« Menos do que o esperado - partes II e III condensadas | Capa | Herói de duas pátrias »

novembro 8, 2006

Pela volta do Olê Olê

Não discuto a contribuição dessa "nova geração" de torcidas como a Geral do Grêmio e a Popular do Inter para os seus times. Naquelas quartas-feiras chuvosas, 10 horas da noite, elas carregam nas costas o estádio inteiro e preenchem no grito os espaços vazios das arquibancadas. No entanto, fico me perguntando sobre a atuação dessas torcidas em jogos de casa lotada.

Pouca coisa no futebol é mais importante do que o grito da torcida quando um time está atrás no marcador, sobretudo em clássico. Assim, o que se esperava quando Iarley abriu o placar do Gre-nal era que os mais de 30 mil gremistas presentes empurrassem o tricolor, no mínimo, ao empate. Mas, ao contrário, o que se viu foi um arrefecimento da massa.

Consigo encontrar dois argumentos para tentar explicar o acontecido. Um deles é o de que nenhuma torcida é capaz de apoiar de verdade quando seu time está jogando mal. O outro, mais razoável, dá conta de uma questão bastante estranha.

O verdadeiro grito capaz de impulsionar um time não tem origem na razão. O sujeito simplesmente se levanta, enlouquecido, vira pra trás e, sacudindo os braços como uma forma de ordenar que o resto do povo o acompanhe, começa a berrar. Ele é puramente instintivo e, acredito, é por isso que o time responde dentro do campo.

Mas qual a chance de um sujeito, inflamado pelo carrinho vencedor do seu zagueiro ou por um escanteio conquistado, levantar de sua cadeira e começar a berrar enlouquecidamente "vou torcer pro Grêmio bebendo vinho, e o Mundial é o meu caminho"? Qual a chance de isso acontecer? Ein, ein? Nenhuma, eu respondo.

Dentre todas as mudanças que essas torcidas trouxeram, e no caso posso falar do Grêmio porque freqüento o Olímpico, a pior delas sem dúvida foi a extinção dos gritos mais simples e, diria, eficientes, que são também os mais tradicionais. Isso acabou fazendo com que grandes setores do estádio ficassem simplesmente impossibilitados de participar do jogo. Por vezes, é possível testemunhar tentativas constrangedoras de gente buscando emplacar o bom e velho "olê olê olê olê, Grêmiô, Grêmiô". Outro grito de que lembro com saudosismo é o "Grêmiô" antecedido por sete assovios, mas este também está morto e enterrado.

E se de um lado é difícil para o torcedor comum acompanhar essas novas músicas, de outro a Geral não costuma seguir os cantos originados fora dela. Assim, parece que foi-se o tempo em que o público do estádio lotado gritava em uníssono, e junto com ele os efeitos estimulantes que esse grito de 50 mil provocava no time.

Cabe a pergunta: qual o sentido de abdicar dos tradicionais gritos de guerra?

Espero que estas novas torcidas não padeçam da tradicional síndrome do fã abandonado, que acredita que bom mesmo era quando ninguém conhecia as músicas da banda favorita, etc. Com a popularidade e a força que ganharam, veio junto uma nova responsabilidade, e acho que ela não é apenas de apoiar o time incondicionalmente, mas garantir que todos os torcedores que vão ao campo também possam fazê-lo. E isso passa obrigatoriamente pela adoção de cantos que não precisem ser decorados e ensaiados com antecedência.

Texto enviado por Gustavo "Xinho" Faraon.

Publicado em novembro 8, 2006 12:30 AM

Comentários

desde 2002, não ia ao olimpico. reatei meus laços com o estádio agora domingo no grenal. e senti a diferença. eu simplesmente não conhecia mais nenhum, nenhum!, canto - todos vinham da geral. eles são bem complexos, até. tive que escutar umas dez vezes até entender o tal do "inter cagão...". às vezes saía o "gremiô" com os assobios, mas esse só vinham da social (!) e duravam, o que, uns 19 segundos. por fim, senti falta daqueles gritos que tinham como melodia o bom e velho "when the saints go marching in..." (vocês sabem) ou outros que devem ser muito marchinha de carnaval para o pessoal da geral (que faz uma festa bonita, sim, senhor).

Publicado por: luis em novembro 8, 2006 2:31 AM

Até hoje não aprendi uma música da torcida do Inter (uma que tem Escurinho e Falcão no meio). Daqui a pouco vão estar distribuindo a "Programação" com as letras das músicas na entrada dos jogos. Troço muito chique. Quase como ir numa ópera.

Publicado por: Luiz Filipe em novembro 8, 2006 9:30 AM

"Mas, ao contrário, o que se viu foi um arrefecimento da massa."
Na geral cantamos o tempo todo, inclusive após o jogo acabar, mesmo perdendo. Foi assim no grenal.

