« Ajude a escolher o novo técnico do Corinthians | Capa | Figueroa comenta jogos do Grêmio na RBS »
Cada vez que alguém entra em uma padaria e pede um "Diamante Negro", estará homenageando um dos maiores jogadores brasileiros, além, é claro, de impulsionar o mercado e fomentar o comércio. Famoso por ter inventado a bicicleta, Leônidas participou das Copas de 1934 e 1938.
Leônidas foi o artilheiro do torneio de 1938, disputado na França, quando marcou 8 gols. O Brasil caiu nas semifinais ao perder por 2 a 1 para a Itália. Lesionado, não pode jogar contra a Azurra. Na disputa pelo terceiro lugar, os brasileiros bateram a Suécia por 4 a 2. Pela seleção, marcou 37 gols em 27 partidas.
Diamante Negro
O Diamante Negro foi considerado um dos maiores jogadores de sua época, com grande habilidade e faro de gol. Devido à popularidade que alcançou foi garoto propaganda de vários produtos, entre eles o chocolate que até hoje acompanha aquela fumegante taça de café nas docerias do Brasil-sil. O apelido foi conferido pelos uruguaios quando ele jogou por lá - Leônidas defendeu o Pañarol em 1933. Graças à elasticidade que possuía, também ganhou a alcunha de "Homem Borracha".
Leônidas e o lance que o consagrou
Leônidas da Silva nasceu em 6 de setembro de 1913, no Rio de Janeiro. Começou jogando pelo Bomsucesso e depois transferiu-se para o Peñarol. Em 1933 voltou para o Vasco. Posteriormente, jogou pelo Botafogo e Flamengo. A partir de 1942, jogou pelo São Paulo, clube em que encerrou a carreira em 1951. Leônidas morreu em 24 de janeiro de 2004, em decorrência do mal de Alzheimer.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Acho que essa é a melhor frase de abertura que já li na vida.
Publicado por: Bruno Galera em março 20, 2006 4:22 PM
Cada vez que alguém entra em uma padaria e pede uma "Rosquinha", estará homenageando o Maidana, além, é claro, de impulsionar o mercado e fomentar o comércio
Publicado por: Eduardo em março 21, 2006 10:00 AM
Questã de Ordem:
A velha história de que foi ele quem inventou a bicicleta é FURADA, BALELA.
Quem inventou a jogada foi um chileno cujo nome desconheço. Não por acaso a bicicleta é chamada de 'chilena' nos países hispânicos. Diz a lenda que ele a viu em amistoso contra uma equipe de lá nos tempos de Peñarol e começou a executá-la.
Não fiquem com ódio deste pobre animal aqui, mas é a pura verdade; a bicicleta é CHILENA.
Publicado por: Vitor VEC em março 23, 2006 2:05 AM
"Não fiquem com ódio deste pobre animal aqui, mas é a pura verdade; a bicicleta é CHILENA."
Não há como ficar com ódio, Vitor, é notória a tua condição de enciclopédia do futebol, e isso todos já sabem ou deveriam saber.
Agora que tu falou da história, me lembrei de que já havíamos conversado sobre isso.
Na pior das hipóteses, caí no "oficialismo". hsdfjhds
Publicado por: Douglas Ceconello em março 25, 2006 12:51 PM
Não era chileno, era espanhol.
Publicado por: Anonymous em março 23, 2008 1:22 AM