« Botafogo e Fluminense mereciam ficar fora | Capa | São Paulo abre vantagem, Grêmio sobe para segundo
Cruzeiro e Fluminense voltam a vencer »

setembro 16, 2006

Teoria sobre argentinos nas decisões

Vocês repararam, mais uma vez, como os jogadores do Boca se portaram tranquilamente frente à final da Recopa? Tudo bem, não é o título mais importante do mundo... mas puxem na memória momentos decisivos envolvendo times argentinos.

Eles fazem o adversário entrar naquele jogo emocional tipicamente argentino, mas mantêm a calma! E quando o adversário se desestabiliza, eles fazem um, dois, três gols e matam a partida. Me parece que isso tem muito a ver com a forma como os jogadores lidam com a pressão da decisão.

Aí vem a minha teoria: no Brasil, ser vice é um absurdo. No futebol, a cornetagem é forte - como exemplo cito o Tevez, ídolo da torcida num ano e atacado em seu carro (onde levava mulher e filha, bebê de colo) pela mesma torcida. Os brasileiros jogam com toda a pressão de defender uma grande equipe MAIS a pressão de não poder errar.

Os argentinos, como recebem apoio incondicional de seus torcedores e raramente são hostilizados ou vaiados por um gol perdido, uma partida ruim ou uma derrota num campeonato, têm todo um peso a menos. Ganham, assim, a vantagem da tranquilidade, da capacidade de respirar fundo e analisar o jogo, recolocar-se nele quando a situação é ruim, agir sem afobação mesmo quando em desvantagem, etc.

Resumindo minha opinião: se os brasileiros, com os jogadores que têm, apoiassem como os argentinos, venceriamos tão mais do que todo o resto do mundo que, provavelmente, o futebol se tornaria território exclusivamente brasileiro.

Por Gabriel Albo Trindade.

Publicado em setembro 16, 2006 4:43 PM

Comentários

Aqui onde?

Publicado por: Francisco em setembro 16, 2006 8:48 PM

Publicado por: Anonymous em setembro 17, 2006 2:06 PM

Hj na edição do Olé aparece Alfio Basile com a taça da Recopa, não interessa a repercussão do torneio, ganharam do campeão da Libertadores. E o SPFC dizer que não o torneio não vale... se ganhassem, não duvido que estariam estampando o troféu na cara dos colorados ontem.

Publicado por: Fabricio Grzelak em setembro 18, 2006 10:07 AM

Sim, recebem apoio, mas recebem apoio até certo ponto. Uma coisa é apoiar o time que está com 12 ou 13 vitórias seguidas e é bicampeão argentino e da sudamericana, que é o caso do Boca.

Lá também tem invasão, protestos e tudo mais - basta lembrar o protesto da torcida do Racing recentemente (coisa de um ano) e da própria torcida do Boca até o início da Era Bianchi, quando o Boca acumulava fracassos e a Bombonera ficava vazia vazia.

Mas no geral você está correto, as torcidas do Brasil - todas - são vergonhosas. Abraço.

Publicado por: Chico Banzé em setembro 18, 2006 11:59 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos