« Náutico assume a ponta na Série B | Capa | Brasil x Argentina nas oitavas da Sul-Americana »
Hoje à noite, no Morumbi, xeneizes e tricolores brigam para incrementar sua já vasta história de conquistas continentais. Se vencer, o Boca torna-se o maior ganhador de títulos internacionais do futebol mundial.
Caso fature a Recopa, o time da Bombonera conquistará seu 16º caneco além das fronteiras argentinas e ultrapassará Independiente, Milan e Real Madrid, todos com 15 conquistas. Portanto, em caso de triunfo, o clube boquense será o legítimo Rey de Copas, ainda que tenha duas Libertadores a menos que os diablos de Avellaneda.
Além disso, é a despedida de Coco Basile, que cederá o comando técnico para Ricardo Lavolpe. A principal mudança no time é a volta do lateral direito Ibarra, recuperado de lesão. Dessa forma, Calvo vai para o banco.
Para o São Paulo, o subtítulo do post poderia vir em forma de tango: Por una cabeza, que será a de Muricy Ramalho em caso de derrota
O São Paulo, que briga pelo seu 12º título internacional, tentará vencer a recente má fase e a desconfiança da torcida. Uma boa atuação e a conquista da Recopa podem embalar o time para disparar na ponta do Brasileiro. Durante conversa no CT da Barra Funda, os jogadores prometeram a Muricy vencer os argentinos hoje e o Inter no domingo. A principal dúvida são-paulina está no ataque: Aloísio, Thiago e Leandro brigam por duas vagas.
Ontem, a diretoria do São Paulo finalmente acertou-se com aTyC (Torneos y Competencias), e o jogo terá transmissão pela TV. A negociação foi intermediada pelo presidente da Conmebol, Nicoláz Leoz. Record, ESPN e Sportv garantiram os direitos.
Confira abaixo as escalações e os títulos internacionais de cada clube.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Escalações
São Paulo: Rogério Ceni; Alex Silva, Fabão, Edcarlos e Richarlyson; Josué, Mineiro, Lenilson e Danilo; Aloisio e Thiago. Técnico: Muricy Ramalho.
Boca Juniors: Aldo Bobadilla; Hugo Ibarra, Daniel Díaz, Claudio Morel Rodríguez e Juan Krupoviesa; Pablo Ledesma, Fernando Gago, Neri Cardozo; Guillermo Marino; Rodrigo Palacio e Martín Palermo. Técnico: Alfio Basile.
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia).
Estádio: Morumbi
22 horas
Títulos internacionais
São Paulo
- Mundial Interclubes: 2005, 93 e 92
- Libertadores da América: 2005, 93 e 92
- Supercopa da Conmebol: 96
- Recopa Sulamericana: 94
- Copa Conmebol: 94
- Recopa Sulamericana: 93
- Supercopa da Libertadores: 93
Boca Juniors
- Mundial Interclubes: 1977, 2000 e 2003
- Copa Libertadores da América: 1977, 1978, 2000, 2001 e 2003
- Supercopa: 1989
- Copa Sul-Americana: 2004 e 2005
- Recopa Sul-Americana: 1990 e 2005
- Copa Master: 1992
- Copa de Oro Nicolás Leoz: 1993
ignorancia futebolistica, mas o que são/foram essas duas últimas, copa master e copa de oro NL? me cheira a algo como TORNEIO DA FESTA DA UVA, sei lá...
Publicado por: zeh em setembro 14, 2006 12:58 PM
Copa Master era a Supercopa da Supercopa (só campeões da Supercopa disputavam; na época deste título, eram 4. Foi jogada uma ou duas vezes).
Copa de Oro, essa realmente me fugiu...
Publicado por: Francisco em setembro 14, 2006 1:04 PM
Copa Master era a Supercopa da Supercopa (só campeões da Supercopa disputavam; na época deste título, eram 4. Foi jogada uma ou duas vezes).
Copa de Oro, essa realmente me fugiu...
