« Mais dois classificados na Libertadores |
Capa
| Castigo contra a Católica
Alegria em Rosario »
Ainda é a referência que se deve ter quando se fala de goleiros.
Mas isso porque ninguém lembra nunca de Barbirotto.
Continuando, vamos aos goleiros:
Primeiro de todo, é uma pena não contar com o que pensa o Édson, goleiro com mais méritos e títulos do que eu ao longo da sua carreira.
Enfim, avante. É certo que o noso amigo Pato já chegou a um nível em que só de ouvir a sua escalação pelos alto-falantes causa rumores no estádio. Já é um NOME a ser respeitado.
São TRÊS as Liber que ele tem em casa!
Mas atuações suas (dele, é claro) na seleção têm sido recheadas de fracassos, mesmo que não intencionais. O último foi daquele amistoso contra Croácia depois do Carnaval. Foi, de fato, pavarosa sua atuação; e não dá pra dizer que foi pela pressão da torcida, afinal, o cara joga na Bombonera de local e todo ano tem que passar por canchas insuperáveis como Independiente, Banfield e Lanús só pra citar os mais clássicos exemplos de arquibancadas bufando no cangote do goleiro por 90 minutos.
Sabemos que será o titular na Copa salvo alguma reviravolta muito importante, mas não tem jogado como antes.
Tendo estabelecido a nossa referência, vamos aos daqui. Em termos de seleção, se fôssemos comparar o tiutlar com o Pato, bah, se um joga irregularmente apenas na seleção, o outro é FATOR ALEATÓRIO em todos os jogos. O primo Marco se morde de raiva do terceiro anel de SAN SIRO toda vez que o PEITO DE PAREDÃO repõe para a área uma bola que deveria ficar em suas mãos. Isso sem falar nos escanteios em que não sobe, no mano a mano em que raramente consegue ter vantagem e por aí vai.
Considerando que Rogério não é capitão, não está há mais de dez anos incontestável e não bate faltas enquanto sob os paus verde-amarelos, sua contribuição fica restrita aos gols que evita.
E sem fazer seus gols de falta e penal, este número 1 é significativamente igual aos outros que tem por aí, e como não?
Tiremos o fenômeno midiático paulista que o enaltece, bota ele pra jogar no Fortaleza, e tu tem o MAIZENA COM DEZ ANOS MENOS. Talvez seja exagero compará-lo com Maizena, mas o que quero que fique bem claro é que devem ser esquecidos seus gols pró e tudo mais acima porque na seleção ele não faz nada disso.
O Antenor resume melhor as coisas, e as frases dele definem melhor Rogério Ceni:
"Pois é, o Rogério é líder do São Paulo há mais de década.
E só agora ganhou algo relevante, como titular.
Mediano é elogio."
Sem querer dar o mesmo tratamento ufanista que observou o Douglas, quero puxar a coisa pra cá. Nos últimos cinco anos, saíram do Grêmio goleiros em profusão entre bons, medianos e medíocres. Tirando os 'experientes' Danrlei e Murilo, temos:
Diego, Marcelo Pitol, Andrey, Eduardo Martini e os atuais Galatto e Marcelo Grohe; meia dúzia.
Diego do Atlético-PR, já mencionado anteriormente. Entre os medíocres e medianos, na infindável lista do goleiros que existem por aí, é mais um. Como o guri do FALCÃO, de MV BILL, 'se eu morrer, vem outro no meu lugar; pior, melhor ou igual a eu'. E era isso.
Andrey é destaque do Figueirense. Bem ou mal, seja no 'Figueira', o fato é que o cara tá na Primeira com um time mediano.
Eduardo Martini se achou no Avaí e parece não ter problemas extra-campo agora que tem mais praia e menos pressão pra jogar. E esse é o problema, parece ser um cara que se apequena na hora em que mais se precisa dele. Deve acabar indo pro Rio, fazendo sucesso que jogador de futevolei nas horas vagas até que encara seu novo esporte como sua real vocação.
Marcelo Pitol iniciou a Segunda-2005 com o Náutico de titular e acabou na reserva. Iniciou 2006 regressando para jogar no XAVANTE Brasil de Pelotas, que fez feio na primeira fase mas embalou na Copa CONSELHEIRO DO INTER e quase ganhou. Deve ter uma chance de se recuperar outra vez na Segunda, ou então estará fatalmente a caminho do amadorismo.
Quero dizer que, bem ou mal, o pessoal daqui costuma jogar fora goleiros com algum valor sem sequer dar oportunidades para que os mesmos sejam considerados para o futuro.