Publicado por: Roger em novembro 8, 2006 10:14 AM

"Quase como ir numa ópera."

Realmente, as músicas da torcida do Inter são muito complexas. Tem uma que é assim:

"Colorado, colorado, nada vai nos separar. Somos todos seus seguidores, para sempre eu vou te amar."

E outra:

"Ôôôôôô, vamo vamo Inteeer. Vamo vamo Intêr, vamo vamo Intêr, vamo vamo Intêeeeeer." (repete ad infinitum)

Incrivelmente difíceis. Só com programa, mesmo.

Abraços!

Publicado por: Otávio Niewinski em novembro 8, 2006 10:38 AM

tchê, concordo em partes com o texto, mas...
esse papo de não saber as músicas é lorota; isso que o Luiz falou, foi feito no Olímpico em alguns jogos ano passado, e ainda se tem internet, contatos, etc...
o que pode haver é uma "preguiça" do pessoal fora da geral (e até alguns da geral) em alguns cantos mais longos, mas isso é uma puta sacanagem.
ainda, tem alguns cantos ACESSÍVEIS, como a Força GRÊMIO hey, em algumas clássicas, hehe, TODO estádio canta, mas logo pára.
de boa, só não canta, quem tem medo de ficar sem voz (e já escutei isso)

Publicado por: Egon em novembro 8, 2006 10:47 AM

No grenal depois do gol do inter só se ouvia a voz dos 3 mil colorados.

Publicado por: Nego_Oswaldo em novembro 8, 2006 11:55 AM

Concordo totalmente com o Xinho.

Alguns cantos até são legais, mas é impossível mobilizar o estádio todo com cantos difíceis de acompanhar e pior: com MÉTRICA BIZARRA.

Sério, as palavras simplesmente não encaixam nos versos em muitos casos!

O melhor continua sendo o "Atirei o pau no Grêmio", não adianta...

Publicado por: Guima em novembro 8, 2006 11:57 AM

"MÉTRICA BIZARRA"

falou tudo.

Publicado por: Guto em novembro 8, 2006 12:48 PM

isso é resultado da especialização das torcidas, globalização e biriri.

daqui a pouco a unisinos lança o CURSO SUPERIOR DE COMPOSITORES DE CANTOS PARA TORCIDAS DE FUTEBOL.

Publicado por: zeh em novembro 8, 2006 1:03 PM

Grande texto, Xinho. Concordo com muitos pontos. No Beira Rio, que é do que posso falar, já fui algumas vezes na Popular, mas o fato de não conseguir assistir o jogo me fez desistir. Acho até mais bonitos vendo tudo de longe (ah, a poesia).

Hoje sigo meu processo de ENVELHECIMENTO PRECOCE e vou na social, superior ou na querida arquibancada inferior, de onde vi a maior parte dos meus jogos, que anda mais vazia.

Quanto aos gritos, alguns deles, como os acima citados, já foram adotados pela torcida de outros setores. Não é raro que todo estádio cante junto. Outros mais dfíceis, no entanto, excluem quase todo mundo.

Mas é claro que nada - NADA - se compara ao estádio inteiro levantando-se espontaneamente para gritar "olê, olê, olê, olê, Inter, Inter".


Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 8, 2006 1:17 PM

Concorco dom o texto do post, com o Otávio e com o Douglas. Explico:

O que acontece no grêmio também acontece no Inter. Métricas bizarras, letras compridas demais e pouco atraentes. PORÉM, no Inter isso (ainda?) é muito misturado com gritos mais tradicionais. Acho q o pessoal da Popular se ligou um pouco nisso. Tem muitas músicas q foram herdadas das Organizadas do Inter que são cantadas até agora - o que me parece q é uma prática abolida por parte da Geral do Grêmio.

Publicado por: Bueno em novembro 8, 2006 1:33 PM

No caso da geral do Grêmio, acho que o nível de fanatismo ficou tão alto que a maioria da torcida até desanima em tentar acompanhar. Os caras tão se puxando, não param um minuto, só de ver já cansa. hehe

Publicado por: Patrick em novembro 8, 2006 2:52 PM

Gostei dos argumentos, Xinho.

Publicado por: Antenor em novembro 8, 2006 3:03 PM

a geral do grêmio canta o tempo todo, se a letra não for grande enche o saco, imagina 15 ou 20 minutos cantando "ole ole gremio"...pelo menos é o que eu acho, mas não posso falar muito pq só comecei a frequentar o estádio este ano e não sei como era antes.

mas já tem algums músicas "novas" que quase todo estádio canta, tipo:
"somos campeões do mundo,
da libertadores também..."

Publicado por: Lucas em novembro 8, 2006 4:39 PM

esqueci uma coisa...em alguns jogos são distribuídos panfletos com as letras de algumas músicas e outro com alguns avisos.

Publicado por: Lucas em novembro 8, 2006 4:42 PM

Taí um grande lance de marketing pro site: Impedimento vai lançar um DVD com os cantos das torcidas (legendado) e possiblidade de karaoke, que é pro peão poder treinar em casa.
no DVD do Inter, Jocelito interpretando animadamente. No do gremio, julio iglesias ou mercedes sosa

Publicado por: Luiz Filipe em novembro 8, 2006 4:55 PM

http://www.youtube.com/watch?v=chHRW7NKk7I

ta ai um vídeo da volta do olê olê que a popular promoveu no beira-rio

coisa linda!!

Publicado por: Xinho em novembro 8, 2006 6:13 PM

EU SOU DO TEMPO DAQUELE FAMOSO CÂNTICO... "O-LE-LE O-LA-LA...O GRÊMIO VEM AÍ E O BICHO VAI PEGAR..." O ESTÁDIO INTEIRO CANTAVA.

MAS NÃO VEJO PROBLEMA ALGUM COM AS NOVAS MÚSICAS DA TORCIDA, ACHO QUE TUDO DEPENDE DE UM AMADURECIMENTO. O GRÊMIO DESDE O INÍCIO DO SÉCULO TROCOU A ALEMANHA PELA ARGENTINA, E NESSE PROCESSO VEIO A FORMA PORTENHA DE TORCER.

NA MINHA OPINIÃO ESTÁ BEM MELHOR ASSIM... INCLUSIVE NO JOGO CONTRA O FIGUEIRA, A GERAL NO 2 TEMPO DESLOCOU-SE PARA O OUTRO LADO NA INTENÇÃO DE FAZER A AVALANCHE ATRÁS DO GOL ADVERSÁRIO.

O ANEL INFERIOR DO OLÍMPICO REPRESENTA PRATICAMENTE 90% DO APOIO HUMANO AO TIME. PENSO QUE SE FOR NECESSÁRIO MUDANÇAS, ENTÃO DEVERIA SER ESTUDADA UMA MANEIRA DE INTEGRAR MAIS AS DIFERENTES PARTES DO ESTÁDIO.

O TORCEDOR DA CADEIRA SÓ APOIA NA HORA BOA, E ESSA CULTURA É LAMENTÁVEL. ESTÁ CERTO QUE EXISTEM GRANDES DIFERENÇAS DE PERFIL ENTRE AS CADEIRAS E O CARA QUE SE "ARRISCA" A VER O JOGO NA GERAL. MAS TORCEDOR DE VERDADE VIBRA E XINGA INDEPENDENTE DA COR, CLASSE SOCIAL E POSIÇÃO. POR ISSO A INTEGRAÇÃO DAS "TORCIDAS" É ALGO POSSÍVEL.

O CLUBE PODERIA INCENTIVAR ESSE APOIO MUITO MELHOR, (NÃO SIMPLESMENTE PUBLICANDO UM RECADO NA ZERO HORA). IDÉAS E SUGESTÕES NÃO FALTARIAM. PEQUENAS MUDANÇAS (SEM INVESTIR MUITO CAPITAL) JÁ TRARIAM MELHOR PÚBLICO E APOIO.

VEJO HOJE COMO O MOMENTO MAIS OPORTUNO DO TORCEDOR COLOCAR SUGESTÕES PARA O CLUBE. COM A REFORMA NO OLÍMPICO, MUITA COISA PODE SER FEITA. ESSE ASSUNTO SERIA LONGO DEMAIS PARA CONTINUAR, MAS AO MENOS A IDÉIA DE REFAZER O ANEL INFERIOR, OCUPANDO A PISTA ATLÉTICA (INÚTIL) JÁ SERIA EXCELENTE PARA TRAZER A TORCIDA MAIS JUNTO COM O TIME...

ENTÃO GREMISTAS, VAMOS COMBINAR:

ANO QUE VEM NA LIBERTADORES, SEREI UM DOS QUE IRÁ LEVANTAR, ALI PELOS 35 DO 2 TEMPO E TENTAR PUXAR A MASSA À CANTA:

"AI,AI,AIAI...TÁ CHEGANDO A HORA...O DIA JÁ TÁ, CHEGANDO MEU BEM...E O INTER VAI IR EMBORA!!!"

(NÃO LEMBRO BEM SE É ASSIM, MAS VCS CONHECEM ESSA, TENHO CERTEZA)

ATT:

Publicado por: Hans em novembro 8, 2006 6:52 PM

Bueno, lembrando sempre que o texto não é contra as novas músicas, mas contra a extinção dos bons e velhos gritos de guerra. Concordo com o Lucas, aquela música "somos campeões do mundo" é boa mesmo, tanto que já tá se popularizando.