Publicado por: Francisco em setembro 14, 2006 1:05 PM
Pois é, Zeh, também achei estranho quando vi isso tempos atrás.
A Copa Master de 1992 envolveu os vencedores da Supercopa Libertadores de 1988 a 1991, que eram Boca, Olimpia, Racing e Cruzeiro. Na final, os xeneizes bateram o Cruzeiro por 2 a 1. Portanto, era uma espécie de Recopa mais difícil.
A Copa Oro foi disputada de 1993 a 1996 e envolvia os campeões da Libertadores, Supercopa, Conmebol e Copa Master do ano anterior. Uma Copa de respeito, portanto.
Em 1993, jogaram Boca, São Paulo, Cruzeiro e Atlético. Na final, o time da Bombonera bateu o Galo por 1 a 0 na Argentina, após empatar em zero no Mineirão.
Em suma, acho que devem ser consideradas, apesar de estarem guardadas nas mais escuras gavetas da memória. shrgs
Publicado por: Douglas Ceconello em setembro 14, 2006 1:23 PM
O Independiente considera também entre seus títulos duas copas pan americanas, que eram o confronto entre o vencedor da Liber e o vencedor da Concacaf. Aqui não se conhece muito destes torneios porque a mídia ainda vem com o papo de que ''a sul americana não vale nada'', então imagina estes que nenhum brasileiro ganhou.
Publicado por: Francisco em setembro 14, 2006 2:00 PM
aaaaah, bueno. afudê, eu diria.
¡vale!
Publicado por: zeh em setembro 14, 2006 2:45 PM
Era a Copa Interamericana entre campeoes de Liber e Concacaf.
Não lembro, mas creio que o Gremio nao encarou esta disputa.
Mas a competição nunca foi levada muito a serio. A disputa ocorria quando os clubes se puxavam, nao teve muitas edições e muito menos regularidade.
Publicado por: Vitor VEC em setembro 21, 2006 6:47 PM
O Grêmio venceu o Campeonato Interamericano de 1983, depois de derrotar o América MEX por 6x5 nos pênaltis, após um empate no tempo normal em 2x2. esta partida aconteceu em 13/12/1983, no Coliseu de Los Angeles, dois dias depois da conquista do mundial em Tóquio. A Copa dos Campeões da Concacaf atrasou seu cronograma por causa da instabilidade política e econômica em vários paises da América Central. Naqueles anos (1980 a 1990), algumas equipes desistiram de participar deste torneio por conta da falta de segurança em especial em El Salvador, Guatemala e Honduras onde os focos guerrilhiros eram mais constantes. Assim não é de se estranhar que a Copa da Concacaf que em princípio deveria estar finalizada em novembro só fosse concluída em janeiro e fevereiro de 1984, com a vitória do Atlânte MEX sobre o Robim Hood do Suriname. A Concacaf e a Federação de Futebol dos Estados Unidos tinham a intenção de realizarem a final interamericana como uma forma de promover o futebol na América, num primeiro momento para as Olimpíadas de Los Angeles. Todavia, o interesse principal era a indicação americana para sede do mundial de 1994. Os empresários americanos já tinham demonstrado interesse em trazer o mundial interclubes para Los Angeles em 1980, mas perderam a concorrência para os japoneses. Assim a final interamericana ia ao encontro das vontades da Concacaf, que pretendia aproveitar a presensa tricolor na final do mundial de Tóquio, para disputar o titulo das Américas, visando também uma reaproximação com a Conmebol com a qual as relações estavam conturbadas desde a desistência da Colômbia de sediar a copa do mundo de 1986, e o México havia sido o substituto. Como se sabe, naquele tempo, para se ir ao Japão se fazia uma escala em Los Angeles tanto na ida como na volta. Mas existia o problema de se escolher um representante da Concacaf. A escolha do América MEX, foi feita com base no desempenho internacional da equipe em uma vitoriósa excursão mundial realizada entre julho e agosto de 1983, na qual o time venceu vários torneios internacionais na Coréia do Sul, Polônia, El Salvador, Estados Unidos e o Troféu Vindima na Espanha. De todas estas conquistas a mais importante foi a TAÇA DAS NAÇÕES DA AMÉRICA, disputada no Coliseu de Los Angeles em julho, pois se trata de uma competição oficial organizada pela Concacaf em parceria da USSF e da CSA. Com base nestas conquistas em especial a da Taça das Nações EUA, é que o América MEX foi indicado para representar a Concacaf na final interamericana, que colocou em disputa o troféu COPA LOS ANGELES / TAÇA PAN-AMERICANA, uma homenagem a cidade sedes dos jogos Olímpicos de 1984.
