« Millonarios e pinchas na caça ao Boca | Capa | Pela volta do Olê Olê »

novembro 7, 2006

Menos do que o esperado - partes II e III condensadas

A semana lamentável em casa fez com o Grêmio abandonasse de vez a corrida pelo título. Sobra apenas a disputa pela digna medalha de bronze e consequente classificação direta à fase de grupos da Liber-07. Se nem isto for possível, ao menos a eliminatória da Liber está a sete pontos, conforme minhas previsões estatísticas que costumam enganar-me, obviamente.

A análise algo mais séria da partida e o lado vitorioso e colorado vocês já puderam ver. Agora escrevo da e para a Medianeira, literalmente. Após três jogos seguidos em casa sem vitória e só 1 ponto ganho, perdeu-se o trem do campeonato. 'Amarelou!', dirão os mais precipitados. Nem tanto, considerando que foram jogos parelhos e que todos poderiam ter resultados favoráveis para o Grêmio.

Em Porto Alegre

Num universo paralelo - onde rotiV CEV consegue realizar suas idéias e Stephen Hawking não tem problemas físicos e vai muito bem, obrigado - o Grêmio venceu seus dois jogos difíceis desta semana contra o Figueirense e o Gre-nal e agora está apenas a 3 pontos do líder São Paulo, com ótimas chances de ser campeão. Logo, logo emparelha, Muricy treme na base e entrega o campeonato.

Mas neste outro mundo algo cruel e pouco justo, onde os cariocas mandam na CBF e os técnicos de seus clubes não são punidos, o tricolor teve esta primeira perda, Mano Menezes fora da área técnica. Ao contrário do glorioso Abel - eu acho que é mais em função do Renan que do Leomir que o Inter segue ganhando - que voltou 'por cima', por assim dizer, apesar da sua camisa rosa, sem motivo aparente.
Além deste, os óbvios Leo Lima e Hugo por sucessivas lesões e ganchos. Quando um volta (Leo Lima), outro pára (Hugo) novamente em decorrência da expulsão do domingo.
Tcheco descontado se esforça, é um lutador, digno de se reconhecer seu esforço; é o cara do passe certo, da jogada inteligente, da bola parada. Mas quando o corpo não obedece, não adianta apenas a cabeça boa.
Palavras de um cara (eu) de cabeça boa (aparentemente) com joelhos e tornozelos destruídos (sem meniscos e com ligamentos destroçados).
Outra perda não muito sensível mas muito importante é a do '9'. Rômulo não se apresenta bem faz um bom tempo, há quantos jogos ele não marca? Alguém lembra do último gol dele? Deve ter sido contra o SCaetano.
E em função disto é que atribuo a imensa corneta semi-nazi sobre o Herreriña e seu gol perdido. Primeiro de todo, a velha máxima: só perde gol quem está lá para fazê-los. E está claro que o '9' não tem sequer chutado bolas ao gol adversário. Segundo de todo, o centroavante, a referência, tem que ser ele, o dono da camisa '9'. Quando tu passa esta responsabilidade pra um cara com menos de 1,80 de altura, tu corre o risco de ver o teu esquema afundar por esta escolha errada. O maior jogava solto e o menor dos atacantes tinha a responsabilidade de jogar de costas para a defesa e segurar a bola nas pontas. Simplesmente insana esta tática.
Como mínimo foi bom ver novamente a equipe com dois atacantes no início do jogo, fazia tempo que não se via dois atacantes no Olímpico, algo que ainda espero ver com frequencia.

Fora isso, Simon continua o mesmo.
1º tempo:
1- Iarley atropela um zagueiro e o bandeirinha tá lá com a bandeira em pé. O cartão amarelo não aparece. O juiz faz gestos claros de que a jogada já estava parada pelo fora de jogo e manda a bola rolar, como se não pudesse punir um jogador por ação com a bola parada. Patrício, Domingos e Nunes sabem bem isto não é verdade.
2- Hugo invade a área e é tocado. Interesante que o 'comentarista de arbitragem' Henrique Marques da Gaúcha larga uma mais ou menos assim: "Hugo não merece o cartão amarelo porque não simulou a queda. Ele foi tocado e por isto caiu." MEU DEUS!, penso eu. Vamos lá, se o cara foi 'tocado na área e caiu', há algo a se fazer que não seja marcar o penal?!? Vai se saber, ele é o Simon, por consequencia, o melhor árbitro do país (e é verdade, mas não nos Gre-nais).
2º tempo:
3- Rentería levanta tudo: grama, Evaldo, joelho do zagueiro, torcida adversária contra. Admito que foi uma atitude que não me deixou com tanto asco como o guri que tava do meu lado (não viu Baidek, Bonamigo, Dinho, etc). Mas com o jogo ganho não precisava nada daquilo.