Creio que a historia do Pitol seja a melhor para ilustrar o fato. O cara sai daqui dispensado, vai atrás de trabalho, se acha em Recife defendendo o Náutico, patina uma vez, outra e é dispensado de novo e acaba no Xavante. Seria muito melhor pra carreira dele, por exemplo, ter sido emprestado no ínicio para um time como o próprio Brasil. Poderia ser observado de perto, tendo suas atuações analisadas e até receber apoio do próprio Grêmio no seu desnvolvimento mesmo jogando por outro clube.
E pra fechar, respondendo àquele que perguntou sobre o André:
André, ex-Inter, atualmente fecha o gol do Juventude e será peça chave para a manutenção do 'status' de Primeira do clube da Serra por mais um ano, e já são DOZE.
Fato que me impressiona já que em 94, quando acompanhava aos sábados à tarde pela RÁDIO CAXIAS 930 ou pela TV2 GUAÍBA as peripécias do time de Flávio, Itaqui, Laurinho e Mário na sua caminhada passo a passo rumo a Primeira, não imaginava que duraria muito na segunda, sequer pensava que subiria e que apenas faria bom papel para se manter no segundo nível.
Tinha a grana da Parmalat, mas já tem uns cinco anos que o Ju se sustenta sem ela e ainda assim se mantém na Primeira.
Saúdos, Vitor VEC
Saúdos especiais pela lembrança do nosso líder no Ranking de Entradas, já que Douglas participa com 200 escritos contra 50 dos outros três, nós - Antenor Édson e Vitor, somados.
Goleiraço !!!!
Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 20, 2006 1:55 PM
Na seleção, foi um mito, sem dúvida.
No entanto, por motivos mais do que conhecidos, tenho restrições quanto a sua participação em clubes, principalmente no Inter.
Costumam duvidar da minha sanidade quando afirmo que o maior goleiro que vi envergando a 1 do Beria Rio foi o paraguaio "gato" Fernandez.
Publicado por: Douglas Ceconello em abril 20, 2006 2:21 PM
Depois dessa eu não tenho dúvida nenhuma sobre a tua insanidade! Só falt dizer que o segundo melhor foi o Goycochea, e que o melhor do Grêmio foi o Eduardo Heuser.
Publicado por: Roger em abril 20, 2006 3:02 PM
Concordo plenamente; Gato Fernandez foi um dos maiores da história. Os penaltis pegos no grenal da Copa do Brasil de 92 garantiram um lugar na história.
Publicado por: Francisco em abril 20, 2006 3:03 PM
Aahahha q vergonha... vcs do sul tem mta inveja do tricolor paulista??? vai ver pq ganhamos muitas coisas em cima de vcs!!!
haha rogerio é o melhor do brasil, n tem discussão, alguem viu a final do mundial? ahh nem vo comenta
o cara ainda fala q darlei é bom.. ahha q vergonha de vcs
Publicado por: Caio em abril 20, 2006 4:06 PM
que feio talvez essa inveja seja rflexo da surra na libertadora o ano passado
Publicado por: Anonymous em abril 20, 2006 4:35 PM
Você entende de Futebol????
pra q time vc torce???
ah vc deve ser argentino...foi mal!!!
infelizmente pra vc é claro, o "mediano" Rogério Ceni é o melhor goleiro do brasil h...e além de tri da libertadores, somos tri mundiais!! coisas q nem um time do Paraná sonha ter....
Publicado por: eu em abril 20, 2006 4:41 PM
Caro amigo "eu", uma palavra do seu comentário foi retirada por ser ofensiva e não ter qualquer propósito.
Todas as manifestações são aceitas, desde que não ofendam os leitores. Só vale carrinho, xingamento não.
Publicado por: Editor em abril 20, 2006 4:50 PM
sobre seu boçal comentário sobre o Ceni...
Tem pessoas que não ganham nada durante a vida inteira... após 10 anos o cara conquistou o mundo (como titular, pq como reserva já havia vencido...).
Coisa que só 4 clubes conseguiram no Brasil...
A inveja é uma merda...
Publicado por: rafa em abril 20, 2006 4:59 PM
Pode-se pensar que falo do passado, mas faz parte da história do futebol:
Data: 19 de maio de 1981
Local: Estádio Morumbi
Um nome: BALTAZAR
Um grito que ecoa até hoje no estádio bandeirante: DALE, DALE, DALE GREMIO; NÓS SOMOS CAMPEOES!
Lembrar que isso faz parte da história e não se apagará, mesmo que alguns se esqueçam: NÃO TEM PREÇO.
Existem feitos no futebol que o dinheiro compra, para todos os outros existe o peso da camisa para a qual se torce.