No mais, obviamente aquele Xinho colorado ali em cima não sou eu.

Publicado por: Gustavo "Xinho" Faraon em novembro 8, 2006 7:02 PM

E esse não é um grito tradicional, Xinho, embora o vídeo seja realmente legal.

Outro canto que a torcida do Inter passou a entoar novamente é aquele "sou colorado de coração, sou do time que vai ser o campeão". Lembro que a primeira vez que ouvi foi na estréia da Libertadores em Porto ALegre, contra o Nacional. Na hora, achei que poderia ser profético, o que depois foi confirmado. E talvez a ausência dele nos últimos tempos fosse devido ao time, mesmo. hshs

E esse do "bicho vai pegar"que o Hans falou também éouvido com freqüência no Beira Rio.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 8, 2006 7:04 PM

Nessa música do "inter cagão" eu sempre ouvi "interior", até que no gre-nal pedi ajuda pros universitários.

Ou o pessoal melhora a dicção ou não vai dar. hshshs

Publicado por: dodô em novembro 8, 2006 8:01 PM

Nessa música do "inter cagão" eu sempre ouvi "interior", até que no gre-nal pedi ajuda pros universitários.

Ou o pessoal melhora a dicção ou não vai dar. hshshs

Publicado por: Anonymous em novembro 8, 2006 8:03 PM

esses cantos tem aos montes e a os mais tradicionais são de comum uso pelas torcidas. o legal dessa baderna toda é que aos poucos cada torcida vai, junto com o time, tomando seu rumo, suas peculiaridades e se diferenciando neste mundo tão mediocre, igual, pasteurizado blébléblé. acho que é o que acontece com o gremio e, imagino, com o inter.
estereotipos adoçam a vida.

Publicado por: Anonymous em novembro 8, 2006 8:30 PM

AO INTERESSADOS EM SABER OS NOVOS CÂNTICOS DA GERAL, BASTA ACESSAR O SITE ABAIXO:

WWW.GERALDOGREMIO.COM.BR

PS: AS LETRAS ESTÃO TODAS LÁ...O RITMO TU APRENDE INDO NO ESTÁDIO.

E SEM ESSA DE ACHAR QUE A DICÇÃO ESTÁ RUIM, O TEU PROBLEMA É OUTRO...

FIQUEI SURPRESO EM SABER QUE A TORCIDA DO INTER NÃO ABANDONOU ESSE HITS DE ENORME SUCESSO ("E O BICHO VAI PEGAR")...NÃO ME LEMBRO A ÚLTIMA VEZ QUE OUVI NO OLÍMPICO...FAZ TEMPO...

Publicado por: Hans em novembro 8, 2006 11:54 PM

APENAS MAIS UMA OBS.

ALGUÉM ACIMA COMENTOU QUE AS LETRAS SÃO LONGAS, E CASO NÃO FOSSEM ASSIM, DARIA UM DESÂNIMO...

ENTÃO PEÇO PARA IR EM JOGO NA GERAL, PRA VER DE PERTO QUEM É AQUELA "LOCAIADA" TODA... ISSO CANTAM 1 HORA SEM PARAR "FORÇA GRÊMIO HEY" E NEM TÃO AÍ...E TOME CUIDADO PRA NÃO SE PERDER LÁ NO MEIO...QUE A FUMAÇA DE MACONHA É GRANDE!!! TAPA TUDO E TODOS!!

Publicado por: Hans em novembro 9, 2006 12:13 AM

Hans exagera em sua 'Ode à Geral'.
Domingo as coisas andaram bem lentas atrás do gol.
O último fôlego após o jogo não foi nada mais que uma espécie de 'Viu, continuamos apoiando o time'. Mas enquanto a bola rolava no 2o. tempo pouco se ouviu ali atrás do acesso ao vestiário visitante, meu tradicional lugar na arquibancada.
Deve ser observado o grande número de 'turistas' que costuma aparecer num jogo como o do domingo na geral. Em jogos noturnos - quando vamos apenas os mais fanáticos e os vizinhos da Medianeira, Azenha, Menino Deus, Santana, enfim, gente que pode voltar a pé pra casa ou que vai ao estádio de carro - a geral costuma estar mais 'condensada', unida, por assim dizer.
Mas, como sempre, esta é só mais uma opinião.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 9, 2006 8:36 AM

Concordo Vitor. Mas o caminho é esse. Essa mudança de postura da torcida trouxe o Grêmio de volta à sÉrie A ano passado, disso não resta dúvidas. Um dia ainda espero ver o Olímpico todo cantando uma única canção, ecoando o som alucinador sobre o adversário e fazendo o time tirar forças do além... (isso faltou no Grenal, e foi uma pena). Já contra o São Paulo, depois do gol sofrido aos 52s, partiu do instinto de TODOS no estádio gritarem...GREEEEEEMIIOOOOOO....GREEEEEMMIOOOOO...

