« O número cabalístico do final de semana foi o 4 | Capa | De olho »
Como uma locomotiva, o Estudiantes humilhou seu rival Gimnasia com
incríveis 7 x 0 e segue na briga pelo título do Apertura
Quando falei que o clássico de La Plata ainda guardava um toque de amadorismo não imaginei que isso seria comprovado através do placar absurdamente elástico. Mas o Estudiantes acabou por se vingar com sobras da goleada de 4 a 1 sofrida em 2005 e alcançou o maior triunfo na história dos confrontos. Pela primeira vez, os pinchas venceram o tradicional inimigo por diferença superior a cinco gols. As maiores goleadas haviam sido por 6 a 1, em 1932, 1948 e 1968.
Alguém aí gostaria de estar na pele dos triperos hoje?
Ao saber do placar, imaginei o Gimnasia atuando com uns oito jogadores expulsos antes dos 15 minutos. De fato, dois triperos receberam vermelho, mas apenas quando o placar já apontava um mais do que sólido 4 a 0. Segundo consta nos veículos da Argentina "Estudiantes tuvo una actuación impecable: presionó en el campo rival, recuperó la pelota y la jugó bien". E, por mais inacreditável que possa parecer, o resultado foi injusto para os pinchas, que teriam criado 14 chances claras de marcar.
Imagem com que cara os torcedores do Gimnasia saem às ruas hoje. Devem ter a impressão de que em cada canto, lata de lixo ou boca de esgoto há um pincha à espreita com uma mão espalmada e mais dois dedos de lambuja na outra.
O time treinado por Diego Simone chegou aos 22 pontos, está em 3º lugar e segue firme na luta pelo título, apenas três pontos atrás do Boca e com dois a menos que o River.
Os gols foram marcados no primeiro tempo por Galván (3), Calderón (23) e Pavone (35). E no segundo Galván (5), Calderón (27), Lugüercio (31) e novamente Calderón (40). Os dois tripeiros expulsos na segunda etapa foram Basualdo (6) e Escobar (24).
A rodada
Sem jogar muito bem, o Boca bateu o Newell's por 3 a 1, na Bombonera, e manteve-se na ponta, enquanto o River venceu por 1 a 0 o Banfield, fora de casa. Nenhum sentido a subida do Racing, que ocupa a quarta colocação após a vitória de 1 a 0 sobre o Belgrano. Esse foi o quarto triunfo consecutivo da Academia, que na próxima rodada faz um jogaço contra o Boca Juniors.
Jogando sei lá por quais motivos no estádio do Racing, o Independiente venceu o Nueva Chicago por 3 a 2, depois de estar em desvantagem no placar por duas vezes. O gols da virada foram marcados por Sosa aos 44 e 47 do segundo tempo. Sensacional. O Chicago e o Godoy Cruz parecem ter subido para complicar os grandes e têm feito apresentações históricas nas últimas rodadas.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Resultados - 11ª rodada
Boca 3-1 Newell's
Banfield 0-1 River
San Lorenzo 3-0 Godoy Cruz
Belgrano 0-1 Racing
Gimnasia J 0-0 Arsenal
Estudiantes 7-0 Gimnasia LP
Independiente 3-2 Chicago
Colón 3-1 Argentinos
Quilmes 1-2 Lanús
R. Central 1-2 Vélez
Classificação - as equipes sinalizadas têm um jogo a menos
Boca (*) 25
River 24
Estudiantes 22
Racing 20
Independiente 19
Arsenal (*) 19
San Lorenzo 19
Vélez (*) 18
Lanús 17
Belgrano 16
R. Central 15
Newell's 14
Argentinos 11
Chicago 11
Gimnasia LP (*) 10
Banfield 9
Gimnasia J 8
Godoy Cruz (*) 8
Colón (*) 8
Quilmes 2
O Independiente está jogando no Cilindro porque querem reformar la Doble Visera. Isto vai levar todo o próximo ano, e já estão começando os trabalhos.
Publicado por: Francisco em outubro 16, 2006 1:45 PM
Tinha ouvido algo a respeito, mas não sabia que já tinham começado. Pensei que seria apenas a partir de 2007.
Minha primeira suposição foi "interdição por transtornos dos hinchas". shrshsg
Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 16, 2006 1:50 PM
Nenhum texto sobreo campeonato Equatoriano ou a eleição local. Por favor, redimir já.
Publicado por: Menezes em outubro 16, 2006 5:17 PM
Sem dúvida, cara, é uma reclamação válida. Estamos esperando o segundo turno.
E certamente o Rafael Correa torceira para a CINTA-LIGA DE QUITO. dhdsh
Mas replico te convidando para fazer a cobertura ou, no mínimo, um texto.
Publicado por: Douglas Ceconello em outubro 16, 2006 5:48 PM
Douglas: te felicito por tu blog, me gusta que los brasileros quieran saber del fútbol argentino. A mí me interesa mucho el fútbol brasilero, su campeonato y los jugadores que tienen. Soy hincha de Estudiantes de la Plata y quiero comentarte que la goleada histórica ya pasó a los libros de los records. Estudiantes es sin duda el equipo más importante de La Plata y la pretensión de los hinchas de Gimnasia de tener cierto prestigio choca contra la realidad que es la única verdad. Si te gustan los jugadores argentinos te recomiendo que sigas la carrera de Juan Sebastián Verón (alguien conocido en el mundo entero) y de Mariano Pavone (un goleador letal). Al que le interesa puedo enviarle información. Visiten mi blog si quieren saber algo más sobre Estudiantes de la PLata
Publicado por: Fogg em outubro 29, 2006 9:55 PM