« abril 2006 | Capa | junho 2006 »
Está no Aurelião, o grande.
Colorado:
É chegada a hora de abrir meu coração e explanar os motivos que me fazem não torcer pela seleção do Brasil há um bom tempo. Muitas vezes sou indiferente aos canarinhos, em algumas ocasiões sou contra, mas bem raras foram as partidas em que meu desejo de vitória apontou para os amarelos.
Há poucos minutos, Parreira anunciou o corte de Edmilson, que estaria lesionado no joelho direito. Mineiro, do São Paulo, ocupará seu lugar. Justa convocação, a do volante são-paulino. Provavelmente Galvão Bueno pressionou a comissão técnica para mandar Edmilson embora, já que ele deu uma chegada no Adriano durante os treinos, em uma clara tentativa de arruinar o "quadrado mágico".
Enquanto os outros representantes fazem amistosos decentes, o Brasil vai fingir que terá um jogo hoje à tarde. Sempre naquela conversinha de que "não precisamos enfrentar adversários mais fortes antes da Copa, eles podem jogar com mais virilidade". Balela, patuscada. Imaginem se o SporTV, que paga para cobrir até os suspiros da seleção, correira o risco de ver um amistoso disputado contra a Turquia terminar empatado. E pior: já pensou se ousam dar um carrinho no Ronadinho Gaúcho ou no Gordacho Nazário.
Jogo truncado esse de ontem, no Beira Rio. Dois times que entraram em campo sabendo que teriam dificuldades, que do outro lado estava um dos postulantes às primeiras posições. No seu ímpeto demoníaco, Abel mudou o time novamente, fazendo renascer um 3-5-2 similar ao que havia derrotado o São Paulo dias atrás.
"Um dia de cada vez". Foi o que se viu nas novelas e nas 'campanhas de cidadania' da Globo; é assim como deve se comportar um alcoólatra para largar seu vício. O técnico do Grêmio deve estar frequentando o grupo que se reúne toda 2a.-feira na igreja do Menino Deus ou na da Medianeira. "Um objetivo de cada vez", "Vamos pensar em um jogo de cada vez", repete o treinador como um mantra.
Ele pode ser considerado o último grande jogador do futebol uruguaio, alcançando tal condição justamente quando os charruas começavam a entrar em uma grande cirse técnica. O estilo altamente técnico e acadêmico transformou "el Príncipe" num dos maiores jogadores sul-americanos em todos os tempos.
Sem dúvida, o campeonato mais relevante em curso no Brasil é a Segundona Gaúcha, que teve seu octogonal final iniciado na quarta-feira. Os times jogam entre si em turno e returno, somando 14 rodadas. Os dois primeiros passam à divisão principal. Se Inter B ou Juventude B ficarem nas primeiras colocações, a vaga passa automaticamente à equipe seguinte na tabela.
Pela primeira vez no Brasileiro, todos os gaúchos venceram. O Inter bateu o Corinthians por 1 a 0 num jogo que alguns quiseram transformar em revanche, mas sua importância está bem distante daquele assalto do ano passado. O Grêmio venceu o time do Delegado Lopes por 2 a 0. Não vi o jogo, mas pelo que ouvi foi com uma naturalidade que ninguém poderia prever. Pelo compacto dos lances, poderia até ter feito mais. Com a vitória, saiu do rebaixamento e empurrou os dois paranaenses para lá.
Descobrimos os reais motivos que levam o notório Vitor Vecchi a manter laços com o Juventude, inclusive comparecendo a jogos e investindo no clube, como ele mesmo explanou dia desses.
Ia escrever uma coluna para o Impedimento. Não vou. Não vale a pena. Não tenho NADA a dizer sobre futebol. É o mesmo de sempre. Time bom, elenco estelar de salários astronômicos e um técnico que não vale o que come. Abel Braga devia ser a inovação: ser demitido após uma vitória como esta, magra, sobre um time inexistente como o Corinthians desfalcado de hoje. Pareceu o castigo: "vocês vão ganhar, mas todo mundo vai saber que é do time reserva". E ainda foi sofrido, foi chorado. Vi muitos jogos de gauchão muito melhores. Enfim, o futebol não valeu a pena. Vamos à egotrip.
