« janeiro 2007 | Capa | março 2007 »
Achei bobagem a imprensa vendendo o jogo como "a volta da Libertadores ao Olímpico depois de 4 anos". Normalmente, os clubes demoram muito mais que isso para voltar ao torneio. Mas, por um truque do destino, o jogo desta terça-feira foi muito parecido com o que assisti das cadeiras, em 2003, contra outros colombianos.
Cortesia enviada por Henrique Fanti.
Como é muito fácil acertar os resultados dos campeonatos estaduais, vocês poderão presenciar a manifestação divina através de previsões da Copa Libertadores da América, que esta semana terá 10 sensacionais embates.
Não fique triste com a má campanha no Paulistão, torcedor corintiano. Seu homônimo de Alagoas bateu o MURICI por 3 a 0 e assumiu a ponta do campeonato estadual. Com a vitória, o alvi-negro chegou a 22 pontos e ultrapassou a máquina do Coruripe, que soma 21 pontos, mas tem um jogo a menos.
Flamengo e Madureira fazem a final da charmosa Taça Guanabara. Enquanto o Madureira tirou o América, o rubro-negros bateram os seus mais odiados rivais nas penalidades e mantiveram o jejum de títulos de Renato Gaúcho.
Na Argentina, apenas River e Arsenal têm total aproveitamento, com três vitórias. Em Avellaneda, o Boca tombou o Rojo por 3 a 1, enquanto o campeão Estudiantes apenas empatou com o Colón.
Totalmente avassaladora a Tuna Luso ao levar a Taça Cidade de Belém, competição que equivale ao primeiro turno do torneio regional do Pará. A equipe bateu o Ananindeua por 1 a 0 e balançou o Mangueirão. Sem malícia, por favor.
Enquanto vou fazer um retiro carnal no suspeito litoral gaúcho, obrigo-os a lembrar sempre do embaixador supremo do futebol colombiano.
Com a segunda semana de Libertadores finalizada, o River Plate consolida-se como o grande favorito em um grupo difícil. Os mexicanos do Necaxa provaram que podem brigar pela liderança contra o São Paulo, enquanto o a vitória do Nacional tornou a chave 4 uma das mais disputadas.
Ainda bem que, eventualmente, a Liber-em-preto-e-branco ainda aparece entre nós para cobrar os tributos que o presente deve ao pasado.
Um gol de Hidalgo com o pé direito não poderia ser um bom presságio. Em dois minutos, no segundo tempo, o Nacional conseguiu virar para cima do Inter e obter um resultado que parecia impensável durante toda a partida.
Para servir de preparação aos colorados, que hoje têm uma parada encardida contra o Nacional, no Uruguai, quando começam a colocar seu título em jogo e a buscar o bicampeonato da América.
Para não dizer que passamos o Carnaval em branco, homenageamos essa bela porta-bandeira. Habla español, mas como o dia é de festa, nada como pular a cerca da fronteira entre Brasil e Argentina.
Estão definidas as semifinais da Taça Guanabara. Quero saudar em especial ao Botafogo, que conseguiu perder de virada para o Boa Vista e ficar fora da fase quente. Grande resultado também conseguiu o Flamengo, que tomou uma chapuletada de 4 a 1 do Madureira apenas para garantir o o clássico com o Vasco já nas semifinais.
Como a Argentina é uma país mais sério que o Brasil, lá tivemos rodada de futebol nesse domingo. Mais do que isso, Juan Román Riquelme retornou a vestir a camisa xeneize. No entanto, a sua volta deixou a desejar e o Boca apenas empatou com o Ventral, na Bombonera.
Todos estão fazendo miséria da filha do Dunga, mas Reebok e Puma também não ficam atrás. Estiliscamente falando, o ano não começou bem para a dupla Gre-Nal. E mudanças nos mantos tradicionais, bem sabemos, podem até rebaixar equipes.
Começa neste sábado o Torneio Clausura no Uruguai. Mesmo eliminado na primeira fase da Libertadores, o Danubio, campeão do Apertura, larga como favorito. Mas Peñarol e Nacional, bem, vocês sabem. Entre esses três e o Defensor devem disputar o título.
Depois de quatro anos, o Grêmio retornou à Copa com uma expressiva vitória contra o Cerro, no Paraguai. O Paraná começou indicando que cumprirá seu favoritismo à segunda vaga do grupo 5 e enfiou 4 a 2 nos venezuelanos do Maracaibo. Tudo bem que estamos apenas engrenando, mas houve excesso de empates nessa primeira semana.
