« março 2006 | Capa | maio 2006 »
El matador foi um dos grandes nomes da seleção argentina campeã do mundo em 1978, marcando seis gols no torneio. Kempes disputou ainda as Copas de 1974 e 1982, mas não teve o mesmo brilho. Ao todo, jogou 18 partidas em mundiais, tornando-se um dos jogadores que mais envergou a azul e branca na história da Copa do Mundo. Defendeu a seleção em 44 oportunidades.
Tudo bem que nós já adotamos Ademar "discordo da minha contratação" Braga como mestre, mas ele está caindo na teia da falácia corintiana. Em entrevista à Bandeirantes paulista, anteontem, ele comentou a derrota para o River Plate.
Douglas: - Eu não entendo porque a maioria da imprensa esculacha o Renteria
Antenor: - Não sabia que eles davam pau nele.
E não é mesmo. Tá certo que é uma eliminatória direta cara-a-cara, mas não é a final, como foi em 80.
Enquanto o milagre da tecnologia me permitia...
Ninguém mandou eu me palhaçar e dizer que LDU e Atlético Nacional era um dos confrontos mais equilibrados e que eu apostava nos colombianos. A Liga meteu 4 a 0 e provavelmente algum jogador usava, por baixo do uniforme, uma camiseta com a frase "É pra ti, Impedimento!". Agora está morta a cobra. O vencedor de Inter e Nacional já conhece seu adversário.
De fato, somente agora no início das fases eliminatórias é que realmente saberemos como andam os times, e quem pode ou não ser considerado favorito à Libertadores. Lamento esse inchamento numérico da competição, fator ao qual credito a quase inutilidade da fase de grupos.
A fase quente da Libertadores começa hoje. Não adianta mais deixar para aquela famosa última rodada, reclamar do juiz ou tirar o pé. Cinco times brasileiros, quatro argentinos, dois mexicanos, dois colombianos, um equatoriano, um paraguaio e um uruguaio tentam permanecer na disputa pela copa mais desejada do continente.
A imprensa esportiva é algo realmente sensacional. Quando as torcidas organizadas paulistas fazem uma carnificina nos estádios, tem que mandar prender, acabar com esses animais. Pois foi a casa palmeirense cair após a chapuletada do Figueira que a equipe da Record, tentando obter informações do clube, entrevista nada menos que o PRESIDENTE DA MANCHA VERDE ou algo que o valha. Isso foi ontem à noite, naquele programa do Milton Neves, que apresenta debates apenas nos intervalos entre os blocos de comerciais.
Três rodadas para o fim do Clausura Argentino e a história vai repetir-se. O Boca será campeão de forma mais tranqüila que no Apertura. O que não teve nenhuma serenidade foi o confronto de ontem contra o Vélez, no Amalfitani. Virada, gol polêmico e policiais sangrando, eis as palavras-chave do jogo que fez os xeneizes vislumbrarem o título.
Ele foi o único jogador uruguaio a disputar quatro mundiais, em 62, 66, 70 e 74. Ironicamente, a melhor posição alcançada foi na Copa do México, onde se machucou na estréia e desfalcou o selecionado charrua pelo resto do torneio. Nascido em Salto, a 3 de dezembro de 1942, Pedro Rocha é um dos maiores nomes do futebol uruguaio e um dos ídolos máximos do Peñarol.
Os xeneizes enfrentam o Vélez, amanhã, no Amalfitani, tentando manter a primeira colocação no Clausura. Apesar da campanha impecável na Libertadores, o time de Juan Miguel Russo não vai muito bem das pernas no campeonato nacional, onde está a oito pontos do líder. Ontem, o Gimnasia Jujuy buscou um empate em zero contra o Independiente, em La Doble Visera. Faltam apenas quatro rodadas para o encerramento da competição.
Fechou ontem a primeira fase da Libertadores. O River Plate venceu, mas garantiria a vaga mesmo empatando, pois Paulista e El Nacional não saíram do zero. O São Paulo bateu o Caracas e ficou com a primeira colocação, já que o Chivas empatou sem gols com o Cienciano. A maioria dos confrontos da próxima fase terá algum equilíbrio técnico. Os jogos começam na próxima semana.
Como era esperado, o Newell's garantiu a segunda vaga no grupo 3. Os leprosos venceram o The Strongest por 2 a 0. O Goiás jogou de forma medíocre, mas a Española não soube aproveitar e ficou fora pelo saldo. Na chave 4, a decepção ficou por conta da Católica, que era líder há duas rodadas e está desclassifcada. O Corinthians venceu o Cáli e chegou às oitavas como líder.
