« Universidad Católica invicta há 15 jogos no Chile | Capa | Atendendo a pedidos: TIRO FEDERAL DE ROSÁRIO »
Concordo com a anulação dos onze jogos apitados pelo sem-vergonha. É claro, é mais uma discussão infinita, prejudicada pelo fanatismo de quem se sente beneficiado ou prejudicado pela medida. Enumero alguns pontos que me levam a crer que, mesmo sendo impossível consertar a situação, a melhor medida foi tomada. O leitor, como sempre, pode discordar a qualquer momento.
1 - Ou não se anula jogo algum, ou os 11 são anulados. Anular jogos pontuais pioraria a situação e abriria ainda mais a possibilidade de análises que, mesmo bem intencionadas, seriam passíveis de erro e nunca deixariam todos satisfeitos.
2 - Em uma competição de pontos corridos, que privilegia a campanha, a medida faz ainda mais sentido. Se os jogos fossem eliminatórios, a situação seria muito, muito mais complicada.
3 - O argumento de que o mesmo ocorreu na Alemanha e nenhum jogo foi anulado não se aplica ao caso. Pelo que sei, apenas um jogo foi "condenado" na Alemanha. O Hamburgo ganhou uma boa indenização, e o jogo só não foi anulado porque o campeonato havia acabado há meses.
4 - Não acho que a arbitragem está a favor do Corinthians. Antes que o leitor colorado me ameace de morte, explico. Acho que todo esse problema escancara o baixíssimo nível da arbitragem brasileira. Como o leitor auto-denominado "Zveiter" enumerou alguns posts abaixo, a memória seletiva pode fazer parecer que o Inter, ou algum outro time, foi beneficiado pela arbitragem em vários jogos. Como a raiva da nação está contra o Corinthians, tudo piora.
5 - Dito isto, é preciso reduzir o poder da arbitragem. Três árbitros ao lado do campo, com vídeos, sensor que indica se a bola ultrapassou a linha; é o que deve ser feito, ao menos inicialmente, para que sejamos poupados de erros tão grosseiros como os que temos visto ultimamente.
6 - Entre os efeitos colaterais da medida, destaca-se a raiva generalizada da maior parte das equipes contra o Corinthians e a injeção de ânimo no time colorado nesta reta final. Há chances de o Inter buscar a liderança, coisa que talvez não ocorresse em condições normais. Algo similar à invasão do padre irlandês na maratona em Atenas, que deu um gás a mais para o brasileiro conseguir uma boa posição.
7 - Não acho que a máfia russa comprou o Zveiter, ou algum árbitro depois do caso. Antes que o leitor enlouqueça novamente, explico. Prefiro afastar essa hipótese para manter a minha paixão pelo futebol e, sobretudo, minha sanidade mental. A maneira como a decisão foi tomada, de sopetão, foi bastante antipática. Ainda assim, acho que foi feito o certo.
Boa semana a todos.
Ante Savoldi
Concordo no que diz respeito à má qualidade dos árbitros.
O resto é daquelas coisas que nunca vai se entrar em consenso na vida.
Abraços.
Publicado por: Francisco em outubro 31, 2005 10:48 AM
"5 - Dito isto, é preciso reduzir o poder da arbitragem. Três árbitros ao lado do campo, com vídeos, sensor que indica se a bola ultrapassou a linha; é o que deve ser feito, ao menos inicialmente, para que sejamos poupados de erros tão grosseiros como os que temos visto ultimamente"
BRAVO
Publicado por: Hermano em outubro 31, 2005 10:50 AM
O autor do post mais lamentável de todos os tempos sobre o futebol concordando contigo é um indício da insanidade de uma medida dessas.
Publicado por: Leo Ponso em outubro 31, 2005 12:46 PM
Concordei com um artigo, apenas.
Publicado por: Hermano em outubro 31, 2005 3:03 PM
As decisões de tirar pontos de um time e passar para outro são mais lamentáveis que anular jogos e fazer outro jogo, porque não dão a chance do clube que se achar prejudicado de recuperar os pontos.
