« Balaio | Capa | Bossio, cordeiro de Deus »
Não assisti ao jogo entre Colômbia e Argentina, que parece ter sido o melhor do Sul-Americano até agora. Fui impedido pela equação Porto Alegre + 40 graus = bar em tempo integral. O Brasil me decepcionou profundamente contra o Peru. Paraguai e Uruguai recuperaram-se.
Pelo que ouvi da vitória colombiana, o resultado de 2 a 1 foi justo. Segundo comentários que me pareceram honestos, é uma típica seleção colombiana, abusada e dribladora. Segundo meu irmão, observador de Impedimento, "todos jogam como o Rentería", um baita elogio, na minha opinião. No gol da virada, acho que foi Juan Pino quem driblou meio time albiceleste e largou para Quintero, livre, marcar. Sensacional.
E a Argentina, que apenas empatou na estréia contra o Equador, deve se cuidar e vencer já o próximo jogo, contra a Venezuela, o que de fato deve acontecer. O Paraguai recuperou-se ao vencer o Chile por 1 a 0, enquanto a Celeste ganhou do Equador por 2 a 1.
O jogo que assisti inteiro foi Brasil 2 x 1 Peru, que me decepcionou profundamente. Não pelos peruanos, que já disseram não ter grandes ambições e contam com um elenco cuja maioria é formada por jogadores de 17 anos. O problema foi Nélson Rodrigues e sua seleção bonitinha, mas ordinária.
O Brasil não tem qualquer esquema de jogo. A zaga, composta pelos cruzeirenses Eliézio e Thiago Heleno, é um eterno Deus nos acuda, o que obriga o volante Roberto a ficar enfiado no meio da defesa, ajudando a espanar tudo. E esse, Roberto, convenhamos, se eu não fumasse dois maços de cigarro por dia, ele seria meu reserva em minhas ocasionais participações no futebol de salão. Não acerta um passe e não marca ninguém.
Como ele permanece o jogo inteiro ajudando os zagueiros desesperados, Lucas fica solitário no meio-campo, tendo que marcar e sair jogando, pois Leandro Lima e William atuam muito avançados. Sobrecarregado, Lucas não consegue desempenhar bem nenhuma das duas funções: erra passes que não costuma errar e é facilmente envolvido quando precisa impedir a outra equipe de tocar a bola.
Leandro Limas vem sendo o melhor jogador da seleção até aqui, o mais lúcido, movediço e criativo. O outro meia, Willian, até que se esforça, mas não consegue criar absolutamente nada e não auxilia nos compromissos defensivos.
Os dois laterais não fazem qualquer sentido. O esquerdo, Carlinhos, é um pipoqueiro que não acerta nenhum cruzamento e deixa uma rodovia nas suas costas. O lateral-direito, Amaral, também preocupa-se apenas em atacar, mas contra o Peru não conseguiu aproveitar o inacreditável espaço que tinha. Não preciso dizer que eles não ajudam a compor o meio-campo.
No ataque, Edgar e Fabiano Oliveira não são munidos de forma eficiente e não possuem qualidade necessária para a jogada individual. Contra o Peru, Alexandre Pato entrou e precisou buscar o jogo na meia-cancha, mas pela falta de opções passou a conduzir demais a bola, não criando nada. Seu lugar é no ataque, onde decide. Luiz Adriano entrou com muita vontade e pouca eficiência, tendo uma atuação bem insatisfatória.
O goleiro Muriel errou em uma saída de gol, mas de resto foi bem.
Acredito que essa seleção tem poucos bons valores, mas Nélson Rodrigues colabora de forma decisiva ao mandar a campo um bando de jogadores sem qualquer orientação tática, nenhuma mecânica de jogo e raros momentos de lucidez. Temo pela vaga nas Olimpíadas.
Não há opções no elenco para ocupar as laterais nem para a primeira função do meio-campo, mas dá para melhorar a equipe. Se eu pudesse, colocaria dois jogadores defensivos nos lados para escalar uma meia-cancha com maior qualidade. Mas vamos dizer que Amaral e Carlinhos percebam sua ineficácia e resolvam guardar posição.
Meu time iria a campo, no 4-4-2, com: Muriel, Amaral, Anderson, Thiago Heleno e Carlinhos; Roberto, Lucas, Tchô e Leandro Lima; Danilinho e Alexandre Pato.
