« setembro 2005 | Capa | novembro 2005 »
Concordo com a anulação dos onze jogos apitados pelo sem-vergonha. É claro, é mais uma discussão infinita, prejudicada pelo fanatismo de quem se sente beneficiado ou prejudicado pela medida. Enumero alguns pontos que me levam a crer que, mesmo sendo impossível consertar a situação, a melhor medida foi tomada. O leitor, como sempre, pode discordar a qualquer momento.
Ao vencer o Cobresal por 1 a 0, a Católica manteve a seqüência de bons resultados e garantiu a liderança do Clausura 2005. A rodada foi marcada pela excelente média de 3,9 gols por partida.
Os castelhanos venceram o América do México por 2 a 0 e podem até perder por um gol no jogo de volta, dia 02/11, para obterem a vaga nas semifinais. O vencedor deste confronto enfrenta Pumas ou Corinthians.
O Deportes Tolima goleou o Envigado por 4 a 1 e divide a vice-liderança do campeonato com Real Cartagena, Deportes Pereira e Once Caldas, que deu uma chinelada de 3 a 0 no Independiente Medellín. As quatro equipes somam 26 pontos, enquanto o ponteiro América tem 28.
" 'Monsieur Guigue, gendarme nas horas vagas, ordena o começo da partida. Didi centra rápido para a direita: 15 segundos de jogo. Garrincha escora a bola com o peito do pé: 20 segundos. Kuznetzov parte sobre ele. Garrincha faz que vai para a esquerda, não vai, sai pela direita. Kuznetzov cai e fica sendo o primeiro João da Copa do Mundo: 25 segundos. Garrincha dá outro drible em Kuznetzov: 27 segundos. Mais outro: 30 segundos. Outro. Todo o estádio levanta-se. Kuznetzov está sentado, espantado: 32 segundos.
Com o empate em 2 gols diante da Liga de Loja, jogando fora de casa, o Cuenca passou a dividir o primeiro posto com o El Nacional, que perdeu por 2 a 1 para o Deportivo Quito. Decorridas 14 rodadas, as duas equipes somam 24 pontos.
É bem verdade que não foi uma vantagem descomunal e não garante tranqüilidade para nenhum dos times. No mais, as partidas caracterizaram-se pela reversão de expectativas nos últimos minutos. O que estava excelente para o Corinthians e o Fluminense acabou não ficando lá muito agradável. O que estava ficando medonho para o Inter resultou numa vantagem mínima.
"Brasil e Hungria entraram em campo no estádio de Berna naquele dia 27 de junho de 1954 e, segundo todos os relatos, o Brasil tremeu. Não adiantaram o beijo na bandeira, os mortos de Pistóia e o apelo a um milagre. Os dirigentes haviam conseguido reduzir a zero o moral dos jogadores.Como de hábito, os húngaros fizeram 2 x 0 em sete minutos - e olhe que estavam sem Puskas, machucado. Alguns jogadores brasileiros mal conseguiam ficar em pé - suas pernas tremiam como se eles estivessem dançando charleston.
Oito times começam a brigar por uma vaga entre os quatro melhores da Copa Sul-Americana 2005 a partir de hoje. Nesta noite Fluminense e Universidad Católica jogam no Rio de Janeiro. Os chilenos são os heróis provisórios da competição por terem batido o DC United e, conseqüentemente, mantido a dignidade da disputa. Amanhã o Inter enfrenta o Boca Juniors no Beira-Rio, enquanto o Corinthians recebe o Pumas. América e Vélez jogam apenas no dia 26.
A FIFA acaba de indicar Robinho para disputar o prêmio de melhor jogador do planeta em 2005. No mínimo, estranho, pois o jogador preferido da Globo, Galvão Bueno, Casagrande e de toda a crônica paulista para tomar o lugar do Ronaldinho Gaúcho na Seleção é bancário tanto no seu clube como no time do Parreira.
Terminada a primeira rodada do Zveiter Clausura 2005, podemos avaliar o tamanho do equívoco que foi a decisão do STJD. Como se não bastasse alterar o resultado de campo – sagrado no futebol – por razões duvidosas, o CAPO da Justiça Desportiva pensou que as torcidas assimilariam pacificamente seus mandos e desmandos. E agora não são apenas os “prejudicados” que reclamam, já que o Ministério Público está tomando providências.
Quarta-feira, 11 de outubro, véspera do jogo do Brasil, dia de treino dos canarinhos. 50 mil pessoas se expremem no Mangueirão para ver os jogadores fazendo embaixadas no gramado. Outras 30 mil fazem uma correria do lado de fora porque não conseguem ver os jogadores fazendo embaixadas. Um criança morre pisoteada nos arredores do estádio. Mas nada disso importa, afinal Ronaldo Fenômeno deu a camisa do jogo para uma outra garota, que, no tumulto, teve sua cadeira de rodas destruída. Ela foi adotada pela jornada da Globo como uma torcedora símbolo, ignorando-se totalmente a tragédia da véspera.
Não seria novidade informar que Uruguai e Argentina fizeram uma partida disputadíssima na noite desta quarta-feira em um Estádio Centenario lotado. Mas assim foi. A Celeste não deu chance para a Argentina, e um gol de Recoba no início do segundo tempo garantiu a vaga uruguaia na repescagem contra a Austrália.
A reta final das eliminatórias reserva um jogo de luxo para os sul-americanos. A Celeste Olímpica recebe a Argentina nesta quarta-feira, e precisa de uma vitória para garantir vaga na repescagem contra a Austrália, em busca de um lugar na Copa da Alemanha.
Mais uma vez os clubes do México demonstram sua força em torneios continentais. América e Pumas eliminaram Atlético Nacional e The Strongest e obtiveram a classificação para a fase de quartas-de-final.
Sim, ele mesmo, el comandante. Possivelmente por ter tido seu corpo retalhado e espalhado por toda Sudamérica, ele demorou para encontrar o caminho de Porto Alegre e não ajudou o Central na 5a. passada. Mas neste domingo, vimos sua alma revolucionária pairando sobre as arquibancadas coloradas perto das 6 da tarde do domingo.
Numa decisão sem precedentes na história do futebol mundial, o presidente do STJD, Luis Zveiter, anulou os 11 jogos apitados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. A comissão criada pelo supracitado magistrado nem chegou a analisar as partidas, afirmando que já obtivera 'elementos suficientes' que mostrassem o comprometimento de todos os jogos.