Ainda não há ligação entre Geral e Torcedor normal, parece que o "turista" vem ao estádio para dizer ao amigo ao lado... "Cara...olha lá, tá vendo...eu te falei..."

Assim considero muito melhor vez partidas do nacional argentino do que das ligas européias...admiro as torcidas de lá...E não vejo problema algum a Geral inspirar-se nos xeneizes. Vejo como uma forma de colocar todo o entusiasmo tricolor pra fora...

Torcida do Boca (poderia ser outra), mas vou pegar essa. TODO estádio canta em uma só voz. Ok, la Bombonera ajuda e muito, torna o campo um caldeirão. Porém a atitude do torcedor é empolgante, a postura é outra. Isso penso eu, que deveria mudar e partir da Geral essa a iniciativa de torna-la POPULAR a todos os setores do estádio.

Publicado por: Hans em novembro 9, 2006 9:49 AM

o problema da diminuição na cantoria é que muita gente só vai pra geral pra fazer avalanche e se aparecer depois, ao invés de cantar;
daí fica uns 30 loucos se estourando de cantar, pra tentar puxar os "preguiçosos"
mas Vitor, 4ª contra o figueirinha, tava xarope.
a única coisa que salvou a torcida, foi voltar a fazer migração de goleiras, como nas antigas.

Publicado por: Egon em novembro 9, 2006 10:00 AM

Vejo que que há concordancia genérica.
1- Vai tanta gente pra trás do gol só pra ficar batendo foto pra depois mostrar pros amigos.

2- Nos meus tempos de criança, 'xarope' significava uma coisa ruim. Aparentemente, o conceito mudou totalmente após a minha velhice. Peço que alguém confirme o que quer dizer 'xarope' a dias de hoje.

3- Uma ação lamentável que presenciei domingo:
Havia grupos querendo PROIBIR NO TAPA AS PALMAS OM QUE ALGUNS CONDUZIAM SEU CANTO. A alegação era que PALMAS ATRAPALHAM A BANDA. A demência atinge limites impensáveis há 5 anos atrás.
As palmas são a melhor cadência (TEMPO) possível para cantos em geral, principalmente dos 'sonetos' que se ouve nas arquibancadas do mundo. Tem gente por aí querendo PROIBIR QUE SE BATA PALMAS. Tentativa de ser diferente? Será?

Publicado por: Vitor VEC em novembro 9, 2006 10:52 AM

daí quando o cara canta o tempo todo e xinga os manés que não cantam quase apanha (vide meu caso no grenal) : /

Publicado por: augusto em novembro 9, 2006 10:52 AM

Pior que é assim mesmo. E não precisa nem xingar. É só tu cornetear um pouco, usar de ironia e tem loco que vem pra te partir ao meio.
Prevejo que chegará um futuro não muito distante em que teremos milhares de 'torcidas individuais'. Cada um toma conta de si e sequer olha pro caa do lado.
Saudade dos tempos de PAULO DINIZ nas arquibancadas com 'PINGOS DE AMOR'. E pensar que houve um tempo em que tu abraçava o cara do teu lado sem medo de levar uma bifa.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 9, 2006 11:01 AM

E voltando aos cânticos, não esquecer de:
'Colorado, cu cagado!' em dias de Gre-nal.
'Um, dois, três. Quatro, cinco mil. Queremos que o (time adversário) vá pra puta que pariu!'

Publicado por: Vitor VEC em novembro 9, 2006 11:10 AM

verdade, VEC.

:~~

nessas daí, uma vez roubei o boné de um NEGRON e ele nem se importou, feliz da vida com o gol do inter.

Publicado por: dante em novembro 9, 2006 11:16 AM

VEC, agora lembrei com saudade da conversa que um amigo teve com o danrlei num FESTERÊ no DADO BIER:

- puxa, danrlei, como tu te sente sendo homenageado em todos os estádios do brasil?

- ah, também não é assim, que é isso...

- é sim, onde tu vai a galera canta DANRLE-EI VIA-DO.

sorte que esse meu chapa é maior que o danrlei, senão tinha sido pênalti.

Publicado por: dante em novembro 9, 2006 11:20 AM

Vitor, o xarope alí era coisa ruim sim, não sei que que tu entendeu...
tipo, pareceia mais uma festa de final de ano, todo mundo tava mais preocupado em soltar foguetes do que cantar; e quando recolheram os trapos e as barras então, bateu a deprê...
nesse papo das palmas concordo contigo. mas os caras querem coordenar o ritmo no pulo, no calcanhar, coisa que se desse certo ia ser massa.
o problema é ficar pulando e cantando, que duvido alguém fazer todo o jogo.

