase mata-mata.
Grupos para o Apertura 2005/06:
Grupo 1:
Morelia, América, Necaxa, Tecos, Atlante, clube que subirá da segunda divisão.
Grupo 2:
Toluca, Pachuca, Veracruz, Santos Laguna, Dorados, Pumas
Grupo 3:
Monterrey, Guadalajara, Tigres, Cruz Azul, Atlas, Jaguares
(ASJ)
outro inacreditável
Publicado por: Menezes em julho 12, 2005 10:19 AM
IUAWDH AWIUDh iAUWD HuiaWHD iuAWD
Publicado por: eMo dA xApA em março 18, 2008 9:56 AM