« Que em 2006 a mão de Deus esteja convosco
|
Capa
| Clausura venezuelano começa dia 8 »
O futebol sul-americano está de férias no campo, mas continua agitado nos bastidores. Essa é a época em que os clubes contratam, demitem, mudam ou permanecem na mesma. Afinal, já estamos em janeiro, logo começam os campeonatos estaduais no Brasil e nacionais nos demais países. Mais do que isso, é 2006, ano do primeiro título paraguaio em uma Copa do Mundo.
Olimpia
O clube paraguaio contratou o técnico Luis Alberto Cubilla, que estava no - barbaritude! - Comunicaciones, da Guatemala. A última passagem de Cubilla no Olimpia encerrou-se em março de 2004. Com o clube, ele ganhou 15 títulos, entre os quais duas Libertadores, uma Copa Intercontinental e duas Recopas Sul-Americana. O principal objetivo é alcançar uma vaga na Libertadores de 2007, já que em 2005 o clube não conquistou nada, nem a vaga para a Sul-Americana. Além da contratação do técnico, o clube anunciou a dispensa de 11 jogadores, entre eles os uruguaios Adrián Berbia, Martín García e Diego Scotti, os argentinos Gonzalo Belloso e Sebastián Salomóm; e o colombiano Gonzalo Martínez Caicedo. Entre os paraguaios, causou surpresa a saída de Julio César Enciso, capitão do time.
Aucas
O técnico uruguaio Diego Aguirre foi contratado pelo time equatoriano para substituir o iugoslavo Dragan Miranovic, que comandou a equipe em 2005. O Aucas pretende contratar o colombiano Omar Guerra, goleador do Clausura com 17 gols. A temporada do futebol equatoriano começa em janeiro, quando inicia a disputa do Apertura.
Universidad de Chile
A equipe chilena contratou o treinador Gustavo Huerta, que estava no Cobresal. Huerta substituirá Héctor Pinto, que renunciou na última quarta-feira, alegando falta de apoio dos dirigentes e da torcida.
Estudiantes
O time argentino contratou o meio-campista peruano Juan Cominges. O jogador esteve no Colón de Santa Fe durante a temporada de 2005 e tinha oferta do Universitario de Deportes, do Peru, mas preferiu escolher o equipe de La Plata para poder jogar a Libertadores.
Doping
Um jogador hondurenho foi flagrado no exame antidoping, muito provavelmente por uso de cocaína, mas ninguém sabe quem é. Seis jogadores submeteram-se ao exame depois da final do Apertura de Honduras, vencido pelo Olimpia sobre o Marathón por 2 a 0. As suspeitas recaem pricipalmente sobre o goleiro Cristian Garden, do Marathón, mas não há confirmação oficial.
Mario Kempes
O ex-jogador argentino é o novo técnico da seleção do Panamá. Segundo os dirigentes, Kempes tem a missão de preparar o time panameño para as eliminatórias da Copa da África do Sul, em 2010. O ex-atacante foi campeão do mundo e artilheiro da Copa de 1978 com a Argentina, tendo jogado em times como Instituto de Córdoba, Rosario Central e River Plate.
Até mais,
Douglas Ceconello.
Falando em Panamá.
Por onde anda o Baloy???
Publicado por: Pato em janeiro 3, 2006 6:48 AM
O Baloy foi para o Monterrey, do México.
Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 3, 2006 11:27 AM
monterrey, nossa
Publicado por: Anonymous em janeiro 4, 2006 8:34 PM
Primeiro titulo paraguaio em copa do mundo, explique-se?
Achei que Togo fosse o favorito!
Brasil cai na primeira fase, depois de uma briga de vaidades e patrocinios (kaka-adidas, ronaldos-nike).
Publicado por: Leonardo em janeiro 6, 2006 2:26 PM
Olá,
Sou Roberta e estou em SP, gostaria de saber se Mario Kempes continua sendo técnico da seleção do Panamá. Estou fazendo um boletim para a rádio Jovem Pan (onde trabalho) e preciso muito desta informação.
Grata
Roberta
Publicado por: Roberta Castro em março 7, 2007 4:50 PM
E se a mina voltar por aqui, Kempes descolou e segue fazendo as vezes de comentarista na ESPN de Latinoamerica.
Publicado por: Vitor VEC em março 8, 2007 3:39 AM