Publicado por: Egon em novembro 9, 2006 1:32 PM

"Xarope" atualmente seginifica o nosso "trimassa", principlamente para os manos do hip hop e para a juventude das periferias.

Assinado,
Mano Brown.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 9, 2006 1:51 PM

o "xarope" pode significar "bom" ou "ruim", dependendo da TORÇÃO DE BEIÇO do vivente.

é tipo o "foda": uma coisa pode ser "é foda" :) - ou seja, muito boa - ou "é foda" :( - ou seja, muito ruim.

ahn, não sei se alguém vai entender, mas, enfim.

Publicado por: dante em novembro 9, 2006 3:45 PM

www.ducker.com.br
esse site é bem legal, tem várias fotos e vídeos da geral do grêmio, é atualizado de jogo em jogo.

no orkut tava rolando um campanha pra acabar com os "turistas" na geral, quem não cantar ou bater palmas vai apanhar e tal...mas acho que isso já é demais também.

Publicado por: Lucas PP em novembro 9, 2006 5:17 PM

eu sou a favor da geral e acho bom assistir dali, mas as barras atrapalham muito a visão geral. por isso larguei e agora sou sócio e vou na social, daonde a visão é bem mais privilegiada.

acho os gritos legais, em geral, só não curto aquele "ih, fudeu, a geral enlouqueceu", por que me soa como prenúncio de cagada daqueles tchucos sem-noção.

boa mesmo é a idéia de rebaixar o campo e faz um terceiro nível, embaixo, que avança até a beira do campo. PREZA.

Publicado por: vag em novembro 9, 2006 5:29 PM

"ih fudeu, a geral enlouqueceu" e "uh, é avalanche" só os turistas cantam.

Publicado por: Lucas PP em novembro 9, 2006 5:36 PM

Meu problema com o 'xarope' foi este:
Antes era uma coisa, hoje é outra e eu não sabia com qual sentido se falava.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 10, 2006 1:59 AM

mas não é um problema de antiguidade, SINO de ENTONAÇÃO.

Publicado por: dante em novembro 10, 2006 11:19 AM

Dante, não querendo desrespeitar tua CÁTEDRA LINGUÍSTICA, mas percebo que, para a gurizada adepta do BONÉ, "xarope" hoje significa apenas "DO CARALHO".

Pedirei pro PROFESSOR PASQUALE escrever um artigo para Impedimento. sdhs

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 10, 2006 11:38 AM

ah, explicado: não uso boné.

só roubo.

slçkf

Publicado por: dante em novembro 10, 2006 1:34 PM

Percebi que as torcidas do centro do país estão formando núcleos para torcer de forma semelhante.

Como já falei por aqui, vi uma parte da torcida do Santos fazendo avalanche em TRÊS LANCES DE ARQUIBANCADA.

No Vasco parece que há algo parecido também. Um pouco maior, talvez.

Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 10, 2006 2:20 PM

Douglas, tem uma reportagem na Placar virtual (não sei se na impressa tbm) que fala que ATÈ o Juventus, da Rua Javari tem uma assim, heuhauhs

Publicado por: Egon em novembro 10, 2006 4:10 PM

Na comunidade do Corinthians no orkut também já se discutiu essa história de torcer no estilo do sul.
No geral os torcedores refutaram totalmente essa idéia, justamente por não quererem copiar ninguém. Outro motivo de não se seguir as barras argentinas é justamente o problema levantado no post... as músicas são longas e não correspondem à tradição do torcedor brasileiro, que tem mais essa pegada de arranque, gritos curtos, bateria e etc. (mas claro q respeitamos e admiramos MUITO as torcidas argentinas, uruguaias, etc).

Como foi escrito "qual a chance de um sujeito, inflamado pelo carrinho vencedor do seu zagueiro ou por um escanteio conquistado, levantar de sua cadeira e começar a berrar enlouquecidamente "vou torcer pro Grêmio bebendo vinho, e o Mundial é o meu caminho"? Qual a chance de isso acontecer? Ein, ein? Nenhuma, eu respondo." ... Num lance como esse, é muito emocionante o grito de resposta como o "ô ô ô, Corinthiano, Maloqueiro e Sofredor, Graças a Deus". Arrepia e contamina todo o estádio.
Q eu saiba, a fiel só tem uma música longa, q foi um samba enredo da Gaviões, mas todo o estádio canta e vibra muito, até pq é uma música q expressa bem o espírito do corintiano.

Sobre a avalanche do Juventus, da r. Javari, também já vi uma reportagem dessa, na tv local (como vi as imagens, garanto q são mais de 3 degraus... mas deviam ser uns 100 torcedores).