O PIOR DE TUDO:
Aguardem-no, a Guaiba anunciou que ele se candidatará a um cargo político em breve.


Voltando no tempo, contra o Figueirense, algumas constatações quase óbvias:
1-Escalona marcando é o melhor lateral-esquerdo. Atrasado, não apoia direito, ele tem vários defeitos. Mesmo assim, trancou bem as jogadas do seu lado enquanto esteve em campo. Mas o cara não pode fazer muito quando o seu lado está desprotegido, com foi a marcação deficiente do meio-campo na noturna e soturna 4a.-feira saiu decentemente expulso, apesar das vaias. Foi a melhor atitude do cara, já que ninguém ajuda a marcar, eu vou continuar fazendo as faltas necessárias, apesar do amarelo. Rua pra ele, mas o mais grave foi a marcação na meia cancha.
2-Sidney continua sendo apenas uma cidade importante da Austrália. O auxiliar do Mano não conseguiu substituir à altura o titular da beira do campo, que ainda fará falta nos próximos jogos e causará a perda de mais pontos imperdíveis.
3-A dupla de Vecchi e Savoldi não pode assistir um jogo juntos. Esta máxima havia sido esquecida este ano por um ou outro sucesso. Mas contra o Figueira, não bastou a Celeste pirata savoldiana nem o Adidas pirata vecchiano, tampouco o amendoim reivgorante da porta do estádio. Bons tempos aqueles de Liber-02/03 que os anos não trazem mais.


Em semana de Gre-nal, abandonamos Pelotas

Como se a merda fosse pouca na Série C, o Brasil afundou nesta mesma semana nos dois jogos contra o Tigre de Criciúma, frustrando sonhos pros lados da Barão de Butuí.
4a.-feira perdeu por 1-0 no Heriberto Hulse. Neste domingo caiu por 1-2, no Bento Freitas, de virada, nos 5 minutos finais. Que cagada!

Desculpamo-nos solenemente aos nossos camaradas pelotenses. É que quando a rivalidade fala mais alto, ela nos contamina, mesmo sem querer.

Mas há um fato positivo na boa campanha, está na página oficial. O clube atingiu a marca de 3 mil sócios.
Certamente mais do que o São Caetano atualmente. É possível que esse número seja maior inclusive do que nos tempos de 'vacas gordas' dos paulistas, no início da década.
Antes do octogonal final, entrei em contato com Pelotas por e-mail. R$60 por três meses, até o fim do ano, desconto não-informado pra quem mora longe. Me pareceu bem honesto, mas até hoje não me responderam. Xavante, eu juro que queria ajudar.

Demorei 5 horas pra escrever isto aí de cima.
Ando lento demais. Vou me ater aos fatos assistindo os documentários da TV2 Guaíba e voltarei com a dinâmica necessária, depois de aprender com os documentários alemães da Transtel como melhorar minha performence na luta greco-romana, no lançamento de disco e no bob-sled.

Saúdos, Vitor VEC

Publicado em novembro 7, 2006 2:33 AM

Comentários

Pensei que o Grêmio vencia todas contra tudo e contra todos. Pensei errado. Ainda perde para o melhor time. Mas ano que vem tem o Naútico na primeira, então o Grêmio poderá vencer contra tudo e contra todos. E precisará: o Naútico tem enorme força política. Um abraço.

Publicado por: Juca Keys em novembro 7, 2006 6:00 AM

O texto tava ótimo. Até falar na arbitragem. Caiu o jornalismo naquele instante.

Publicado por: Bueno em novembro 7, 2006 7:02 AM

VEC, eu sei que tu escreve muito bem - y muy bien en español tambien, viejo - mas arranja uma namorada de seios fartos que adore cerveja e faça revisões de textos, porfa.

gracias.

Publicado por: dante em novembro 7, 2006 8:07 AM

"Pensei que o Grêmio vencia todas contra tudo e contra todos. Pensei errado."

Qual nada. Apesar do Simon, o retrospecto é Grêmio 8-3-6 Inter.
Contra tudo e contra todos, inclusive o Simon.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 7, 2006 8:28 AM

A tetuda eu aceito.
Os textos eu prefiro deixar na mão do Douglas.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 7, 2006 8:29 AM

No GRE-nal dos 7 erros ninguém falou em arbitragem. ontem só o que se lia e ouvia era:
"gremistas não tem do que reclamar do simom". M.V.P.P.Q.P.
e Vitor, quantos desses jogos que o Grêmio ganhou a mais, com o simom, tinham importância decisiva, não SÓ a rivalidade em jogo?
tô tranqüilo, ainda dá pra levar esse caneco ;-)

Publicado por: Egon em novembro 7, 2006 11:16 AM

outra piada é o que fazem com esse coitado do henrique marques. deram um curso de arbitragem pra ele, pra dizer que eles tem alguém "capaz" de fazer uma análise ARBITRAL mais sensata. e ainda se esbaldam dizendo e escevendo aos quatro ventos:
"nosso analista com curso de arbitragem", e ele consente...

