« outubro 2006 | Capa | dezembro 2006 »
Vejo com maus olhos os recentes processos eleitorais em Inter e Grêmio. Mesmo que ambas gestões tenham sido vitoriosas em seus objetivos, é dever da oposição contestar. Quando isso não acontece, bem, a saúde administrativa do clubes tende a deteriorar-se.
Pachuca e Colo Colo jogam na noite de hoje tentando acabar o ano na buena. As duas equipes buscam uma conquista inédita.
Tem que dar de relho nessa gente. Agora estão tentando me convencer que Ronaldinho marcou o gol mais bonito da história dos gols mais geniais de toda a trajetória do futebol. Desafiamos o leitor com uma enquete.
Parece que não há mais jeito. O Boca tem tudo para conquistar o tricampeonato na Argentina. Faltando apenas duas rodadas, os xeneizes estão quatro pontos na frente do Estudiantes. O confronto entre Racing e San Lorenzo foi adiado pela segunda vez.
Estou entre os que não discutem a supremacia absoluta de Pelé sobre qualquer ser vivo que já tenha chutado uma bola. Até tentei pensar diferente, só por birra, mas depois de ver aquele filme genial, não deu, entreguei os pontos.
O campeonato chega ao final e, por questões de patrocínio, sou obrigado a escolher a minha seleção. Confesso que foi difícil, mas acho que daria para fazer um bom papel em um torneio qualquer.
Maradona e sua reprodução
Faltando duas rodadas para o término do Apertura uruguaio, o Peñarol diminuiu a vantagem para o Danubio para dois pontos. Ontem, a vítima foi o tradicional inimigo Nacional, goleado impiedosamente pela equipe de Gregorio Pérez.
O Paraná realizou o maior feito de sua história: rebaixou o São Caetano ao vencer por 2 a 0 a partida realizada no Anacleto Campanella. Lamentável foi a Ponte Preta, que completou o final de semana fúnebre para o futebol de Campinas. Resta apenas a briga por uma vaga na Libertadores e outra na Sul-Americana.
A última rodada da Série B teve altas doses de emoção. O América-RN garantiu a ultima vaga para disputar a Primeira em 2007, enquanto Guarani, Vila Nova, São Raimundo e Paysandu disputarão a Terceira Divisão, o Bolsa Família do futebol nacional.
O primeiro campeão mundial da América do Sul foi o Peñarol, que em 1961 bateu o Benfica numa melhor de três partidas. Os carboneros venceriam a disputa também em 1966 e 1982.
Após expectativas e especulações, foi divulgada a lista de atletas colorados que jogarão o Mundial de Clubes no Japão. Pato renovou e foi inscrito com a 11.
Achamos melhor redefinir o mapa do futebol mundial. Confira os gráficos.
Colo Colo segue impossível e venceu também no México, enquanto o Pachuca deu uma lavada no Atlético-PR. Sou Cacique até morrer.
A partir de hoje vamos falar dos campeões do Mundial de Clubes e, mais especificamente, dos sul-americanos que já venceram o torneio. A idéia é fazer um post para cada título obtido pelas equipes do continente, mas, para começar, vamos aos números gerais.
Faltando apenas três rodadas da competição, o Danubio lidera com quatro pontos de vantagem sobre o Peñarol. Barbada, dirão os incautos. Acontece que o confronto que espera o ponteiro na última rodada é justamente contra o elenco carbonero.
Aos trancos e barrancos, foi disputada a 16ª rodada do Apertura, que teve até partida suspensa. O Boca segue líder, a um passo do título. Maradona entrou em cena.
O São Paulo é o grande campeão brasileiro de 2006. O empate diante do Atlético-PR não só garantiu o título mais importante do futebol nacional como transformou o tricolor do Morumbi no clube mais vitorioso da década no país.
Depois de toda confusão ocorrida essa semana, foi confirmada ontem a realização da 16ª rodada do Apertura argentino. Dias atrás, a Federação de Futebol Argentino (AFA) lançou uma medida dura, em caráter provisório, impedindo a presença de torcedores visitantes nos estádios. Mais do que isso, anunciou que será permitido apenas o ingresso de sócios dos clubes mandantes.
Daqui a um mês colorados ou gremistas estarão comemorando. O Inter também será campeão do mundo ou o Grêmio continuará sendo o único gaúcho vencedor do torneio intercontinental. Ou as feridas de uma eliminação precoce ainda estarão abertas. Ou a Coréia do Norte terá bombardeado o Japão e nada disso aconteceu.
O Pachuca conseguiu um excelente resultado na Arena da Baixada, enquanto o Colo Colo teve que se contentar com uma vantagem mínima diante do Toluca. Os dois representantes da final serão decididos em solo mexicano.