Publicado por: claus farina em maio 7, 2007 3:37 PM
Claus Farina, favor contatar meu email. Estou fazendo fazendo, junto com o museu do grêmio, um dossiê sobre a taça Interamericana de 1983.
Publicado por: Gremista em junho 12, 2007 4:14 AM
Boa noite Claus!
Muito bom este seu email, pois assim vc está relembrando mais uma conquista internacional do Grêmio que por ora estava meio que esquecida, ainda mais neste momento em que os colorados estão a se gabar da sua "Triplice Coroa Internacional" e, em sendo assim podemos igualmente nós gremistas dizer que temos uma "Triplice Coroa Internacional" e, além de podermos dizer que conquistamos também este título mais uma vez antes deles, foi ainda conquistada no mesmo ano vigente, coisa que eles só conseguiram no ano seguinte(2007).
Pois bem, parabéns então por essa sua lembrança, ainda mais em um momento desses.
Abs.
Rogélio
Publicado por: Rogélio em junho 12, 2007 7:20 PM
Fala Claus ótima colocação, parabéns.
Não podemos esquecer desta conquista, uma disputa honrada, unificando o título das américas e não só fazendo uma disputa tipo tira-teima com os mesmos países sul americanos que é a Recopa!
Publicado por: Leo Gomes em junho 12, 2007 9:59 PM
Por que o Inter não aceitou a prposta do América do MEX de jogar a Interamericana em Los Angeles depois do mundial?
Publicado por: Luis Carlos em julho 6, 2007 1:26 PM
Por que o Inter não aceitou a proposta do América do MEX de jogar a Interamericana em Los Angeles depois do mundial?
Publicado por: Luis Carlos em julho 6, 2007 1:26 PM
Por que o Inter não aceitou a proposta do América do MEX de jogar a Interamericana em Los Angeles depois do mundial?
Publicado por: Luis Carlos em julho 6, 2007 1:26 PM
Clauss farina para historiador tu não serve.
Agora pra inventar histórias tu é bem bom.
Vai ser escritor de ficção.
Publicado por: João Carlos Furtado em setembro 25, 2007 2:07 PM
Clauss farina para historiador tu não serve.
Agora pra inventar histórias tu é bem bom.
Vai ser escritor de ficção.
Publicado por: João Carlos Furtado em setembro 25, 2007 2:21 PM
João carlos furtado passa no memorial do Grêmio para conversarmos pessoalmente. Claus Farina historiador.
Publicado por: Claus Farina em setembro 26, 2007 3:25 PM
Mais um detalhe meu caro joão carlos sou historiador de fato e profissão com pós em história ibero-americana e história social do futebol falou? Abraços Claus Farina historiador
Publicado por: Anonymous em setembro 26, 2007 3:29 PM
Mais um detalhe meu caro joão carlos sou historiador de fato e profissão com pós em história ibero-americana e história social do futebol falou? Abraços Claus Farina historiador
Publicado por: Claus farina Historiador em setembro 26, 2007 3:30 PM
o gremio tem outra triplice coroa em 1996, quando ganhou a Recopa, Brasileirão e Gauchão!
Publicado por: leandro em fevereiro 2, 2008 8:12 AM