Publicado por: Vitor VEC em abril 20, 2006 5:37 PM
São-paulino é chato em todo lugar.
Publicado por: Jones Rossi em abril 20, 2006 6:57 PM
Os torcedores do SPFC falam um monte do R.Ceni, mas qual leitor deste Blog se lembra que certa vez, ele acompanhado da advogada dos boleiros, Dra. Gislaine, apareceu com uma (falsa) proposta do Arsenal Inglês afim de pressionar a diretoria afim de um aumento (gordo) de salário.
Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 20, 2006 8:51 PM
Hum, mais ou menos como o Pipoca do Dagoberto, via Massa Sports? rs
Publicado por: Daniel em abril 21, 2006 3:16 PM
O Ministério das Telecomunicações devia proibir acessos a internet em São Paulo e no Paraná. Ou, ao menos, exigir que os "acessantes" fizessem uma prova de bom senso antes de navegar.
Será que os diletos estrangeiros não entenderam que esse blog é feito por pessoas que esquecem a burra agressividade que cerca talvez a maior rivalidade polarizada entre dois entes (no caso, Grêmio x Inter)? E que briguinhas tipo "o meu é maior do que o meu!" apenas desvalorizam o conteúdo altamente valorizado do site?
Um exemplinho: o Gauchão acabou em um final de semana desses aí. Num site que fosse mantido por um desses arigós de SP ou PR (ou os que postam aqui, não irei generalizar), teríamos uma infinidade de posts louvando até a belíssima atuação do Lipatin, como "homem de vestiário".
Graças a Deus, não vimos isso - mas sim apenas opinião, com cor clara, mas sem a agressividade e a paixão características. E isso é o que interessa.
Deixem os postantes opinarem. E chinguem-os pessoalmente, mas não encham o saco - literalmente - de quem acessa o site para informar-se e manter-se "opinativo", sem acessar os fóruns eivados de ódio que invariavelmente temos.
Que a ira dos deuses acompanhe os imbecis.
(PS: desculpa aí a defesa exagerada de quem nem conheço. No entanto, eu conheço a briga idiota que as duas torcidas do sul fazem, agressivamente, uma contra a outra - e é exatamente isso que vale a pena aqui, nesse blog: gremistas e colorados discutindo sem perder a razão. E f*** a paciência quem não entende isso...)
Publicado por: Jeferson em abril 21, 2006 6:18 PM
Então, meu caro Jeferson, troque o nome do Blog de "Impedimento", para Inter x Grêmio... pois pelas suas palavras, parece que discutir sobre outros times, me soa mais como um pano de fundo para uma discussão sobre Grenal.
Aliás, vc não entende nada de futebol, hein? rs
Publicado por: Daniel em abril 21, 2006 11:12 PM
Daniel,
Tu não entendeste nada. Leia umas quatro vezes até ver se cai a ficha.
E dispenso ironias palhaças sobre se entendo ou não de futebol, OK?
Publicado por: Jeferson em abril 22, 2006 6:19 PM
Ele até pode ser pipoqueiro, mas depois de apanhar tanto acho que qq um tira o pé da dividida, já que os juízes dão cartão só quando o cara sai de maca e olha lá. E respondendo à pergunta, é claro que a Massa Sports fez a cabeça do guri, bem como a de qualquer empresário, porque acho que o dinheiro que antes ia para os clubes, hoje vão na mão de empresários, que não abrem um clube pq sabe que não vale a pena ter um. E com essa proibição de acesso ne irei comentar, futebol é coisa para ser discutida, se o Blog fosse restrito aos clubes do RS, Argentina e Uruguai tudo bem, mas não, tanto que em outros Posts faço uma discussão e perguntas para saber e discutir o andamento do futebol em geral.
Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 22, 2006 6:52 PM
Em tempo, como o Post é "Vai que é tua, Taffarel!!!" ainda estou para ver um goleiro regular na seleção que nem ele.
Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 22, 2006 6:54 PM
Me lembrei de mais dois que fizeram história: Benitez, paraguaio, goleiro do Inter, e Rodolfo Rodrigues, uruguaio que defendeu o Santos. E para não dizer de nenhum goleiro brasileiro cito o Manga.
Publicado por: Fabricio Grzelak em abril 22, 2006 7:34 PM
Isoton (Juventude), Maizena (Inter), e Sidmar (Grêmio) mercem ser lembrados.
Publicado por: Fábio em abril 26, 2006 4:16 PM
pra mim ainda não apareceu
um substituto pra taffarel o
melhor goleiro do mundo
Publicado por: marcos alberto de assunção em junho 4, 2007 10:04 PM