« dezembro 2006 | Capa | fevereiro 2007 »
O Vélez Sarsfield goleou o Danubio por 3 a 0, ontem, no José Amalfitani. Mas não me dou por vencido e espero a virada no próximo dia 6, em Montevidéu.
Atenta aos alertas de Impedimento, a Conmebol tenta agora alterar o regulamento da Libertadores para impedir que times do mesmo país façam a final - o que aconteceu nas duas últimas edições com times brasileiros, e provavelmente seguiria acontecendo.
Não adianta. Devemos estar sempre atentos a todas as competições ou corremos o risco de não vermos em nossas canchas verdadeiros craques que surgem. Nem bem começam a atuar e já se vão para o hemisfério norte. Dessa vez foi Cavani, atualmente no Danubio e grande destaque do Uruguai no Sul-Americano Sub-20.
Pense rápido e responda: quantas vezes você já se arrependeu na vida por ter a chance dourada de dizer a alguém o quanto essa pessoa é especial para você, e não fazê-lo?
Após a preliminar entre América e Sporting Cristal, semana passada, enfim inicia de fato a Libertadores. Nessa semana teremos seis confrontos que começarão a definir os times que ingressam na fase de grupos e continuam na briga pelo mais importante e digno torneio de clubes do mundo.
Finalmente, temos aqui a participação desse que voz fala e de Antenor Savoldi no programa Por volta do meio-dia, que foi ao ar no dia 30 de dezembro na Rádio da Universidade.
O debate abordou o futebol sul-americano e lá estivemos erguendo a bandeira do Impedimento.
O Brasil teve mais sorte que juízo para garantir a vaga nas Olimpíadas e conquistar o título. Boa fortuna que faltou ao Uruguai, fora dos jogos de Pequim por levar um gol da Argentina aos 47 do segundo tempo.
A dupla Gre-Nal vive situações frontalmente opostas no Gauchão, e nem poderia ser muito diferente. Enquanto o Grêmio faz o certo, usando a competição para afinar o que tem de melhor visando a Libertadores, o Inter coloca em campo um bisonho e emergencial time B, em cuja capacidade apenas os dormentes de cérebro acreditavam.
A notícia não é nova, mas sempre merece destaque. Ainda mais agora que a diretoria do Bahia, temendo a reforma do estatuto que pode dar direito de voto aos associados, pretende expulsar quatro possíveis candidatos oposicionistas do quadro social do clube.
O Danubio começou essa temporada como havia terminado 2006: conquistando títulos. Ao bater o Peñarol por 2 a 0 nessa sexta, no Centenario, a equipe faturou a Copa Ricard, que contava também com a participação de Nacional e Saprissa.
Dois dos principais estaduais do país, os campenatos paulista e carioca já estão a mil. Em São Paulo, os grandes provam que podem chegar às semifinais e fazerem confrontos memoráveis, embora o Norusca esteja com a corda toda. No Rio de Janeiro, o Vasco tem tudo para conquistar o título, justamente por acreditar numa base já formada e nos métodos eficazes de Renato Gaúcho.
Novamente, o Brasil venceu e contou com a ajuda dos concorrentes no Sul-Americano Sub-20. Agora, depende apenas de si para alcançar o título e a vaga nas Olimpíadas. Depois do jogo contra o Chile, passei a torcer pela seleção nacional, mas depois de ver a draga que está o Inter não acho muito bom perder Pato e Luiz Adriano por quase toda a temporada, já que no meio do ano tem Mundial no Canadá.
No primeiro confronto válido pela Libertadores 2007, o América, do México, destroçou os cerveceros do Sporting Cristal por 5 a 0. Com o resultado, las Águilas praticamente garantiram a vaga na fase de grupos da competição.
O Cruzeiro bateu o São Paulo nos pênaltis e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez. As duas equipes têm grande qualidade e fizeram um jogo interessante, cujo maior mérito foi interromper a programação da Globo.
E chegou o momento que todos colorados já pressentiam - os mais sábios e leves de coração temiam. Para alegria da maioria dos falsos entendedores de futebol, Rentería foi negociado com o Porto por 1,5 milhão de euros e agora vai dançar em outras canchas.
Porque todo dia é dia de homenagear El Pibe.
A rodada do Sul-Americano Sub-20 de ontem foi amplamente favorável ao Brasil, que venceu o Uruguai por 3 a 1 a contou com um zero amigo entre Argentina e Chile. Já o Paraguai venceu a Colômbia e ajudou a embolar mais ainda a tabela. Todos que difamaram Albert Duarte, o juiz colombiano do jogo entre Brasil e Chile, devem desculpas, pois foi ele quem acabou acertando a escalação brasileira.
Dura mesmo era a vida dos atacantes naqueles anos 60/70. Eles sabiam que no fim da RS-153, depois de cruzar por campos cobertos de soja, estava Passo Fundo - e lá, à espera deles, sem disposição para mesuras com visitantes, estariam os irmãos Pontes, João (E, na foto) e o mais velho, Daison, uma feroz dupla de centrais. Em campo, todos entendiam por que Daison repetia que para ser campeão um time precisava passar por Passo Fundo. Hoje, a vida parece mais fácil para os atacantes. Jogar em Passo Fundo, na era dos Pontes, era um teste de coragem.
"Vem"
A rodada de hoje do Sul-Americano Sub-20 promete emoções profundas. Chile e Argentina brigam para encaminhar a vaga nas Olimpíadas, enquanto o Brasil precisa vencer de qualquer jeito para continuar com chances. Mesmo eu, que tenho sérias restrições a qualquer equipe que defenda a seleção, fiquei nervoso com a palhaçada de domingo.
