« agosto 2005 | Capa | outubro 2005 »
Brasileiro deve ficar entre Corinthians e Palmeiras. Grêmio, Santa Cruz e Náutico brigam por duas vagas à Série A. Boca e Velez são os favoritos na Sul-Americana. Ser profeta do acontecido é fácil. Me arrisco a fazer estas projeções antes de uma rodada crucial, que pode mandar as mesmas por água abaixo. Os escândalos com a arbitragem arruinaram definitivamente o campeonato deste ano, tornando ainda mais imprecisa qualquer previsão. Mas vamos lá.
E para desagrado do primo Diego Colombo, que estava na popular atrás do gol à direita da tela da TV, não foi possível para o Banfield sair sequer com uma magra, miserável e insuficiente vitória por 1-0 sobre o Fluminense na noite desta 4a. no sur bonaerense.
Com o empate em 0 a 0 no clássico, disputado no Estádio Monumental, as duas equipes mantiveram-se na ponta da tabela. La U tem uma partida a menos, pois o confronto contra o Rangers de Talca foi suspenso devido à participação dos universitários na Copa Sul-Americana. Ao empatar em 1 gol com o Palestino a Universidad de Chile perdeu a chance de alcançar a liderança isolada do Apertura 2005.
Aquele ritual de antes dos jogos enganava poucas ingênuas almas. Sempre que Edilson Pereira de Carvalho olhava para o céu e beijava suas quinquilharias religiosas o público pensava se tratar de um comportamento exótico. Mas poucos devem ter imaginado que ele procurava a expiação dos pecados que cometeria na partida que estava por iniciar.
Com os empates entre Cerro Porteño e Boca Juniors (2 - 2) e entre América do México e Atlético Nacional (3 - 3) foram disputadas as últimas partidas de ida pelas oitavas-de-final da taça Sul-Americana. Hoje o Universidad Católica recebe o DC United, em Santiago. Na primeira partida houve igualdade em 1 gol. Impedimento repudia a participação dos norte-americanos, afinal não mandamos equipes de basquete para a NBA.
Ao vencer o Colón por 2 a 0, o Banfield assumiu a ponta do Apertura Argentino 2005. A equipe foi beneficiada pelo empate em um gol do San Lorenzo contra o Quilmes. O Vélez bateu o catastrófico time do River Plate, em Nuñes.
O Internacional conquistou a liderança do Campeonato Brasileiro ao bater o Atlético - PR por 3 a 2, no Beria-Rio. O destaque da partida foi a estréia do colombiano Rentería, atacante de bom porte físico que dribla como se estivesse possuído por um exu ou dançando hinos tribais.
O Rentistas segue firme na liderança do Apertura Uruguayo 05/06, após vencer o Paysandú no sábado, fora de casa, por 1 a 0. O time do Tio Patinhas mantém 100% de aproveitamento. O destaque da rodada foi a goleada do Rampla Jrs. sobre o Nacional, em pleno Estádio Centenario.
A vitória do são paulo na Libertadores 05, do fracasso ambulante rogério ceni, apenas deveu-se ao fato de não ter enfrentado nenhuma "camisa de verdade" na competição. Bater a piada palmeiras, o humorístico tigres, o amarelão de nuñes e um time treinado por antônio lopes não qualifica ninguém a subir de conceito. Bater em bêbado não conta. Percebi isso pois já passaram-se meses e o mundo não acabou em fogo, muito menos cavaleiros do apocalipse passaram por aqui.
Imaginem um estádio Bento Freitas com quatro vezes mais público, disponha no gramado duas equipes que ocuparam espaços para impedir o adversário de jogar. Pois esse foi o contexto da vitória de 1 a 0 dos colorados sobre o Rosario, resultado que rompeu a invencibilidade de 34 anos - 41 partidas - de los canallas no seu estádio em confrontos contra equipes do exterior.
Pegaram o Galvão Bueno de surpresa. Quando ele percebeu, não estavam em campo Roger, Marcelo Matos, Gustavo Neri e companhia. Sua noite de locução teria que passar por nomes como Wescley, Bruno Octávio e Bobô. Imediatamente, pensei: toma, malandro, essa foi por trás e com areia.
Douglas Ceconello diz:
estou escrevendo um texto sobre a sul-americana
Antenor Savoldi diz:
discordo
Representantes de Brasil e Argentina começam hoje a definir uma vaga na fase de quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Se considerarmos as campanhas das equipes nos campeonatos nacionais, os brasileiros levam alguma vantagem.
Levando-se em conta o equilíbrio existente entre os ponteiros do Campeonato Brasileiro, os técnicos podem ser decisivos para o sucesso ou insucesso de suas equipes no torneio. Dessa forma, os tricolores cariocas devem estar apavorados, pois no seu comando está Abel Braga, responsável por significativos velórios de massa na recente história do futebol brasileiro.
O Rentistas assumiu a ponta do Apertura 2005/06, ao vencer o Rocha por 1 a 0 neste domingo. Com isso, os vermelhos são os únicos a manter 100% de aproveitamento até a terceira rodada do certame uruguaio. O Peñarol venceu o Miramar Misiones por 2 X 1, em uma partida que foi encerrada 7 minutos antes do tempo regulamentar por falta de "garantias de segurança" no estádio.
Grêmio, Santa Cruz, Santo André e Avaí de um lado, Marília, Guarani, Portuguesa e Náutico do outro, eis os grupos da segunda fase do melhor campeonato de clubes do país. Os favoritos para avançarem às finais aparentemente são Santa Cruz, Grêmio, Guarani e Náutico.
O destaque da sexta rodada do Apertura foi a contundente vitória do Independiente frente ao Racing no clássico de Avellaneda. Superior em todos os aspectos da partida, el Rojo enfiou 4 a O no rival e está em terceiro lugar no campeonato.
El Ciclón bateu a equipe de Alfio Basile por 3 a 2 e divide a liderança do campeonato com o Argentino Juniors. Ambas equipes tem 11 pontos. Na história de confrontos domésticos dos xeneizes, o San Lorenzo é a única equipe que leva vantagem: em 164 partidas, ganhou 63 vezes e perdeu apenas 55 jogos.
O que não foi noticiado é que o ônibus que transportava a seleção chilena teve problemas mecânicos no percurso até o estádio Mané Garrincha. Portanto, o time que entrou em campo no primeiro tempo era formado por intelectuais chilenos exilados no Brasil, chamados às pressas para defender la roja.
O Brasil pode garantir nessa rodada a classificação para o mundial de 2006 na Alemanha. Paraguai e Equador estão quase lá e podem dar passos definitivos caso vençam suas partidas. A seleção chilena tem boas chances. O Uruguai está abraçado com todos os deuses charruas e confia na interferência do impossível para se classificar. A Argentina é a única que já está garantida, fato que a imprensa brasileira não gosta muito de citar.
Nos confrontos domésticos, eliminaram, respectivamente, Santos, Goiás, Juventude e São Paulo. Nas oitavas-de-final defrontam-se com os times da Argentina, dando início à fase internacional da competição, aquela em que a cobra fuma de verdade.
Mesmo perdendo por 2 a 1 para o Once Caldas, os xeneizes ergueram o título que é disputado pelos campeões da Sul-Americana e da Libertadores de América. A decisão aconteceu na noite de quarta-feira, no estádio Palogrande de Manizales, diante de 30 mil espectadores.