Ainda é a referência que se deve ter quando se fala de goleiros.
Mas isso porque ninguém lembra nunca de Barbirotto.
Inter e Nacional obtiveram a vaga no grupo 6. Há grandes chances de as equipes enfrentarem-se já nas oitavas-de-final. O Maracaibo saiu perdendo, tentou atacar e recuou quando soube que os uruguaios estavam perdendo. Quando os jogadores foram informados que o Pumas tinha cedido o empate, a vaca já estava afogada no brejo.
Conforme vamos nos aproximando da Copa, o ufanismo bobalhão da imprensa esportiva brasileira vai crescendo em níveis assustadores. Nos jornais, rádios e canais de TV a "corrente" vai se consolidando e descartando qualquer ponta de racionalidade. Obviamente, Impedimento estará atento a toda manifestação do pensamento mágico verde e amarelo.
Nossa numerosa equipe de pequisadores montou a tabela de oitavas-de-final caso a primeira estivesse encerrada. A maioria das disputas teria algum equilíbrio técnico, mas nem sempre quem ficou nos primeiros lugares levou a merecida vantagem, pois algumas equipes tradicionais estão caindo pelas beiradas.
O apelido "patada atômica" foi obra dos cronistas esportivos mexicanos, no Mundial de 1970, impressionados com a potência de seus chutes. Rivelino foi um jogador de extrema técnica e aptidão para driblar, concluir e fazer lançamentos. Ironicamente, conquistou poucos títulos. Além da Copa do México, ganhou o Torneio Rio-São Paulo de 1966, pelo Corinthians, e o Campeonato Carioca em 1975, 1976 e 1977, quando atuava pelo Fluminense.
Começa hoje o mais difícil torneio de clubes do futebol mundial. Em nenhum outro campeonato nacional há tantos candidatos ao título. Como a disputa desse ano acontece entre apenas 20 clubes, devemos ter uma disputa acirrada até a última rodada.
No início dessa fase da Libertadores, tinha apostado minhas fichas em Estudiantes e Santa Fe, que ontem fizeram valer o fator local e obtiveram a classificação pela chave 8. Apenas o Rosario me decepcionou, perdendo no Arroyito para o Altético Nacional, que ficou com a primeira colocação do grupo 7 e, de fato, fez muito mais para conseguir a vaga.
Na terça-feira, a Liga de Quito foi beneficiada pela goleada de 5 a 0 do Vélez sobre o Rocha e obteve a classificação mesmo sem entrar em campo. O Tigres empatou com o Deportivo Cáli e precisa vencer a Católica no México para passar, enquanto o Corinthians joga pelo empate. O Newell's buscou o empate contra a Española no fim e agora basta que vença o The Strongest e que os chilenos não derrotem o Goiás, no Brasil.
Na rodada do fim de semana, o Boca venceu o Colón, em Santa Fe, por 2 a 1, levando um sufoco nos minutos finais. Os xeneizes dividem a liderança com o River Plate, que bateu o Instituto por 3 a 1, em Nuñes. Segundo os companheiros da imprensa castelhana, o resultado dos millonarios foi "mentiroso por donde se lo mire", já que os comandados de Passarela tiveram uma de suas piores apresentações no torneio.
Não adianta correr. Chegou a hora de definir os times que jogarão as oitavas-de-final da Libertadores. As rodadas dessa e da próxima semana definirão os confrontos e os clubes que continuarão em busca de la copa mais desejada do continente. Levo fé em Central, Newell's, Estudiantes e Nacional.
Cerca de dez minutos após o gol colorado, postado na multidão que estava atrás do gol do placar eletrônico, rodeado por vapores de maconha e euforia demasiada, pensei em escrever um texto para publicar nesse nobre espaço. Ele teria mais ou menos o seguinte título: "Um campeão quase sem méritos".
Esta frase ressoa na cabeça do carcamano Cecconello desde que a recebeu no seu telefone ontem às 18h30.
Além disso é a frase que melhor define a decisão, já que o Grêmio não ganhou nada. Mais uma vez, Abel entregou o título para o lado adversário. E desta vez com requintes de crueldade para o sócio colorado que paga em dia sua mensalidade.
O jogo já estava ganho, radialistas como Reche e muitos outros já comemoravam nos microfones o 'Penta'. Para desespero de todos, Abel estava no banco. Ele não falhou cumpriu a sua sina, vide Copa União 88, Liber 89, Copa Uefa 99 e 2001, Copa do Brasil 2004 e 2005.