Para os gremistas aquecerem os tambores enquanto esperam e estréia diante do Cerro Porteño.
Que beleza é a Copa do Brasil, uma competição extremamente charmosa e que ainda garante vaga na Libertadores. Começou ontem, com seus famigerados embates entre gigantes e nanicos, clubes pequenos contra outros ainda menores.
Guacamaya bandera, a mascote
Nesta quarta-feira aconteceu o sorteio dos grupos para a Copa América da Venezuela, competição eternamente mais relevante que outras similares realizadas em outros velhos continentes.
Neste Domingo que passou fui presenteado pela minha senhoura, em comemoração ao Dia Internacional dos Namorados, com ingressos para assistir Fútbol “Mes que un” Club Barcelona x Racing Santander no Camp Nou. Como bom gremista no exílio, enverguei o manto tricolor e me abalei ao estádio.
Nada, mas nada mesmo, me deixa mais constrangido do que assistir a entrevistas de jogadores do Rio de Janeiro ou de São Paulo e ouvir lá pelas tantas, quando os atletas falam algo engraçadinho, absurdas gargalhadas dos profissionais de imprensa, tentando obter com boleiros um grau de intimidade que provavelmente já não conseguem alcançar com suas companheiras.
O Inter divulgou a lista dos jogadores que vão brigar pelo bicampeonato da América. Depois de ser furado pelos comentários, faço uma breve análise do que espero.
Atento às advertências do Impedimento, o Fluminense corretamente demitiu o técnico Paulo César Gusmão, que concedeu entrevista coletiva afirmando que um dos motivos para o time não ter engrenado foi porque "contratou demais". O fato de ele colocar um meia-atacante para jogar de volante não foi mencionado.
Se confirmada, essa será a maior notícia do ano no futebol brasileiro. Após a série de barbaridades envolvendo gandulas, a Federação Paulista de Futebol pode colocar universitárias para exercerem a função e alegrar jogadores, repórteres e torcedores.
Nos próximos três dias teremos oito confrontos pela primeira fase da Libertadores. Hoje, Defensor e Gimnasia vão se moer no Centenario, enquanto Emelec e Vélez enfrentam-se pelo grupo do Inter. Pelo grupo do Grêmio, Cúcuta e Tolima inciaam os trabalhos.
Grêmio e São Paulo divulgaram seus 25 inscritos para a primeira fase da Copa Libertadores. Impedimento parabeniza a direção gremista pela exclusão do farofeiro Léo Lima, que ficará correndo em volta do gramado até seu contrato encerrar ou aparecer um clube desconectado da realidade para levá-lo.
Finalmente o Inter jogou com seu time principal, mas o resultado foi o mesmo das apresentações da equipe B. Um empate em zero com o mui valoroso Guarany de Bagé. Enquanto isso, a doce vida azul segue planando pelas canchas gaúchas.
Na primeira rodada do Clausura, os favoritos River Plate, Boca Juniors e Vélez Sarsfield venceram seus jogos. Hoje à noite acontece a estréia do campeão Estudiantes contra o Quilmes.
Foi um final de semana de dar nojo. Milhares de clássicos espalhados pelos mais diferentes lugares do país. Destaque para a vitória do São Paulo sobre o Corinthians e para a virada do Atlético sobre o Cruzeiro. Como era de se esperar, o maior público veio de Ceará x Fortaleza.
No Apertura, a festa foi pincharrata
Começou nesta sexta o Clausura argentino. Todos apontam o River Plate como o grande favorito, mas o retorno de Riquelme pode dar um novo alento ao Boca Juniors. Nos dois primeiro jogos, Colón e Arsenal fizeram a festa em cima de Independiente e Gimnasia.
A Libertadores de verdade começa agora. Com a realização dos jogos de volta da repescagem, ficaram definidos os grupos da primeira fase. Sem muitas surpresas.
Mensagem deixada esta manhã para a Ouvidoria da FGF no site www.fgf.com.br.
A princípio, quem responderá (deveria responder) é Flávio Fiorin, que vem a ser o plantão da Rádio 'Guaíba, o microfone líder de audiência'. Veremos.