Publicado por: Egon em novembro 7, 2006 11:24 AM

VEC, se fosse só deixar na mão do douglas, eu não me importaria.

o problema é que eles acabam sendo publicados.

:]

Publicado por: dante em novembro 7, 2006 11:45 AM

Chega de se iludir (Egon)... São Paulo é campeão!!! Pode pedir a conta!.

Vitor, à respeito das vagas na Libertadores:

1...lugar - Libert e Sulamer;
2...lugar - Libert
3...lugar - Libert
4...lugar - repescagem pra Libert

Ou seja 3 vagas diretas e uma indireta, ok?

Como o Inter hoje ocupa o segundo lugar, o Grêmio está hoje em quarto e entraria diretamente na Libert 2007, correto?

O Paraná que ocupa a quinta posição entrar pela repescagem.

???

Publicado por: Hans em novembro 7, 2006 11:48 AM

Hans, que viagem isso ai, ahsuhsu
não sou o Vitor, mas acho que posso ajudar:
1º liber/sudamerica
2º liber
3º seletiva liber
4º seletiva liber
como o inter é HOJE 2º, ele acaba dando a vaga direta ao 3º e abre vaga pra mais um, no caso o 5º, que vai pra seletiva; e SE o flamengo tivesse entre os primeiros abria uma vaga ao 6º, no mesmo estilo inter-HOJE...
acho que é isso.
Ah! tem jogo, tem chance, hehehe

Publicado por: Egon em novembro 7, 2006 1:25 PM

o campeonato eu diria que tá foda: 12 em 15, e tendo que secar o spfc, sem hugo, sem mano, com o tcheco meia boca, revezamento de goleiros, patrício e wellington. tivesse feito 6 em 9, como disse o vitor, dava. mas assim...

mas a prata ainda dá pra buscar...

Publicado por: zeh em novembro 7, 2006 1:36 PM

Valeu Egon.

Então na verdade apenas o 1 e 2 colocados entram direto na Libert. O terceiro e quarto disputam seletiva. Correto?

PS: Sem contar as posições de Inter e Flamengo.

Eu ainda acredito na virado da Ponte... hauhauhauahua

Publicado por: Hans em novembro 7, 2006 3:23 PM

Minha camisa do Uruguay estava invicta, desde sempre (agosto/2005). Perdeu para o Figueirense e para o Inter. Ficará de molho (literalmente) por um tempo.

quanto às vagas na libertadores:

Normalmente:
4 vagas diretas: para os 3 primeiros colocados do brasileiro, mais o campeão da copa do Brasil. Quarto colocados do Brasileiro disputa a fase eliminatória. Possibilidade de 5 times brasileiros na Libertadores (6, se o campeão for daqui).

Quando um time brasileiro é campeão da Libertadores (caso dos dois últimos anos), naturalmente este tem vaga direta na competição. Com isso: 2 vagas diretas para os dois primeiros colocados do brasileiro, fase eliminatória para o 3o e 4o lugares, além da vaga direta para o campeão da Copa do Brasil. Como o Inter está em segundo, abre a vaga direta para o 3o lugar, e a possibilidade de fase eliminatória para o 5o lugar.

No ano passado, SP acabou o brasileiro em 11o lugar. As vagas diretas foram para Corinthians e Inter. Goiás (3o) e Palmeiras (4o) disputaram a fase eliminatória da Libertadores. Paulista foi como campeão da Copa do Brasil. 6 brasileiros no total (exagero).

Publicado por: Antenor em novembro 7, 2006 3:38 PM

Vi o Figueira da social, que tava quase tão apertada quanto a Geral mas não rolou nada de diferente. Sobraram uns trocos e fiz um "upgrade" para as cadeirs locadas. 1 s depois do golo, 6 ou 7 mangolões se pegam a socos e desviam a atenção do povo...
O tal de bar VIP fica nas locadas, cheio de granitos e tal, mas as cervejas são as mesmas e não tem nenhuma gata atendendo.

Publicado por: JB em novembro 7, 2006 8:13 PM

Deixa ver se entendi: fortunas, iates e mulheres para ser revisor? Estou dentro.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 8, 2006 5:00 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos