« julho 2005 | Capa | setembro 2005 »
Em função deste diálogo insólito entre a velhinha minha mãe e um integrante da produção da Rádio Gaúcha foi que eu pude acudir ao Beira-Rio na tarde fria do domingo passado.
Nestas quarta e quinta-feira as equipes do Brasil definem seu futuro na competição continental. A previsão é de que teremos bons jogos na segunda fase, pois aqueles que se classificarem enfrentam os argentinos.
Once Caldas e Boca Juniors enfrentam-se hoje à noite na Colômbia pela segunda partida decisiva da Recopa Sul-Americana. O primeiro jogo terminou 3 a 1 para a equipe argentina, o que faz com que o Boca conquiste o título mesmo perdendo por um gol de diferença. O Once Caldas necessita de uma vitória por três gols para levantar a taça. Caso os colombianos vençam por escore de dois gols, a decisão vai para os pênaltis.
Assistir ao jogo entre San José e Los Angeles Galaxy, válido pela liga norte-americana de futebol, foi uma das piores experiências que tive na vida. É uma mistura de futebol irlandês com um baseball sem bastões.
Uma das maiores rivalidades argentinas teve mais um episódio na tarde de domingo, quando o estádio Jorge Luis Hirsch foi palco do confronto entre Estudiantes e Gimnasia y Esgrima. Quem levou a melhor foram los pincharratas, que venceram por 1 a 0 e deixaram a lanterna do Apertura. O Boca venceu fácil o pobre Instituto por 3 a 0 e assumiu a liderança, enquanto o técnico Astrada despediu-se do River Plate, derrotado pelo Banfield por 4 a 1. O recém promovido Tiro Federal segue firme na sua tática de não somar nenhum ponto até a metade do campeonato.
Taí o Corinthians que não me deixa mentir. Uma atuação digna de líder que patina frente ao 'ladeira-abaixo' Juventude. A previsão que o campeão seja o time que está na frente na metade do campeonato ainda deve ser confirmada pelo decorrer dos anos pois apenas 2 campeonatos não bastam como base confiável.
Os castelhanos venceram o Once Caldas por 3 a 1 e podem até perder por um gol de diferença no jogo de volta que garantem o título da Recopa Sul-Americana. A partida decisiva ocorre na próxima quarta-feira (31/8), na Colômbia.
Boca e Once Caldas credenciaram-se para disputar o título porque foram campeões da Copa Sul-Americana e Libertadores de América, respectivamente, em 2004. O elenco argentino não quer passar o ano do seu centenário em branco e busca o primeiro título sob o comando de Alfio Basile. O jogo começa às 21 horas, em La Bombonera.
Terminou o primeira metade do Brasileirão e, para desespero da imprensa do centro do país, o Corinthians está sendo perseguido de perto por vários times. Não adianta chamar a equipe do Parque São Jorge de "campeã simbólica do primeiro turno" porque o Brasiliense está subindo com fogo nos olhos e dinheiro na cueca. Ponte cairá.
No jogo mais esperado da rodada, São Lorenzo e Independiente empataram em um gol. Os dois times agora dividem a ponta do torneio com Racing e River, que venceram seus jogos. O Boca tropeçou novamente.
Nessa quarta-feira, os clubes do Brasil deixam de lado o campeonato nacional e começam a luta pelo segundo título continental do ano. Na primeira fase, as equipes enfrentarão adversários compatriotas. Quem passar, inicia a disputa de verdade contra os castelhanos e demais adversários latino-americanos.
Conforme nos aproximamos do final do primeiro turno do campeonato nacional, é hora de meditar. Em geral, tudo o que era impressão transformou-se em certeza, e o que era palpite transformou-se em fato.
Jogando em La Doble Visera, o Independiente goleou o modesto Instituto por 3 a 0, enquanto o San Lorenzo bateu o centenário Estudiantes, em La Plata, pelo placar mínimo. As duas equipes foram as únicas que conseguiram vencer nas duas rodadas do Apertura. No próximo domingo, os dois ponteiros enfrentam-se no estádio El Nuevo Gasómetro. Destaque ainda para o jogo entre Boca Juniors e Rosario Central, que empataram em dois gols e provaram que os carrinhos e voadoras ainda fazem parte do futebol bem jogado.
Faltando duas rodadas para o término do primeiro turno, o time do Parque São Jorge está apenas um ponto na frente. Apesar das tentativas do árbitro Héber Roberto Lopes - o Marcos Valério do futebol - de afastar todos os outros times da ponta, a diferença entre o líder e o décimo colocado é de somente quatro pontos.
O segundo torneio do ano promovido pela Conmebol inicia na noite desta terça-feira, com o confronto entre Guarani e Cerro Porteño, os dois representantes paraguaios na competição. Ainda hoje, jogam os equatorianos El Nacional e LDU. A quarta edição da Sul-Americana terá sua final em 14 de dezembro e contará com a participação de 34 equipes de 12 países.
O Coronel Bolognesi FC goleou o Melgar por 3 a 0 e lidera a competição pelo saldo de gols. A equipe nunca ganhou um título importante e espera que em 2005 finalmente consiga fazer valer a sua graduação. O Cienciano, campeão do Apertura desse ano, começou perdendo fora de casa para o San Martín por 2 a 0.
Com um gol de Jairo Hurtado, o Chicó terminou com a seqüência vitórias do América, que havia ganhado as cinco primeiras partidas do campeonato. O Millionarios conquistou o sexto êxito seguido ao vencer o Independiente Medellín com um gol de Ricardo Pérez, isolando-se na ponta do torneio. Destaque ainda para a vitória do atual campeão, o Nacional, que derrotou o Once Caldas por 2 a 1.
O clube da La Plata festejou seu centenário nesta quarta-feira, diante dos mais de 15 mil hinchas que compareceram ao lendário estádio Jorge Luis Hirsch. Los pincharratas são protagonistas de uma história que não apenas amealhou grandes conquistas como contribuiu para a evolução daquilo que conhecemos como futebol sul-americano e, principalmente, argentino. Impedimento agradece.
Ao bater o Pereira por 2 a 0, o Millionarios alcançou a ponta do Torneio Finalización, superando o América no saldo de gols. Decorridas cinco rodadas da competição, as duas equipes estão invictas. O Real Cartagena assumiu a terceira posição ao golear por 3 a 0 o Bucaramanga, enquanto o Medellín venceu o Huila por 4 a 1 e conquistou sua primeira vitória.
O primeiro torneio do calendário argentino inicia no próximo dia 7. Último campeão nacional, o Vélez Sarsfield joga fora contra o San Lorenzo de Almagro. A maior atração do Boca Juniors para essa temporada está fora de campo. Diego Maradona voltou à ativa ao assumir a diretoria de futebol da Bombonera.
Com gols de Darío Conca e Eduardo Rubio, os "cruzados" venceram o Deportes Temuco e mantiveram-se na ponta do Clausura 2005 com aproveitamento de 100%. O Colo Colo deu uma chinelada de 4 a 2 no Coquimbo e garantiu a segunda colocação.
O Cienciano havia sagrado-se campeão na noite de quarta-feira e descansou nessa última rodada. Utilizando time misto, o Universitario empatou em um gol com o Unión Huaral e garantiu o segundo lugar. O Alianza Lima consolidou a terceira posição ao golear por 4 a 0 o Sport Ancash. No próximo fim de semana tem início o Torneio Clausura.