O técnico-anão Dunga convocou a seleção brasileira que enfrentará Portugal no próximo dia 6, em Londres. A novidade é o retorno do funkeiro de Milão, Adriano, que foi chamado após marcar uns míseros gols. De novo Robinho está presente, e a relação entre Dunga e Impedimento começa a ficar desgastada.
E começaram os estaduais, sempre criticados e tão necessários à sobrevivência da maioria das agremiações e dos atletas que não fazem parte do Mundo Joga Bonito e Veste Camisa com Logo da Unicef. Enquanto Maurício Saraiva aparecer na televisão, o Gauchão não terá sucesso algum.
Nesse final de semana foram definidos os semifinalistas da Copa São Paulo. Graças ao fracasso santista, novamente temos um azarão, que atende pelo nome de São Bernardo. Mas dificilmente a final fugirá do confronto entre São Paulo e Cruzeiro.
No primeiro superclásico da temporada, o River Plate bateu o Boca Juniors e assumiu a liderança do tradicional Pentagonal de Verão disputado entre os cinco clubes considerados grandes na Argentina. Além dos millonarios e xeneizes, participam da competição Independiente, Racing e San Lorenzo.
Após uma gratificante passagem pela muito hospitaleira São Sepé - cidade dominada por colorados, ressalto -, volto a falar do mais indispensável e querido dos assuntos que nos rodeiam. Não consegui acompanhar muita coisa, a rotina foi rígida, mas aquela olhada de canto nos jornais foi mais que suficiente para me oferecer um panorama do que aconteceu.
Acabou a primeira fase da Copa São Paulo e agora temos que esperar apenas mais uma rodada para acompanharmos de fato. Restaram 32 equipes e os jogos já serão eliminatórios. Destaque para o clássico entre São Bento e São Carlos. Contudo, deixaremos de presenciar clássicos que muito contriburiam para o esporte e para o idioma.
Caso se confirme a saída de Fabiano Eller para o Atlético de Madrid, como noticiou o jornal Zero Hora, o Inter enfrenta a primeira grande baixa na equipe campeã mundial. E não adianta tentar subestimar a perda porque não há no grupo jogador com qualidades para substituí-lo.
O futebol brasileiro anda cada vez mais divertido. O jogador Carlos Alberto Gonçalves apresentou-se ao Veranópolis, clube do Interior gaúcho, alegando ser o atacante Pena, ex-Palmeiras e Botafogo. Depois de alguma discussão e uma passagem pela Polícia Civil, a situação foi resolvida.
Logo de escrever a nota anterior, leio o que segue abaixo:
O drible que a diretoria do Grêmio deu na imprensa local fará com que o goleiro seja, desde já, o jogador mais odiado do estado.
Não assisti ao jogo entre Colômbia e Argentina, que parece ter sido o melhor do Sul-Americano até agora. Fui impedido pela equação Porto Alegre + 40 graus = bar em tempo integral. O Brasil me decepcionou profundamente contra o Peru. Paraguai e Uruguai recuperaram-se.
Quanto desgosto para uma mãe. Foi descoberto o primeiro "gato" da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador, que defendeu o Guarany-SE, usava o documento de identidade de seu irmão, morto em 2003. Já o Vitória-ES contra-atacou e contratou LAION, ex-Bahia.
Por motivos óbvios, desde 17 de dezembro ando por aí, sem rumo aparente; 'wandering', como diria um antigo e falecido amigo do vô.
Eis que hoje resolvo fuçar por aí na internet e ver o que se fala no mundo do fulbo.
Pois bueno, o período sem futebol de nível profisional continua por mais dez dias e nesta época o que mais aparece (e incomoda) são as tais 'especulações do mercado'.
Mostrando sua disposição em ocupar a ponta do futebol sul-americano, a Venezuela foi o primeiro país a iniciar o campeonato nacional. Nesse final de semana ocorreu a rodada de abertura do Clausura e o Caracas, patrão do futebol venezuelano, estreou com vitória. Mas a liderança ficou com o Carabobo FC. De bobo já basta o nome, diria um filósofo cheirador de loló.
O Sul-Americano Sub-20 teve seus primeiros jogos e alguns resultados surpreenderam. Paraguai, Argentina e Uruguai começaram com tropeços.
Contribuição do notório Saulo Szinkaruk
Eu trocaria a RECOPA pelo show da SHAKIRA.
Confiem em mim,
Antenor Savoldi Jr
Da arte de escalar a albiceleste.
Começa hoje, no Paraguai, o Sul-Americano Sub-20, que nessa edição vai conceder duas vagas na Olimpíada de 2008, além dos quatro postos do continente no Mundial do Canadá, em julho.
Parece que entre obturações e tratamentos de canal, Ronaldo Gordo está dando uns pegas na sua dentista. Agora falta ele conseguir também uma nutricionista e uma psicóloga.
Nesse sábado começa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde os empresários enriquecem e já surgiram diversos craques, alguns bons jogadores e milhares de perebas. Olheiros de Impedimento garantiram que o Lençoense montou uma máquina de jogar futebol.
Da arte de cobrar um arremesso lateral.
A temporada está começando e os clubes seguem sua peregrinação em busca de reforços. Como de costume, o Cruzeiro investe pesado e o Fluminense faz um bom time que brigará para não ser rebaixado.
Com a apresentação do zagueiro argentino Schiavi, o Grêmio começou de fato a montagem do time para a Libertadores. Acredito que o atleta pode ser fundamental para o desempenho da equipe na Copa.
O jornal uruguaio El País divulgou nesse domingo sua tradicional lista de melhores do futebol sul-americano da temporada. Como grande parte dessas eleições, peca por não considerar o desempenho do ano inteiro, privilegiando o segundo semestre, mais vivo na memória dos incautos.