« Pinchas batem River e perseguem o Boca
Festa roja no confuso clássico de Avellaneda |
Capa
| Em busca do seu primeiro processo, Impedimento está mais belo »
Na esperança de ter mais sucesso clubístico que o ídolo, Renan quebrou o recorde de invencibilidade de um goleiro colorado em campeonatos nacionais, até então ostentado por Taffarel.
Já faz oito jogos que o jovem arqueiro não vê suas redes balançarem. Antes dele, Taffarel havia ficado sete jogos e 72 minutos sem sofrer gols, na Copa União de 1987. A marca mais expressiva, no entanto, ainda é de Gainete, que ficou invicto em 1202 minutos (quase 14 jogos), lá em 1970.
Aproveito a oportunidade para dizer mais uma vez que o alemão Taffarel é superestimado na histórica colorada. Na Seleção Brasileira, foi o maior de todos. No Inter, não passou de um bom goleiro. Tudo bem que aquela equipe não era um primor, mas não levantar nem um Gauchão é inadmissível. E mais lamentável ainda é o fato de tremer em grenais. Uma vez chegou ao cúmulo de jogar a bola para as redes ao tentar recolocá-la em jogo.
Como se não bastasse, fundou no Beira Rio uma escola de goleiros que não conta com a minha aprovação. Tanto que os melhores arqueiros que jogaram depois dele vieram de fora. O nome "João Gabriel", por exemplo, até hoje me causa calafrios, embora eu tenha a obrigação moral de fazer a ressalva de que no desespero de 2002 foi ele quem segurou as pontas.
Por isso, defendo que o maior camisa 1 que vi jogar no Inter foi o Gato Fernandez. O segundo lugar em importância pertence ao às vezes frangueiro, mas sempre boa gente, Clemer. Taffarel ocupa apenas o terceiro posto. Não tenho nada contra ele, acho um cara digno e decente, até simpatizo, mas não posso brigar com os fatos.
Voltando à atualidade, entendo ainda que Clemer deva ser o titular para o Mundial de Clubes, e não me pergutem os motivos. Eu não consigo dar uma justificativa racional. Mas uma voz - talvez Manga, de Miami, pelo Skype - me disse: "o Clemer deve jogar no Japão". Porém, entendo que ele deveria aposentar-se no final dessa temporada, sair por cima, como campeão da América. Dessa forma, abriria o lugar para Renan, que está pedindo passagem.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Fecho contigo. Os motivos, também desconheço.
Vai ver porque a gente nunca se acostuma com mudança de goleiro. O cara tem que ser muito ruim pra ser trocado ao natural por um reserva.
Publicado por: Bueno em novembro 14, 2006 9:00 AM
"entendo ainda que Clemer deva ser o titular para o Mundial de Clubes"
"entendo que ele deveria aposentar-se no final dessa temporada, sair por cima, como campeão da América"
Logo... devo crer que não acreditas no Campeonato Mundial?
A saber: Eto'o está machucado e não joga, Messi quebrou o dedo do pé e Saviola sofreu um estiramento muscular - no mesmo treinamento! Conta-se ainda de um estranho sumiço das galinhas pretas de Porto Alegre.
Publicado por: augusto em novembro 14, 2006 9:45 AM
Quem eram os dois béques colorados quando do recorde do Tafarel? Meu ranking de arqueiros colorados, sem considerar os fatos, sópela simpatia: 1)Manga (vcs já viram os lances do bi de 76?), 2)Tafarel (pelo q fez na seleção e por jogos pontuais no colorado), 3) Benitez (pelo tri invicto), 4) Gato Fernandez (uma lenda), 5) Clemer (campeão da américa), 6)Renan (the wall)
Publicado por: Eduardo em novembro 14, 2006 10:16 AM
O Grêmio tb tá fraco de goleiros. Desde que Danrley saiu, ninguém conseguiu fechar a meta!
Publicado por: Marco em novembro 14, 2006 10:41 AM
O fim da invencibilidade do Tafarel foi aquele frango lamentável que ele tomou no grenal. Gol do "craque" Jorge Veras numa "jogada individual brilhante" pela ponta esquerda.
Pq será que o Lazaroni não levou ele(o Veras) em 90 né? ajhgs
Publicado por: Roger em novembro 14, 2006 10:56 AM
Bah, ficou bonito o layout. Mas por que não aparece quando clica no "continue lendo"?
Publicado por: Francisco em novembro 14, 2006 11:05 AM
Porque eu estou terminando.
Agüentem firmes, fãs do Impedimento. Em breve tirarei todo o site do ar.
Publicado por: Bruno Galera em novembro 14, 2006 11:06 AM
chuchu beleza esse leiaute novo.
Publicado por: zeh em novembro 14, 2006 12:39 PM
Os melhores pela ordem: Manga, Taffarel, Benitez e Gato Fernandez
Publicado por: Fabricio Grzelak em novembro 14, 2006 5:55 PM
Os zagueiros da época do recorde de Taffarel eram Aluísio e Nenê, uma boa dupla.
Sinceramente e contra todas as possibilidades, acredito no título do Inter. Quis dizer que o Clemer deveria ter anunciado sua aposentadoria no fim do ano em vez de renovar por mais duas temporadas. Mas talvez tenha faltado um "mesmo que perdesse o Mundial, sairia por cima". Entendo que até o fim dessa temporada ele deve ser o titular, mas ano que vem gostaria que começasse uma nova era no gol colorado.
E também coloco o Manga acima de todos. Diz a história colorada que ele chegava para os dirigentes e dizia: "preciso pagar umas apostas, me consigam 30 mil e eu fecho o gol". Goleiro mau-caráter é sempre o melhor. Mas listei apenas os que vi jogar.
Publicado por: Douglas Ceconello em novembro 14, 2006 6:32 PM
A minha lista seria Fernandez, André, Clemer e Hiran.
Publicado por: Francisco em novembro 16, 2006 8:26 AM
Aloisio ja tinha ido pro Barça ou Porto, não?
Creio que jogavam Nene e Norton.
Publicado por: Vitor VEC em novembro 16, 2006 10:49 AM
Cara, alguém sabe que fim levou o Fernandez? Aquele foi o melhor que eu vi com a camisa do Inter (eu tinha, na época, 10 anos)! Fecho com o Douglas que pra mim ele foi o melhor! Baita pegador de penaltis!!!
Publicado por: Ismael em novembro 21, 2006 5:44 PM
Concordo quanto ao Clemer, acho q ele é mais indicado, quando vc mais tem medo dele, ele resolve jogar.
Publicado por: Feio em novembro 23, 2006 5:22 PM
Sobre o ex- goleiro Manga.
Sendo filho primogênito do ex- goleiro Manga e que não vejo a 40 anos,e nem por isso trato ele como pessoa de mau caráter. Talvez por infelicidade e ingenuidade caiu no mundo do vício do jogo de azar, como vemos hoje pessoas completamente viciadas em jogos de bingo,mas, devemos destacar que durante os 90 minutos de uma partida ele se dedicava com todo o seu empenho para as conquistas do clube ao qual ele jogava dentro do cenário futebolístico. O que devemos é reconhecer atletas que jogavam muito mais pela camisa e ganhavam pouco do que o que vemos hoje. Muito obrigado. Wilson Arruda.
Publicado por: Wilson Arruda em novembro 28, 2006 10:17 PM