Mas ele é o cara, e permanecerá no comando do Inter, o que é uma pena, sinceramente.
Enquanto isso:
VALEU FATOR ABEL!!!!!
O rebaño sagrado desfilou pela noite paulista na quarta-feira. O Rosario come pelas beiradas, enquanto o Cerro chupou bala. A vitória canalla classificou o Palmeiras de forma antecipada. Em chamas, a LDU goleou o pobre Universitario e está bem próxima da vaga, assim como o Corinthians do técnico Ademar "metrossexual" Braga.
Por isso, não custa lembrar uma dica que poderia ser repassada para o Mano pelos nossos leitores que exercem algum tipo de influência no futebol do Grêmio:
Vejam, e mostrem ao Mano, o VT do jogo entre Atlético de Madrid e Celta de Vigo deste último domingo, disputado no Calderón de Madrid. Um time local melhor técnicamente, com selecionáveis nos seus países. Um time visitante mais débil nos aspecto técnico, mas com aplicação e pura devoção ao esquema montado para não tomar gol.
Erros locais em combinações de passes, inversões e trocas de bola, causadas pela forte marcação. Acerto visitante em colocar a bola pra dentro, não desperdiçando muitas oportunidades.
Resultado final: 0-3
Não que isso seja uma previsão, é mais um desejo; afinal, resultados prévios não são garantia de resultados futuros, mas fica a idéia.
Saúdos, Vitor VEC
Urge dizer que a relação de Abel Braga com Michel e Rubens Cardoso é pornográfica. Escrevo isso hoje como escrevi há semanas e como defenderei mais tarde, não importa em que circunstâncias. Não há ligação com o empate obtido no Uruguai, ontem, diante do Nacional, que considerei bom. Exijo discernimento.
Absolutamente indefinida a chave 2 da Libertadores. Com o empate obtido pelo Estudiantes diante do Sporting Crisal, ambas as equipes somam 7 pontos, assim como Bolívar e Santa Fe. Tudo ficou para a última rodada, com leve vantagem para os argentinos e para os colombianos, que jogarão em casa. Devido ao empate com o Inter, o Nacional precisa vencer o Pumas e torcer para os colorados não perderem para o Maracaibo. O Palmeiras venceu o Nacional e depende apenas de um empate contra o Cerro, em casa.
A rodada pode ser decisiva para os clubes brasileiros. Palmeiras, São Paulo e Corinthians podem encaminhar a vaga. o Inter enfrenta o Nacional na tentativa de confirmar sua presença nas oitavas-de-final, enquanto em Jundiaí o Paulista precisa bater o River para continuar respirando.
Dona Elza é a guardiã da capelinha do Olímpico. Todo dia de jogo, ela fica lá na porta até o pontapé inicial pra levar uns trocos a mais pra casa.
Muito simpática, a Tia Elza tem 35 anos de serviços ao Tricolor. Desde o já distante 71, tempo em que Dadá imitava Beija-Flor, e Brigitte Bardot era só BB e inspirava a moda inclusive para as moças negras da época, como a própria Dona Elza. Para a pobre e miserável imprensa esportiva local, Dona Elza não é figura que mereça destaque; o que, de fato, é lamentável.
Último sábado, mais um Gre-Nal de decisão local, e ela estava lá. Preocupada com o desfalque de última hora.
Medianeira. A santa foi tirada da capela sem motivo aparente. A Dona Elza tentou se agarrar a um 'santinho' de Fátima. Bastou pra não tomar gol, mas não foi o suficiente para a magra vitória de 1-0 que ela predizia.
Um nome.
Um homem.
Antes de ir para a Alemanha, um trabalho a ser feito.
Grêmio e Inter se esfolaram em campo e não conseguiram tirar nenhum dos zeros do placar. O empate foi comemorado pelos dois lados. Os tricolores por não terem tomado gol em casa e os colorados por levarem a decisão para o Beira Rio. Abel Braga aprontou das suas, Mano Menezes teve sucesso na sua proposta. A arbitragem de Carlos Simon foi lamentável.
A história de Manoel Francisco dos Santos pode ser representada por duas palavras e uma pessoa: bola, cachaça e Elza Soares. Presença garantida entre os maiores dos maiores jogadores de todos os tempos, nasceu apenas para driblar. Não gostava de fazer gols, não passava a bola, queria somente ultrapassar seus marcadores até cansar.