A vida dá voltas. Danrlei retornou a Porto Alegre, e não foi para o Grêmio. O goleiro e DJ é o mais novo reforço do São José para a disputa do Campeonato Gaúcho e promete embalar a equipe em busca da recuperação na tabela.
Entendo que ninguém vai me chamar de exagerado se disser que o Fluminense é o maior moedor de carne do futebol brasileiro. Contrata bons jogadores e acaba temporariamente com suas carreiras em questão de meses. Para melhor executar o estrago, mantém o zumbi do Paulo César Gusmão como treinador.
Atento a todos que estão sob a batuta de chefes tiranos, sem nenhum rádio à mão, Impedimento coloca no ar mais uma cobertura instantânea. Brasil e Portugal enfrentam-se na disputa da Taça Primo Basílio, em pleno Emirates Stadium, em Londres.
De um lado, Felipão. Do outro, Dunga. "São os gaúchos dominando as atenções do futebol mundial", diriam esses bagaceiros da imprensa esportiva. Para mim, a CBF apenas enriquece um pouco mais para pagar a birita de Ricardo Teixeira.
O jogo começa às 18h e conta com aproximadamente 60 mil desocupados. Não precisa ser um gênio para saber que os brasileiros ficaram a tarde inteira saqueando a cidade ao som dos pandeiros.
Segue a ficha:
Brasil: Hélton; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Edmílson, Elano e Kaká; Fred e Rafael Sóbis. Técnico: Dunga
Portugal: Ricardo; Miguel, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho e Jorge Andrade; Tiago, Deco e Raul Meireles; Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Nuno Gomes. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)
______________________________________________________________________________
"Cuando juega un equipo uruguayo nadie puede darlo por perdido'. Gustavo Matosas, técnico do Danubio.
A segunda rodada do Apertura chileno foi jogada nesse final de semana. A liderança é dividida por cinco equipes que tiveram total aproveitamento até agora. Nessa temporada serão todos contra o Colo Colo, atual bicampeão nacional.
Já temos um logo para o fabuloso Campeonato Gaúcho. É claro que não é de nossa autoria. A sorte é que temos um gênio trabalhando pelo futebol.
O futebol brasileiro ainda me causa orgulho. No clássico entre Comercial e Botafogo, o sensacional Come-Fogo, o goleiro Marcão, do Botafogo, foi agredido pelo gandula com uma barra de ferro. O jogo era válido pela Série A-2 do Campeonato Paulista.
O Grêmio acerta mais um reforço. Desta vez para a lateral-esquerda.
Chávez sofre atentado virtual. A esquerda (política) sonda uma represália com banhos de petróleo nas celebridades de Hollywood.
Estive fora por longas três semanas. Durante a minha ausencia, Douglas Ceconello consagrou impropérios contra um dos meus clubes favoritos na face da terra, o nem sempre bem reconhecido:
CLUB ATLÉTICO VÉLEZ SARSFIELD
Não posso deixar de mencionar a grande vitória paranista contra o Cobreloa. Os 2 a 0 deixam o time brasileiro em situação tranqüila para chegar na fase de grupos. O Santos também conquistou um bom resultado ao vencer o Blooming por 1 a 0. O América é o primeiro classificado.
Devagarito, vamos destrinchando esse fenômeno que atende pela denominação de "campeonatos estaduais", torneios absolutamente excepcionais por permitirem o confronto dos grandes com clubes que mal conseguem manter a atividade durante toda a temporada, precisando sempre jogar a morrer. Em Minas Gerais, o Galo começou mal das pernas, enquanto o Cruzeiro tem total aproveitamento. Na Bahia, destaque para o Vitória. Em Pernambuco, não sai coelho do Belo Jardim, que tem seis derrotas em seis jogos e apresenta o expressivo saldo de -7 gols.
Que beleza é o futebol. Agora, Perdigão pode ir para o Boca Juniors, notícia que surgiu com ares de piada e foi tomando forma até que me acostumei a pensar em "Perdigón". "Não quero ficar conhecido como animador de torcida", falou dia desses o maior incentivador da torcida colorada em 2006.
Como já virou costume no Brasil, o São Paulo atravessou a negociação entre Grêmio e Jorge Wagner e já apresentou o ex-colorado em seu site. Depois da reformulação da lei de transferência de atletas, a maioria dos clubes já se meteu em negócios alheios, mas o que chama a atenção é a freqüência das intervenções do tricolor paulista.