Publicado por: izabel em novembro 10, 2006 6:37 PM

torcedores = idiotas.

80% não sabem a diferença entre um volante e um centroavante.
Os 20% restantes que sabem, acham que entendem de futebol mais do que todo mundo. Estou entre estes.

abraço

Publicado por: Antenor em novembro 11, 2006 1:43 AM

VEC,

O Impedimento não tem acesso à informações sobre as propostas e o andamento da possível reforma no estádio Olímpico?
Pelo que ouvi e li à respeito são 3 empresas interessadas no trabalho. O clube almeja investir mais de R$100mi e planeja o término do projeto por volta de 4 anos. Grande parte do "novo" estádio será feito baseado nas novas exigências da FIFA, já visando o Olímpico como uma possível sede para a Copa do Mundo de 2014. Também foi informado que o Grêmio não deixará de usar o Olímpico, quando esse iniciar as reformas. A escolha da proposta e o início dos trabalhos ainda não foram divulgados.

Dentre as 3 propostas, todas tem um ponto em comum: Tornar o estádio uma arena. É bem provável que com essa mudança, uma empresa compre o nome do antigo estádio. Ex.: Arena PUMA Monumental.

Pergunto:
O que vcs (Antenor e VEC) gremistas acham dessas propostas? Faço a mesma pergunta para o Ceconello, pois esse assunto daqui a pouco poderá surgir no Beira-Rio tbm.

Abraço,
ATT:

Publicado por: Hans em novembro 11, 2006 11:21 AM

Estádio Olìmpico Arena.

Publicado por: branmelt em novembro 11, 2006 2:35 PM

Hans, acerca destas propostas, não acredito na efetivação de nenhuma delas.

Moro em Porto Alegre há quase sete anos, e nesse tempo já ouvi falar em remodelação do Olímpico umas quatro ou cinco vezes. Na época da parceria furada com a ISL, falou-se em construir um terceiro patamar de arquibancadas no Olímpico, algo que me parece completamente inviável. Mas também falou-se em contratar Verón e Zidane, e vimos no que deu.

É possível que as tais exigências da Fifa façam os projetos sair do papel. Gostaria muito, mas não acredito que farão grandes obras de engenharia, como a tal aproximação da arquibancada para área onde hoje é a pista atlética. Na última vez que a diretoria prometeu grandes reformas no Olímpico, o Obino pintou de maneira bisonha círculos azuis com numeração na arquibancada, achando que aquilo era suficiente para atender exigências internacionais.

É claro, esta direção é muito mais competente, e talvez com investidores as coisas mudem. Mas acho profundamente lamentável qualquer atitude similar à do Atlético Paranaense, que vendeu o nome do estádio para uma empresa. Tendência mundial, dizem. Mas falam o mesmo sobre a androgenia, e não deixa de ser lamentável.

Acerca da Copa do Mundo em 2014, em Porto Alegre a escolha natural seria o Beira-Rio, por ter mais capacidade de público.

Publicado por: Antenor em novembro 12, 2006 11:37 PM

Pra fechar (até porque depois de tanto tempo passado é improvável que alguém leia):

Não opino sobre a reforma do Olímpico Simplesmente porque não tenho o 100 MILHÕES para patrocinar a façanha e fazer do estádio uma sede da Copa-2014 (neste ponto, prefiro ver a Copa na beira do rio).
Prefiro MORRER ABRAÇADO com os jogadores do JUVENTUDE.

Publicado por: Vitor VEC em novembro 14, 2006 1:37 AM

OQUE A DE MAIS BONITO ? A CADA GOL DO GRENIO NO ESTADIO OLINPICO A GERAL DO GREMIO È DE CAUSA INVEJA EM MUITA GENTE JÀ TEM MUITAS TORCIDAS NOS
IMITANDO E NOS ADMIRANDO A TORCIDA E O TIME TEM
A MISTURA DA RAÇA GAÙCHA E DA RAÇA ARGNTINA OQUE
DIZER DO RETORNO A PRIMEIRANO DIA 26.11.05
INESQUCIVÈL NÈ PODEM NOS IMITAR JAMAIS SEÂO COMO
NÒS ALMA CASTELHANA A MAIS IMITADA .O BALANCE BALANCE...ESCUTE OQUE VOU TI DIZER ...A MAIS IMITADA PELA MACACADA PAU NO CÙ DO INTER

Publicado por: cristian bittencourt em dezembro 13, 2006 2:06 PM

1- PROCURA OS VIDEOS DO GREnal DO OLIMPICO Q TEM CAMERA NA GERAL DO GREMIO PRA TU VER C NAO TINHA GNT CANTANDO DEPOIS DO GOL DO IARLEY!!!! O TUMULTO DUROU MUUUUUITO POUCO!TAVA TODO MUNDO CANTANDO QSE

