« Universitario assume a lidernaça no Peru | Capa | LOTECA - PROGNÓSTICOS DO CONCURSO 232 »
Reunião de pauta da última terça-feira levou-me à reflexão. Vejam:
SONIC CAXIENSE
Em mais uma subida à Serra no feriado de 7 de setembro, lembrei do fenomenal porco-espinho da infância, que recolhia esmeraldas para derrotar o malvado Robotnik.
Em busca das esmeraldas, me atirei pela segunda vez até Caxias para acompanhar o trabalho dos abnegados dirigentes do representante do interior.
Olha, se vê nitidamente que o pessoal se esforça mesmo. Corre pra lá e pra cá, gastam tempo e dinheiro pendurados nos celulares durante o domingo todo. Pra compor toda a receita do futebol, o Ju onta om uma infinidade de patrocinadores médios da região. Esqueci o número, mas são perto de 30 entre indústrias de metal-mecânica, moveleiras e alimentícias, sem esquecer da FOX HOME VIDEO, que é a principal marca e que obriga a André, por exemplo, a fardar-se de GARFIELD 2.
Houve uma crise provocada por reclamações de alguns jogadores; o salário de julho ainda não tinha sida pago. O presidente foi até a Europa receber uns trocos por empréstimos e cedências de jogadores para o mercado europeu (Espanha, Portugal e Turquia) - lá também se dá calote, como não? A receita da viagem deve ser suficiente para melhorar a situação, mas não deve resolvê-la. Para isto, o árduo trabalho de garimpagem continuará.
Bem ou mal, o time porta uma decente posição de metade da classificação, oscilando entre 'mais acima' quando joga em casa e 'mais abaixo' quando joga fora. Pra não se complicar, seria bom trazer uns pontinhos de longe. A começar pelo Recife contra o ZUMBI da primeira, o já morto Santa Cruz, q.e.p.d.
Como começa? Quando acaba?
E algumas semanas atrás descobrimos a pindaíba em que vive o outrora glorioso Abigail, atleta colorado do Rolo dos anos 40.
Foi o fato desta ter caído desacordado em plena rua, e consequentemente ter sido levado ao Hospital de Pronto Socorro, que fez com que todo o universo esportivo porto-alegrense soubesse da vida atual de uma pessoa que já estava considerada lenda.
E que a maioria sequer sabia que ainda era vivo.
Pra quem não conhece, ele fez parte de uma das maiores equipes da história do futebol, e tenham certeza que isto não é um exagero. Lástima que ainda não era praxe disputar as copas continentais e os amistosos resumiam-se a excursões curtas pela América do Sul.
Numa tarde dos anos 50, a Bombonera conheceu o GRÊMIO FOOT-BALL PÔRTO-ALEGRENSE. Resultado da partida: Boca 1-4 pro time de Ênio Rodrigues, Aírton, Ortunho, Milton, Gessy, Juarez e cia. Mas isso já é outra história e eu estou divagando demais pela memória adquirida através dos relatos dos parentes mais velhos e mais próximos como o pai gremista e o tio colorado.
Estes acasos da vida fizeram com que eu conhecesse Carlitos - não o Tevez, não o Gardel -, outro integrante daquele time, entrou pra história com aquele que ficou conhecido como o 'Gol Inclinado'. Aconteceu nos Eucaliptos; era um Gre-nal, alguém lançou a bola do meio-campo, ela subiu paca e na corrida, sem ver direito de onde ela vinha, Carlitos se colocou inclinado na entrada da pequena área e torceu pra que a bola encontrasse o seu corpo e estrasse. E é dos gols e das história mais tradicionais e folclóricas do clássico. Se não tivesse a foto pra comprovar, um ou outro por aí diria tratar-se de uma mentira, mas não é.
Antes que a memória seja comida pelos vermes junto com o resto do corpo, um final de vida decente é devido a este e a todos os outros grandes da história do futebol.
SELEDUNGA
A nova lista do capitão traz como maior novidade Lucas, 8 do Grêmio, cujas atuações já despertaram o interesse do Atlético de Madrid. A proposta, em torno de 4 milhões de euros, foi considerada pequena para o valor do jogador.
Dunga citou o outro guri do Grêmio de 2005, Anderson, que agora veste o azul e branco do Dragão portuense. Está para ser chamado, mas para evitar muitas novidades de uma vez só, o técnico disse que preferiu deixar Anderson para a próxima convocação. Até porque os próprios 'consagrados' da lista também são muito 'verdes', à exceção de um Kaká ou um Lúcio.
Outras novidades são o goleiro Hélton (não deve voltar a ser convocado, não tem qualidades) e os laterais Adriano e Daniel do Sevilla (o time estará muito orgulhoso de ver seus dois titulares convocados na posição de excelencia do país).
E a legião do frio se mantém inabalável na seleção. Elano, Vagner Love, Daniel Carvalho e Dudu Cearense continuam na festa.
A merda toda é saber que este barulho todo pela convocação é para um simplório e medíocre amigável contra o sofrível Kuwait.
A lista completa:
Goleiros
Gomes (PSV Eindhoven); Hélton (Porto)
Laterais
Maicon (Inter Milão); Daniel Alves (Sevilla); Adriano (Sevilla); Marcelo (Fluminense)
Zagueiros
Lúcio (Bayern Munique); Luisão (Benfica); Juan (Bayer Leverkusen); Alex (PSV Eindhoven)
Meio-campistas
Lucas (Grêmio); Dudu Cearense (CSKA Moscou); Gilberto Silva (Arsenal); Edmílson (Barcelona); Kaká (Milan); Elano (Shakthar Donetsk); Ronaldinho (Barcelona)
Atacantes
Vagner Love (CSKA Moscou); Rafael Sobis (Betis); Robinho (Real Madrid); Daniel Carvalho (CSKA Moscou); Fred (Olympique Lyon)
...
Não farei mais como deveria fazer as últimas considerações sobre o Mundial-06. Já se passaram dois meses da final e não cabe mais fazê-las.
Não direi que Zagallo por dentro torcia mesmo era pela Itália, a 13ª do ranking da FIFA naquele já distante junho/06.
Saúdos, e ainda se secando, Vitor VEC
Li pq costumo ler e gostar deste blog, mesmo sendo portugues, e havendo coisas que a mim me passam ao lado pq que em futebol brasileiro tenho um conhecimento bem menos que todos vcs, é verdade que aprecio a maneira como falam de futebol.
sobre a SELEDUNGA há 1 aspecto que não estou de acordo, e penso q neste caso eu tenho o mesmo conhecimento de vcs, dado que acompanho e vibro com o futebol do meu país.-portugal.
sou sportinguista e odeio o fcPorto, mas nao consigo achar o Helton sem qualidade, antes pelo contrário.
Quanto ao Andersson...ele é um fenomeno, joga muito aquele puto, meu deus. se continuar assim em janeiro está em barcelona! e só tem 17 anos, é incrivel!
Publicado por: duarte em setembro 21, 2006 9:39 PM
Sem dúvida, o Anderson promete mesmo ser a sequencia do Ronaldinho.
Claro que as semelhancas de ter saido daqui do Gremio e ser chamado desde sempre para as seleções de base do país podem confundir as cabeças de alguns.
Quero dizer que eles sao diferentes, ate porque um é destro e outro canhoto; mas nao da pra negar que vai ser grande no mundo da bola.
Na decada passada, Helton se apresentava por aqui com a malha do Vasco da Gama, chegou a ser campeao, mas nao da pra considerar que seja grande coisa.
Ele tem é sorte de jogar no Porto.
Só mais uma coisa, ja sao 2 da madrugada. Vai já a dormir, ó pá!
Publicado por: Vitor VEC em setembro 21, 2006 9:48 PM
ahahah, bááá tu sabí falá portugues ;)
tou com insónias pá!
olha que o Helton é bom.
Publicado por: duarte em setembro 21, 2006 9:59 PM
Certa feita veio o Saramago, logo de ganhar o Nobel, para receber o Honoris Causa da UFRGS daqui.
Começa o hino e eu do meu canto canto:
"Heróis do mar, nobre povo. Nação valente e imortal...."
Ao final uma guria estudante de Direito se volta para mim e pergunta, bem deste jeito que tu descreve:
"bááá. tu éé portugueis"
No final, e como sempre, não peguei. A vida segue, como sempre também.
Publicado por: Vitor VEC em setembro 22, 2006 12:03 AM
além do glorioso kuwait, a seledunga ainda enfrenta o menos sofrível equador. é bem o tipo de seleção que se usa pra testar lucas, hélton, maicon, adriano e gente desse naipe.
Publicado por: m em setembro 22, 2006 10:42 AM
Discordo.
Elano, Daniel Carvalho e 'gente desse naipe' foram testados ao enfrentar Noruega e Argentina, incomparáveis com Kuwait e Ecuador.
O nome dos convocados não é o ponto a ser focado. Dudu Cearense, Maicon e outros estão reaparecendo depois do fiasco do pré-Olímpico 2004, e tiveram grau de dificuldade bem maior.
Kuwait definitivamente não é parâmetro para jogador algum da seleção, isto é voltar às velhas práticas como jogar contra Hong Kong e/ou o combinado do cantão de Lausanne.
Publicado por: Vitor VEC em setembro 22, 2006 11:31 AM
é indiscutível que não há outra razão para um brasil x kuwait que não envolva petrodólares.
por sua vez, o equador não é exatamente INCOMPARÁVEL à noruega, não vejo tanta diferença entre os dois. acho que ele viu uma boa oportunidade pra extravagâncias contra o escrete de aguinaga - assim como as convocações de vagner, jonatas, fábio e morais (na minha opinião, gente que não tem naipe pra seleção brasileira) para o amistoso contra a seleção nórdica.
pelo menos dessa vez ele concentrou o exercício de criatividade nas laterais, posição que é território de ninguém e tem mais é que ser alvo de muitas experiências mesmo.
Publicado por: m em setembro 22, 2006 12:25 PM
é indiscutível que não há outra razão para um brasil x kuwait que não envolva petrodólares.
por sua vez, o equador não é exatamente INCOMPARÁVEL à noruega, não vejo tanta diferença entre os dois. acho que ele viu uma boa oportunidade pra extravagâncias contra o escrete de aguinaga - assim como as convocações de vagner, jonatas, fábio e morais (na minha opinião, gente que não tem naipe pra seleção brasileira) para o amistoso contra a seleção nórdica.
pelo menos dessa vez ele concentrou o exercício de criatividade nas laterais, posição que é território de ninguém e tem mais é que ser alvo de muitas experiências mesmo.
Publicado por: m em setembro 22, 2006 12:26 PM
Argentina x Ecuador
acompanhado de
Noruega x Kuwait
Aí sim voltamos ao meu ponto, incomparáveis.
Publicado por: Vitor VEC em setembro 22, 2006 1:20 PM