« Fluminense, Corinthians, Cruzeiro e Inter enfrentam argentinos pela Sul-Americana | Capa | Brasil garante vaga, Paraguai e Equador estão muito próximos e Uruguai renasce »
O Brasil pode garantir nessa rodada a classificação para o mundial de 2006 na Alemanha. Paraguai e Equador estão quase lá e podem dar passos definitivos caso vençam suas partidas. A seleção chilena tem boas chances. O Uruguai está abraçado com todos os deuses charruas e confia na interferência do impossível para se classificar. A Argentina é a única que já está garantida, fato que a imprensa brasileira não gosta muito de citar.
Depois dos jogos de hoje e amanhã, faltarão apenas mais duas rodadas, que serão jogadas em 8 e 11/10. Isso torna cada confronto uma decisão dramática, pois apenas Venezuela, Peru e Bolívia não têm mais chances. Em situação crítica na corrida do ouro, Uruguai e Colômbia enfrentam-se amanhã no estádio Centenário, em Montevidéu. O jogo é encarado como uma guerra pelas duas seleções. Quem perder praticamente despede-se da disputa. Tal situação gerou declarações hostis de ambos os lados, que levantaram suspeitas acerca dos últimos resultados das Eliminatórias de 2002.
O Brasil entra em campo amanhã para mostrar ao mundo sua felicidade em jogar futebol. Quer provar ainda que não precisa de jogadores que marquem, pretende empilhar dribladores no ataque para satisfazer os anseios da imprensa esportiva anticarrinho. Não é difícil prever que o jogo contra o Chile terminará empatado em 1 gol e o volante Émerson terá um enfarto aos 30 do segundo tempo, não tendo suportado os 62 quilômetros que será obrigado a correr durante os 90 minutos.
Jogando em Assunção contra a forte seleção argentina, o Paraguai não quer deixar escapar a oportunidade de assegurar sua vaga. Os guaranis têm apresentado resultados expressivos e comparecido nos últimos mundiais. Com os recentes fracassos acumulados pelo Uruguai, pode-se considerar hoje o Paraguai como a terceira força do futebol sul-americano. O marco decisivo para esse crescimento foi aquela partida contra a França pelas quaras-de-final da Copa de 1998, quando o Paraguai foi derrotado por 1 a 0 na prorrogação. O zagueiro Gamarra jogou com o ombro deslocado grande parte da partida, enquanto o técnico Paulo César Carpegiani fazia o impossível para segurar o resultado. No futebol, assim nascem os heróis e aquilo que costumeiramente é denominado mística. Na já classificada Argentina, fica-se na expectativa quanto à entrada de Messi, jogador do Barcelona e maior revelação do futebol castelhano nos últimos tempos.
O Equador enfrenta a altitude e a seleção boliviana para tentar amealhar importantes pontos que podem levá-lo à classificação, enquanto Peru e Venezuela fazem uma partida sem expressão, conseqüência da pífia campanha das equipes nas Eliminatórias. (DC)
Jogos dessa rodada
Hoje (3/9)
Bolívia x Equador
Paraguai x Argentina
Venezuela x Peru
Amanhã (4/9)
Brasil x Chile
Uruguai x Colômbia
Classificação
Argentina - 31
Brasil - 27
Ecuador - 23
Paraguay - 22
Colombia - 20
Chile - 20
Uruguay - 18
Venezuela - 15
Perú - 15
Bolivia - 13
Os quatro primeiros garantem vaga para a Copa de 2006. O quinto colocado disputa a classificação contra o representante da Oceania.