2- PRA MIM TORCIDA Q APOIA O TIME CANTA O JOGO INTEIRO.ME DIZ ENTAO Q TORCIDA IRIA CANTAR ( E KEM IRIA AGUENTAR OUVIR) UM ESTADIO INTEIRO CANTANDO ''OLE,OLE,OLE (NOME DO TIME) '' DURANTE 90 MINUTOS DE PARTIDA?!??!SEM FALAR Q OS CANTOS DA GERAL DAO MTO MAIS ALEGRIA AO ESPETACULO

Publicado por: GREMIOOOOOOOOOOOOOO em dezembro 31, 2006 12:19 AM

A nova...
"o balançe balançe...escute oqeu vou te dizer, FERNANDO CARVALHO foi pedalado..PAU NO CU do interr!!" mto legal!!

Publicado por: kelly em fevereiro 4, 2007 6:22 PM

A nova...
"o balançe balançe...escute oqeu vou te dizer, FERNANDO CARVALHO foi pedalado..PAU NO CU do interr!!" mto legal!!

Publicado por: kelly em fevereiro 4, 2007 6:22 PM

A nova...
"o balançe balançe...escute oqeu vou te dizer, FERNANDO CARVALHO foi pedalado..PAU NO CU do interr!!" mto legal!!

Publicado por: kelly em fevereiro 4, 2007 6:22 PM

cara essa nova é massa!!! eu quase me fino rindo só de pensar na cara do fernando carvalho no aéroporto e depois em um clássico ouvindo isso...ele deve ficar com muita raiva...rsrsrsrs...claro sei que é um fato lamentavel...mas é muito hilário...dia 27 todos la...

Publicado por: vani bernardes em fevereiro 16, 2007 8:17 PM

cara essa nova é massa!!! eu quase me fino rindo só de pensar na cara do fernando carvalho no aéroporto e depois em um clássico ouvindo isso...ele deve ficar com muita raiva...rsrsrsrs...claro sei que é um fato lamentavel...mas é muito hilário...dia 27 todos la...

Publicado por: vani bernardes em fevereiro 16, 2007 8:17 PM

torcida colorada não se conpara a geral! temos a alma castelhana na veia e o gremio tem um estilo portenho coisa q macaco nunca vai ter somos los barras brabas de sangue!

Publicado por: celo em março 17, 2007 3:18 PM

COLORADO COM CAMISA DO RIVER E FODA !!MACACO CANTANDO EM ESPANHOL MAI AINDA!! ME DIGA NA ARGENTINA TEM NEGAO!! SOMOS LA BANDA MAS LOCA!! NOSSA BANDA COLA COM LO ERMANOS É DE SANGUE!! VIVA LOS BARRAS BRABAS!! AVALANCHE PRA CIMA DELES!! inter vai toma no cú!!!

Publicado por: CELO LO BORRACHO em março 17, 2007 5:40 PM

grenio neu tine de coracao e senpre sera vanos ver se ele vence hoje contra o franemco

Publicado por: Anonymous em maio 23, 2007 2:34 PM

grenio neu tine de coracao e senpre sera vanos ver se ele vence hoje contra o flamengo

Publicado por: Anonymous em maio 23, 2007 2:34 PM

Não concordo com nada do texto, pois participo da geral e a torcida da força ao time quando está fraco, e não compare a popular com a geral porque eles são dignos de vergonha, isso é história de quem ia no estádio assistir o Lara, fui a todos jogos da série B e a muitos de 2006 e agora de 2007 e o time mudava e muda a cara o estilo de jogo quando a geral incendeia, portanto reveja seus conceitos.

Publicado por: Diego em julho 23, 2007 3:02 PM

Não concordo com nada do texto, pois participo da geral e a torcida da força ao time quando está fraco, e não compare a popular com a geral porque eles são dignos de vergonha, isso é história de quem ia no estádio assistir o Lara, fui a todos jogos da série B e a muitos de 2006 e agora de 2007 e o time mudava e muda a cara o estilo de jogo quando a geral incendeia, portanto reveja seus conceitos.

Publicado por: Diego em julho 23, 2007 3:03 PM

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Publicado por: come cu de gremista em agosto 5, 2007 3:41 PM

"Vamo Canta,Vamo Canta Pro COLORADO
Nao te abandono e to contigo até o FINAL
Vamo bebe Vamo bebe o nosso trago
Essa paixao se chama INTERNACIONAL!!

Mas nao vamos esquecer
Que essa terra Tem Patrao
Nao é o PUTO Tricolor
é COLORADO CAMPEAO"

Publicado por: veeh em novembro 3, 2007 12:54 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos