« outubro 2005 | Capa | dezembro 2005 »
Na chave A, o Deportivo Cali está na ponta com 7 pontos. O segundo colocado é o Junior Barranquilla, que tem a mesma pontuação, mas conta com saldo de gols inferior. O Cartagena lidera o quadrangular B com 7 pontos, um à frente do Deportes Pereira. Faltam duas rodadas para o término da fase semifinal.
Ao vencer o River Plate por 3 a 1, em pleno Monumental de Nuñes, o clube de La Plata garantiu a ponta do Apertura 2005, um ponto à frente do Boca Juniors, que venceu o Estudiantes pelo mesmo placar e também jogando fora de casa. O Independiente goleou o Olimpo por 4 a 0 e mantém um fio de esperança de alcançar o título. Faltam duas rodadas para o término do campeonato.
Máspoli, Matías Gonzalez, Tejera, Gambetta, Obdulio Varela, Rodríguez Andrade, Ghiggia, Julio Pérez, Míguez, Schiaffino e Morán. Essa pode ser uma das explicações para a aura que segue o imortal tricolor em suas mais fantásticas conquistas. A mítica celeste olímpica de 1950 parece descer sobre a camisa listada em azul, preto e branco sempre quando algo parece impossível.
Atendendo a milhares de apelos, Impedimento volta a falar do Brasileirão 2005 ou do que se convencionou chamar dessa maneira. Por um ou outro viés, nosso grande contingente de leitores já sabe da postura de cada membro de nossa equipe quanto aos percalços surgidos neste que é o campeonato tecnicamente mais difícil do mundo e, a partir dessa temporada, o mais difícil de engolir também.
Passadas três rodadas, Deportivo Cali e Pereira estão na ponta dos quadrangulares semifinais do Torneio Cafetero. Os vencedores das duas chaves disputarão a final da competição. O grande campeão garante vaga na Taça Libertadores, assim como o Atlético Nacional - campeão do Apertura - e o time que somar mais pontos ao longo da temporada.
Ao vencer o Vélez Sarsfield por 2 a 0, no estádio La Bombonera, os xeneizes apertaram o cerco contra o Gimnasia. A diferença caiu para apenas 1 ponto. A equipe de La Plata deixou escapar uma oportunidade única de manter a vantagem de três pontos sobre o Boca. Jogando em casa, El Lobo apenas empatou com o indefectível Tiro Federal. A tendência é que, embora falte apenas três rodadas, o Boca faça valer sua força e leve o Apertura. Sempre atento aos interesses do improvável, Impedimento simpatiza com uma possível conquista do Gimnasia.
Favorecido pela goleada de 4 a 1 que o Arsenal impôs ao Boca, El Lobo Gimnasia manteve-se na liderança do certame de forma isolada, três pontos à frente do elenco xeneize. Para acirrar ainda mais os ânimos na cidade, o Estudiantes vem em sexto lugar, mas apenas cinco pontos atrás do líder. Subindo na tabela, o River enfiou 5 a 1 no San Lorenzo. Faltam apenas quatro rodadas para o término do Aperura.
E assim uma nação que ama o futebol perdeu a vaga no maior evento esportivo do mundo para um país de surfistas. A desorganização do futebol uruguaio chegou em um ponto tão extremo que a comovente garra da celeste já não é suficiente. Não adianta três jogadores babarem em cima de um adversário se não há o mínimo planejamento para garantir a classificação na eliminatória continental, expondo a gloriosa jaqueta à humilhação de jogar uma repescagem contra a Austrália e, pior, ser eliminada, varrida da Copa do Mundo, como se fosse a escória do futebol e não uma das cinco seleções mais importantes da história.
As equipes venceram Once Caldas e Pereira, respectivamente, e lideram os dois grupos semifinais do Torneio Finalización da Colômbia. O triunfo do Cali teve ainda mais significância, pois foi conquistado fora de seus domínios. O gol que garantiu a liderança do Quadrangular A foi anotado por Ricardo Ciciliano. O Independiente garantiu a ponta do Quadrangular B ao bater o Pereira por 2 a 1.
O que o cronista de resultado falou esta semana:
- Aqui é a entrada de Imprensa?
Não fui compreendido imediatamente.
- IMPRENSA! - gritei
- "Quall Imprennsa"?
Houve um tempo em que a expressão "peso da camisa" referia-se ao respeito que os clubes tradicionais impunham em determinadas partidas ou circunstâncias adversas. Na Gávea, nos dias de hoje, ganhar "na camisa" está ligado aos mimos que os dirigentes oferecem aos árbitros. O tão saudado "manto rubro-negro", de fato, deve estar fazendo parte da galeria particular de muitos homens de preto.
Em sorteio realizado ontem, foi estipulada a tabela dos quadrangulares finais do campeonato colombiano. A primeira rodada será realizada no próximo domingo (13/11). As oito equipes que obtiveram a classificação na primeira fase foram divididas em dois grupos. Os times jogarão em turno e returno dentro dos grupos e os dois campeões fazem a final.
Em jogo disputado nesta segunda à noite, o Boca Juniors apenas empatou com o Banfield em um gol e desperdiçou a oportunidade de aumentar a diferença para o vice-líder, o Vélez Sarsfiled, que perdeu para o Estudiantes por 2 a 0. No clássico da cidade de Rosário, o Newell's bateu o Central por 2 a 1, de virada.
A grande surpresa foi a eliminação do Atlético Nacional, atual campeão do país, que perdeu em casa para o Junior e ficou fora dos quadrangulares. Com a vitória, o Junior está classificado. Once Caldas e Santa Fe foram as equipes mais beneficiadas nessa última rodada. Quando a bola rolou, ambos times estavam fora da zona de classificação. Com as vitórias de 1 a 0 sobre América e Real Cartagena, respectivamente, ingressaram no grupo dos oito semifinalistas.
"No domingo, os mais fervorosos torcedores acomodaram-se nas refulgentes arquibancadas do Beira-Rio às 10 horas da manhã. Refulgentes e molhadas. Com a chuva insistente que caía sobre Porto Alegre, a espera pelo início do Grenal tornou-se ainda mais incômoda.
Na partida disputada no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, os argentinos bateram Las águillas do México por 2 a 0, mesmo placar do primeiro jogo no México. O adversário do Vélez nas semifinais sairá do confronto entre Corinthians e Pumas.
"Se o Flamengo for rebaixado, todo o Brasil vai chorar".
A pérola foi proferida pela jornalista Renata Cordeiro, da TV Record do Rio, durante o programa Terceiro Tempo do último domingo.
Sim, estou há dois meses sem dormir de tanta preocupação com o Flamengo. Dia desses até me peguei falando chiado.
Como o zagueiro Marinho, tardo, mas não falho; aqui está:
É o único estreante na temporada 05-06 e chega para ser o terceiro representante da cidade na categoria. A última vez que três de Rosário participaram na Primera foi em 83 quando, além dos históricos Central e Newell's apareceu o (segundo me consta) amador Renato Cesarini (pelo menos não disputa categoria alguma como profissional, mais uma vez, segundo me consta).