Saudações,
Douglas Ceconello.
Grupo A
Brasil 6
Paraguai 4
Bolívia 1
Peru 0
Chile 0
Jogos realizados
Brasil 4 x 2 Chile
Paraguai 0 x 0 Bolívia
Paraguai 1 x 0 Chile
Brasil 2 x 1 Peru
Jogos que faltam
11/1 20h50 Bolívia x Chile
11/1 23h Paraguai x Peru
13/1 19h50 Peru x Chile
13/1 22h Brasil x Bolívia
15/1 20h50 Peru x Bolívia
15/1 23h Brasil x Paraguai
Grupo B
Colômbia 3
Venezuela 3
Uruguai 3
Argentina 1
Equador 1
Jogos realizados
Uruguai 0 x 1 Venezuela
Argentina 1 x 1 Equador
Uruguai 2 x 1 Equador
Argentina 1 x 2 Colômbia
Jogos que faltam
12/1 20h50 Venezuela x Equador
12/1 23h Uruguai x Colômbia
14/1 20h50 Colômbia x Equador
14/1 23h Argentina x Venezuela
16/1 20h50 Colômbia x Venezuela
16/1 23h Argentina x Uruguai
thiago heleno entrou meio perdido, mas é bom jogador. já o eliézio é peladeiro mesmo.
Publicado por: m em janeiro 11, 2007 4:07 PM
Parece que Argentina e Colombia foi um jogão. Comentário de quem assistiu.
Publicado por: Menezes em janeiro 11, 2007 4:16 PM
Se é peladeiro, então é craque!
Publicado por: Marco em janeiro 11, 2007 4:18 PM
acho q a zaga da seleção se assustou quando viu o peru crescer pra cima deles.
Publicado por: augusto em janeiro 11, 2007 4:45 PM
Existe esse tipo de torneio sub-20 na Europa?
Publicado por: fabio em janeiro 11, 2007 5:51 PM
muito boa análise.
essa é a pior zaga que já vi numa seleção brasileira de qualquer categoria. é desastrosa.
o willian realmente não é grande coisa, mas fez a jogada e deu o passe pro gol de letra do pato.
sim, leandro lima foi o melhor até agora.
carlinhos é fraco.
amaral é razoável, mas fagner, se jogar o que jogou no brasileiro, pode fazer o time render muito mais pela direita.
Publicado por: fábio em janeiro 11, 2007 6:05 PM
"essa é a pior zaga que já vi numa seleção brasileira de qualquer categoria. "
Lembra da Seleção Brasileira campeã da Copa América de 1999? A zaga era JOÃO CARLOS e ODVAN. Taco a taco com essa defesa aí.
E existe a Eurocopa sub20, acontece a cada dois anos, no período de férias, como aqui. No ano passado, a Holanda foi campeã, vencendo a Ucrânia na final com grande atuação de Huntelaar.
Publicado por: Luís Felipe em janeiro 11, 2007 6:50 PM
"Essa é a pior zaga..."
Tudo bem, talvez seja.
Mas o ataque é definitivamente o pior da história, e o meio-campo é uma bagunça: um desce pra ficar no meio dos zagueiros sem nenhum atacante adversário por perto, um tenta jogar e não consegue (fez dois gols jogando mal), e os outros dois ajudam a marcar os próprios atacantes que não se mexem... que maravilha...
Publicado por: Cachopa em janeiro 11, 2007 10:54 PM
Leandro Lima, como todo mirrado, não vai vingar. O São Caetano que o venda logo.
Ou vai ser mais um Rafinha ou Mossoró na vida, e entrar em campo só quando um titular cansar.
Publicado por: Bueno em janeiro 12, 2007 10:49 AM
Esse Nelson Rodrigues é absurdamente ruim. Espero que, mesmo classificando o Brasil para as Olimpíadas, este sujeito não permaneça no cargo, pois certamente o Brasil não terá êxito.
Publicado por: Gustavo em janeiro 12, 2007 11:57 AM
Se o Brasil for às Olimpíadas, o técnico será o Dunga.
Mas temo pela vaga. Acho que o Brasil pode perder a classificação para Paraguai, Argentina ou Colômbia.
Publicado por: Douglas Ceconello em janeiro 12, 2007 1:05 PM
Certo.
Síndrome 'DE VACA' batendo!
Publicado por: Vitor VEC em janeiro 12, 2007 11:02 PM