Faltando três rodadas para o final da Série C do Brasileiro, o Criciúma já garantiu a sua vaga e o Ipatinga está praticamente classificado. O Vitória está próximo do ascenso, enquanto Ferroviário e Barueri brigam pelo último posto.
É incompreensível para qualquer torcedor de outro time, qualquer torcedor razoável, mesmo pessoas que apenas tenham alguma noção futebolística ou ainda uma mera, remota, digamos, uma tênue decência que Eurico Miranda ainda seja presidente de um clube da primeira divisão. Mas ele continuará à frente do Vasco. Nesta segunda-feira, com 1.848 votos, os sócios do clube sacramentaram novo mandato, que vai durar até 2009.
A presença de britânicos, australianos, portugueses, franceses e alemães entre os últimos 50 acessos de Impedimento mostra a eficaz criação de focos de resistência em territórios inimigos. A todos foi recomendado que entrem nus nos principais jogos dos campeonatos nacionais, empunhando uma bandeira do Estudiantes e mascando folhas de coca.
Todos devemos saudar o retorno do Galo e do Sport à elite do futebol brasileiro. Como o Coritiba não vai conseguir subir, aconselho a imediata suspensão da Série B.
Contrariando a feiúra gráfica da imprensa mundial, Impedimento apresenta-se em belos trajes sumários de verão. Dessa forma, credencia-se como o único veículo com capacidade e atributos estéticos suficientes para cobrir a copa de 2010.
Na esperança de ter mais sucesso clubístico que o ídolo, Renan quebrou o recorde de invencibilidade de um goleiro colorado em campeonatos nacionais, até então ostentado por Taffarel.
Los diablos triunfaram em jogo marcado por tumulto
causado pela torcida do Racing
É perceptível que a ausência de Rogério Ceni nas últimas rodadas tornou a conquista do tetra muito mais fácil do que já se prenunciava.
Primeiro Simon Bolívar, agora Morales e Chavez. Nenhum consegue encaminhar a construção de uma grande nação unificando o noroeste da América do Sul. Darei minha contribuição, colocando na mídia os bons campeonatos que por lá se desenrolam. A idéia era um panorama geral de todos em apenas um post, mas há muito a ser dito. Começaremos com o Boliviano/Acreano.
Enquanto o Britannia, atual campeão, só pensa em ficar entre os 4 classificados, o Racing Club vai abrindo caminho com uma campanha invejável no Arubão 2006-07. Com 5 vitórias em 5 jogos, o time da cidade de Solito já abre 5 pontos de vantagem sobre o Estrella e o Britannia, segundos colocados. Embalado pela vitória sobre o Dakota por 1 a 0, no clássico da província de Oranjestad, o expresso Azul e Branco enche de esperança a torcida, que espera desde 2001 na fila.
Boca pode encaminhar o Apertura. Vitória contra o Gimnasia
está sob suspeita
O que não faz o desespero. Um empresário pagou uma nota preta para publicar no jornal O Globo uma carta aberta ao treinador do Fluminense.
Vamos aos palpites infalíveis, claramente prejudicados pelo desconhecimento dos resultados de hoje à noite.
O empate entre Inter e Santos deixa o São Paulo encaminhado para conquistar a taça. Beneficia também o Grêmio, que confirmou um dos resultados mais previsíveis do campeonato. Urge que alguém mate de vez o São Caetano.
O adeus uruguaio ao goleador das Américas.
Não discuto a contribuição dessa "nova geração" de torcidas como a Geral do Grêmio e a Popular do Inter para os seus times. Naquelas quartas-feiras chuvosas, 10 horas da noite, elas carregam nas costas o estádio inteiro e preenchem no grito os espaços vazios das arquibancadas. No entanto, fico me perguntando sobre a atuação dessas torcidas em jogos de casa lotada.
A semana lamentável em casa fez com o Grêmio abandonasse de vez a corrida pelo título. Sobra apenas a disputa pela digna medalha de bronze e consequente classificação direta à fase de grupos da Liber-07. Se nem isto for possível, ao menos a eliminatória da Liber está a sete pontos, conforme minhas previsões estatísticas que costumam enganar-me, obviamente.
Os xeneizes continuam na ponta do Apertura, mas Estudiantes e River aparecem no encalço, apenas um ponto atrás. Faltam 5 rodadas para o final da competição.
Como de costume, o futebol carioca começa a semana com um assalto.
Em um Gre-Nal que acompanhei de seis cidades diferentes, o jogo foi digno e parelho.
Gre-Nal sempre promete
Se vai um dos imortais do futebol sul-americano
A rodada do Brasileiro foi bem movimentada. Para muitos, o campeonato ganhou novas cores. Para mim, o São Paulo já é o campeão.
Mirem-se neste exemplo.
É disto que é (deveria ser) feito um ser humano deveras.
Impedimento flerta com o politicamente correto.