Selvageria e ritos pagãos invadem Weggis
Onde está a cobertura da preparação de Equador e Paraguai na mídia esportiva brasileira?
Essa rodada começou movimentada. Dos primeiros colocados, apenas o Santos não venceu: empatou com o Flamengo na estréia do mais novo interino da Gávea. O Cruzeiro lascou 5 a 1 na Ponte, enquanto o São Paulo fez 4 a 1 e mostrou ao Tite que ele terá de usar bem mais do que verborragia para fazer do Palmeiras algo semelhante a um time.
Com o campeonato em andamento, mas quase parando em razão da Copa, finalmente as cabeças dos técnicos começaram a rolar. Para alguns times isso não será suficiente. Melhor seria deixar o técnico e substituir o plantel. Bem poucos destaques individuais, razoável presença de público.
Não há nada mais estúpido no futebol mundial do que essas recomendações para a arbitragem no que se refere a pênaltis. Conceder pleno poder a um juiz para dar um cartão amarelo por suposta encenação de penalidade ou mandar voltar uma cobrança porque o goleiro adiantou-se é uma bobagem sem precedentes.
Alguém ainda lembra que, para as estatísticas, o Grêmio foi o primeiro líder do campeonato? Pois é, 'Síndrome de Ponte Preta' aqui pros lados do Olímpico.
Já percebemos que um formato tático está ganhando adeptos e se espalha pelo país a partir de Pelotas.
Se trata do tão apropriadamente denominado pelo Antenor: 'Império do Contra-Ataque'.
Neste fim de semana vimos o Vasco encarar 'Nilmarito', no papel do pré-Jedi-adolescente-Skywalker, fazendo a Estrela da Morte de Eurico Miranda implodir.
Os caraqueños conquistaram sua oitava estrela ao bater o Maracaibo por 3 a 0, ontem, no Estádio Nacional Brígido Iriarte. A primeira partida havia sido 1 a 1. Carpintero (duas vezes) e Alejandro Guerra marcaram os gols que garatiram o título.
A equipe do técnico Gerardo Martino bateu o Olimpia por 3 a 1 e encostou nos líderes Cerro e Tacuary. Os gols foram marcados por Rodrigo López, Javier Villarreal e Juan Samudio. Edgardo Simóvic anotou para o Olimpia.
Era de se esperar que o Inter perdesse sua invencibilidade no Beira Rio qualquer hora dessas, mas quem conhece o clube sabe que isso teria de acontecer com um clube menor. Certamente não perderia para São Paulo, Cruzeiro, Santos, sei lá. Se não fosse contra o Figueira, seria contra Paraná, Santa Cruz ou Fortaleza.
São Paulo, Praça da República. Domingo, 14 de maio, 20 horas.
Não, não vou começar um rap a la 'Diário de um detento'.
Mas devo contar das coisas que vi e ouvi nas 30 horas que fiquei na capital dos paulistas este final de semana.
Por que diabos os jornalistas esportivos têm que torcer de forma descarada para um time além-mar apenas porque esse conta com jogadores braslieiros? Demência, eis a resposta.
Quando a gente tenta vislumbrar algum futuro para o futebol carioca, a notícia: ladrões arrombaram um escritório dentro do estádio São Januário e levaram toda a renda do clássico de ontem entre Fluminense e Vasco.
Per Josep, per Montserrat, per Maite, per Manolo, per tota la gent dels Martinez de Girona.
Saluts, Vitor VEC
O Clausura acabou no último fim de semana. O Boca já era campeão, mas a derradeira rodada serviu para definir os classificados para a Libertadores e Sul-Americana de 2007 e também para confirmar quem caiu e quem disputará a repescagem.
Repórter: "Nesses tempos de tecnologia, o Renato Gaúcho não usa radinho ou comunicador. Fica ali solitário, só de vez em quando desabafa para alguém do banco de reservas".