Internacional ganhou 2 pontos de lambuja em 2003 da Ponte Preta, e graças a eles quase chegou à Libertadores, não fosse ter tomado aquela Luva do São Caetano na última rodada. Lembro do Fernando Carvalho ter elogiado o STJD na época e dos colorados estarem eufóricos pois, no dia que ganharam os pontos, assumiram a liderança, momentaneamente. Enfim, niguém reclamou na imprensa gaucha naquela época. E a Ponte Preta não teve a chance de jogar de novo a partida para recuperar os pontos.
Publicado por: Fábio em outubro 31, 2005 3:22 PM
Fábio, os pontos foram tirados da Ponte Preta devido à inscrição irregular de um jogador. Esse é o procedimento que o STJD costuma tomar. Não foi só a favor do Inter, aconteceu em vários outros jogos e competições.
O problema de anular jogos é criar jurisprudência. Agora qualquer time vai recorrer quando se achar minimamente prejudicado.
"Zveiter e Kia vistos em motel da Zona Sul do Rio". Não adianta insistir, não revelo minhas fontes. dskjhf
Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 31, 2005 4:00 PM
O Zveiter tem uma camisa autografada pelo time todo do Corinthians debaixo do terno, isso é certeza.
Tirando as brincadeiras de lado, eu acho que foi correta a anulação e também acho inútil essa pesquisa do Datafolha sobre ser correta a anulação por 60% dos entrevistados, porque a maior parte dos torcedores são corinthianos, e com o time milionário que o Kia comprou, só faltando técnicos competentes, uma hora ou outra o Corinthians ia ser líder da competição, isso é fato, 90% do time tem qualidade internacional, não haveria de ser outro o resultado que estamos vendo.
Publicado por: Socrates em novembro 1, 2005 4:14 AM
Sinceramente Betão, Wendell, Jô, Rosinei não me parecem dignos da denominação feita acima: "90% do time tem qualidade internacional".
Estes 4 já comprometem 36% suposta da qualidade internacional do Corinthians, restando apenas possíveis 64% para tal alegada qualidade, se é que realmente seja necessária qualidade internacional já que se disputa um torneio nacional, mas, enfim; de toda sorte,
Saúdos,
Publicado por: Vitor VEC em novembro 1, 2005 9:11 AM
Tevez e Nilmar é um ataque irrepreensível, sou obrigado a admitir.
Publicado por: Hermano em novembro 1, 2005 10:58 AM
Acho que o Nilmar atrapalha o Tevez.
Publicado por: Fábio em novembro 1, 2005 4:57 PM
"90% do time tem qualidade internacional" = lavagem de dinheiro
todos sabem.
Publicado por: dante em novembro 1, 2005 7:02 PM
ótimo post.
de fato, os 11 jogos tinham que ser anulados. o problema foi a maneira ditatorial que o stjd tomou a decisão. se os clubes tivessem se reunido e chegado a um consenso - que, não tenho dúvidas, seria a anulação dos 11 jogos - não haveria essa choradeira.
isso me parece desculpa esfarrapada de quem acha que não tem condições de ganhar, de uma torcida taumatizada com 15 anos sem títulos importantes. de uma torcida paranóica de província que acha que o eixo rio-sp está sempre conspirando contra ela.
soma-se a isso o ódio nacional ao corinthians (que só fortalece o clube) e o falso moralismo de quem acha um absurdo a lavagem de dinheiro dos russos, mas aceita numa boa a corrupção e a politicagem de seus próprios dirigentes.
pra surpresa dos colorados, o inter tem sim um bom time e pode muito bem ser campeão na bola. o corinthians, por outro lado, não é nenhum supertime e ainda vai tropeçar mais uma ou duas vezes, pelo menos.
o campeonato será decidido no confronto direto no pacaembu. estarei lá, sem dúvida.
Publicado por: fábio pinto em novembro 3, 2005 1:58 PM
link complementar:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2429582320540176454&start=1
Publicado por: fábio pinto em novembro 8, 2005 11:12 PM
"Há chances de o Inter buscar a liderança, coisa que talvez não ocorresse em condições normais."
acho q vc esqueceu q o inter era lider em "condições normais"!!!
Publicado por: putz em dezembro 1, 2005 10:16 AM