Com a lista dos jogadores chamados pelo técnico Luis Fernando Suárez, fechamos os elencos dos quatro selecionados sul-americanos que estarão na Copa. A convocação aconteceu em 9 de maio. Ao contrário do que ocorre com Brasil, Argentina e Paraguai, a maioria dos jogadores atua no Equador.
É só pra dizer o quão lamentável é aquele programa do Galvão Bueno no SporTV. Ele e o ex-ladrão Arnaldo César ficam duas horas no seu rito de acasalamento e os convidados totalmente constrangidos. Daí aparece um qualquer e toca uma porcaria de música. Definitivamente, uma palhaçada.
Foram convocados ontem os jogadores que defenderão a albirroja na Alemanha. Sem muitas surpresas. Apenas cinco atletas requisitados atuam no Paraguai. Uma infinidade, se compararmos ao Brasil.
Entre os convocados para o Mundial, a grande surpresa foi o atacante Julio Cruz. Quanto aos atletas que estavam na expectativa, Rodrigo Palacio, Oscar Ustari e Pablo Aimar foram chamados. Germán Lux, Martín Demichelis, Sergio Agüero, Samuel e Javier Zanetti assistirão a Copa em suas poltronas preferidas.
A Sra. Parreira tem uma vida tranqüila. Sua convivência marital nunca é abalada por transtornos, os menores que sejam. Ela sabe que Carlos Alberto acorda às 8h para ler os jornais, tem noção de que o café dele tem que estar sempre quente. A primeira dama do futebol nacional sabe que Carlos chegará em casa pontualmente às 19h30 e uma hora depois estará à mesa clamando pelo jantar. Esse é Carlos Alberto, um homem sem sobressaltos, sem surpresas. A Sra. Parreira continua não tendo com que se preocupar. A julgar pela convocação da seleção, sua agradável rotina familiar nunca correrá perigos.
Revelado pela Universidad de Chile, Salas foi o grande destaque chileno na Copa da França, marcando 4 gols nas 4 partidas de la Roja, que caiu nas oitavas-de-final ao perder de 4 a 1 para o Brasil. Em parceira com Ivan Zamorano, formou um dos melhores ataques da história da seleção nacional.
Morte no campo
Abdón Porte defendeu a camisa do Nacional do Uruguai durante mais de duzentas partidas, ao longo de quatro anos, sempre aplaudido, às vezes ovacionado, até que sua boa estrela apagou.
Boa vantagem a conseguida pelo Libertad, em Nuñes. Mas o River não está morto, como bem sabem os corintianos. Nessas partidas de ida, o time mandante que conseguiu o melhor resultado foi o Estudiantes que, paradoxalmente, é o que tem menos chances de passar por ser o mais fraco. No carnaval carioca em que se transformou a Copa do Brasil, o Flamengo está próximo da final, mas confio que o Ipatinga dê seqüência à série de maracanazos interioranos que vimos nos últimos anos.
Em Quito, a LDU virou pra cima do Inter. Jogo equilibrado e corrido, com chances para os dois lados. E assim os colorados ainda estão vivos, apesar da altitude, de Abel e de Michel. O Estudiantes foi fiel ao seu retrospecto de ganhar quando a peleia já está no filtro do cigarro. Nesse momento, a bailarina imprensa paulista está reclamando da violência pincha.
A interrupção do Campeonato Brasileiro e da Libertadores devido à Copa do Mundo (enquanto a maior parte dos demais campeonatos apresenta um calendário coerente), dificulta qualquer tentativa de profecia. Mas para manter a tradição, não podemos deixar de dar alguns pitacos.
Razoável esse filme Garrincha - estrela solitária. Obviamente, devemos considerar que nenhum ator brasileiro sabe atuar e que todas as produções cinematográficas do Brasil são desprezíveis, mas o simples fato de ser fiel ao livro de Ruy Castro torna o troço assistível.
Supone ser la expresión del destino, que traducido del Corán árabe sonaría como 'ESTABA ESCRITO'. No solo algo generado por Dios, sino de ser una cosa del destino, de que todos ya deberían saber puesto que, en algún lugar, ya estaba escrito.
No se trata del petróleo de Bolívia ni de la respuesta de Irán al Occidente, hablamos aquí de fútbol, y en especial de la
LIBER DE AMÉRICA!
Solidariedade aos irmãos excluídos da América do Sul. Perdidos e próximos a uma terra distante, onde agarra-se a bola com as mãos para depois correr desenfreadamente, os mexicanos iniciam a fase de semifinais do campeonato nacional na próxima quarta-feira, com Toluca x San Luis. O jogo da volta acontece no sábado. Na outra chave, Chivas e Pachuca decidem uma vaga na decisão com jogos na quinta-feira e no domingo.
Ao bater o Independiente por 2 a 0, o Boca conquistou seu 22º título na era profissional do futebol argentino. Palacio e Palermo marcaram os gols que garantiram o caneco para os boquenses, iniciando a festa que saiu pelos portões do estádio Libertadores de America e tomou conta do país.
Na Copa de 1998, formou com Ayala uma dupla de zaga de respeito. O Paraguai foi eliminado pela França nas oitavas-de-final, com gol na prorrogação, mas a imortalidade de Gamarra em Mundiais estava garantida. Nas suas quatro partidas pelo torneio não cometeu nenhuma falta. Mais do que isso, na partida em que a seleção guaraní foi eliminada, jogou boa parte do tempo com o ombro deslocado, arrastando um braço inerte.
Os confrontos pela Libertadores já têm dia, hora e local determinados. Como já era esperado, as partidas de ida ocorrem antes da Copa e as de volta acontecem depois do Mundial. O São Paulo está pressionando a Conmebol para que as duas partidas sejam jogadas depois do torneio na Alemanha, mas não terá sucesso.
Carlos Alberto, antes do jogo: "o River para mim nunca foi bicho papão, eu não estou nem um pouco preocupado com eles". Carlos Alberto, depois do jogo, bem depois do jogo, lá pelas duas e meia da madrugada, tentava deixar o Pacaembu enquanto um turba furiosa aguardava a sua saída.
Tentando amenizar a recente negligência quanto às disputas nacionais do continente, eis um breve panorama de quatro torneios. Huachipato lidera no Chile, enquanto America e Pasto infiltraram-se entre os oito primeiros na Colômbia. No Uruguai, o Nacional alcançou a ponta aos vencer o River Plate. No Apertura paraguaio, Tacuary e Cerro estão na frente.
São Paulo, Inter e Vélez obtiveram a vaga na próxima fase da Libertadores. Jogos tensos e árbitros loucos marcaram os confrontos de quarta-feira.
Podemos dizer que a Copa do Brasil chegou no ponto em que realmente começa a ter graça. É bom que os clubes aproveitem a facilidade da competição nessa edição. Em 2006, a mamata acaba: as equipes que estiverem na Libertadores passarão a disputar o torneio também. Hoje e amanhã serão definidas as vagas para as semifinais.
Deu a lógica nos confrontos de ontem pelas oitavas-de-final da Libertadores. A Liga de Quito venceu por 1 a 0 o Atlético Nacional, na Colômbia, fazendo 5 a 0 na soma dos dois jogos. O Chivas foi derrotado por 3 a 1 pelo Santa Fe, mas garantiu a vaga porque havia vencido por 3 a 0 no México.
Bem que Abel Braga poderia utilizar aquela jogada ensaiada do Fortaleza com o Michel. Quem sabe ele é chutado por alguém e descansa uns tempos.
Sim, buscando entrar no mercado paulista 'por cima', tomei minha primeira atitude semelhante aos mais famosos do meio esportivo de lá.
O Boca precisa apenas ganhar do Independiente, na próxima rodada, para conquistar o Clausura argentino. Nesse fim de semana a equipe de Basile meteu 4 no Estudiantes e foi beneficiada pelo empate em 3 a 3 entre River e Gimnasia, em La Plata. Insúa (duas vezes), Palacio e Barros Schelotto marcaram para os xeneizes.