« Satisfações alheias de um bêbado | Capa | Libertadores em 90 minutos »

fevereiro 22, 2007

A LIBER em preto-e-branco

Ainda bem que, eventualmente, a Liber-em-preto-e-branco ainda aparece entre nós para cobrar os tributos que o presente deve ao pasado.

Liber em branco e preto
Reparei nos dias precedentes à estréia colorada na noite de ontem uma certa empáfia. Comentários desonrando conquistas alheias de 20, 30 anos atrás eram indícios do que o CCC (Consciente Coletivo Colorado) tinha criado em mentes nem tão inocentes, nem tão estragadas.

E foi com o espírito pouco aguerrido, nada beligerante e com absurdo ar de superioridade que entraram no gramado do Parque Central os 11 que representariam a 'Nação Colorada' na versão 2007 da Liber.
Ao final do 1.tempo, julguei ter visto o S.Paulo em campo e na sua clássica condição de vencer os adversários sem sujar o calção.

Ainda bem que, eventualmente, a Liber-em-branco-e-preto ainda aparece entre nós para cobrar os tributos que o presente deve ao pasado.

Bêbado e olhando pros lados a toda hora, lembrei a quem me acompanhava no tradicional Nicu's que Hugo de León, histórico capitão de Libertadores, com 3 faixas e 2 alçamentos de Copas, tinha apenas 22 na final da Liber-80 e 25 em 1983. Consequentemente, contava com 30 quando o TRI, particular e do C. Nacional de F., em 1988.

E a intenção de lembrar isto agora e neste espaço é que expressões do tipo: 'peça de museu', 'ficou pra história', etc; não devem ser tratadas de forma depreciativa, seja de parte de quem fala como de quem ouve.

Museus (e suas peças) são parte integrante de tudo aquilo que fomos / somos / podemos ser.

E o colorado que lê e faz parte dos magnatas do clube fará com que esta leitura particular chegue às mãos de quem precisa (principalmente do Clemer, hehe) e mais uma vez terei ajudado o pesoal da beira do rio a chegar mais longe na Liber do que iriam com suas próprias forças.

Apesar de lamentar ao saber que as chances do colorado sair campeão aumentaram por minha causa, não consigo ficar arrependido, sei que fiz a coisa certa.


Saúdos, Vitor VEC


Batalha naval
Perto dos 20' do 2.tempo, mandei uma desoladora mensagem para o sócio gremista e fervoroso torcedor o C.N. de F. ASJ, a seguir:
"Este ano não deu pro teu time de novo. Uma lástima. Saúdos,"

Meia hora e três gols depois, direcionei o canhão dos torpedos para outro alvo, o colorado DC:
"Este ano não deu pro teu time. Uma lástima pra ti. Hahahaha!!! Saúdos,"

O retruco não foi modesto:
"Respeite quem te olha do topo."

Pela falta de consideração por parte da dona BRASILTELECOM, sofro com meu telefone. Pra continuar om a batalha, pedi armas emprestadas a um aliado e mandei de volta:
"Ainda falta 1 copa p me igualar! Mas que BAILE no 2o. tempo, hein? Saúdos, VEC"

Já quase sem forças mas ainda lutando, DC contra-atacou. Sem muita convicção, apenas por defender-se:
"Nao sei s o 17/12 me vem aos olhos."

E pra afundar o barco colorado de DC:
"É, tá sem argumentos. Tu sabe q foi 1 aula de Liber no 2.tempo. De Leon que o diga! Pede pro GABIRU salvar teu time desta vez!"

A la Herrera
O gol do empate momentâneo do Nacional me fez lembrar de um personagem do ano passado no Grêmio, German Herrera. Foi algo muito parecido com o que se viu em Flu 1-2 Grêmio em out/06 pelo Nacional:
"O goleiro dá um bago pra frente. A defesa bate cabeça e lá se vai o Herreriña 'a la muerte' pela bola e dá a testada na bola. O goleiro, político e ex-presidente Fenando Henrique sai desastrosamente do gol e pelota adentro..."
Certamente, a mim deixou saudade o espírito de luta que o cara tinha, que não é reproduzido por ninguém do grupo atual do Grêmio e que pode fazer falta numa fase eliminatória.
CAMPANHA PELA VOLTA DO HERRERIÑA NA SEGUNDA FASE DA LIBER!

Publicado em fevereiro 22, 2007 10:30 AM

Comentários

"É, tá sem argumentos." (...) "Pede pro GABIRU salvar teu time desta vez!"

Então ISSO é ter argumentos?

Publicado por: Otávio Niewinski em fevereiro 22, 2007 10:50 AM

só acho bastante curioso que, ali pelos 80/90, quando os colorados se orgulhavam da década de 70 [com o tri brasileiro culminando no invicto 79], os gremistas não pensavam assim.

Publicado por: dante em fevereiro 22, 2007 10:53 AM

Com o cara do gol do título mundial? Com o SÃO ADRIANO GABIRU?
É o MELHOR argumento que se pode ter quando o asunto gira em torno das palavras-chave:
Inter, Campeão, Liber

Publicado por: Vitor VEC em fevereiro 22, 2007 10:54 AM

Ver gremista falando em respeitar títulos antigos é pra fuder. Mas merecemos, por ontem, e pelos IMPÁVIDOS que não respeitaram el fubo uruguaio.

Mas ainda tem carreira, e tu sabes disso.

E a VIVO não dá pau.

Publicado por: Francisco em fevereiro 22, 2007 10:58 AM

"Ver gremista falando em respeitar títulos antigos é pra fuder."

Pra manter o nível, evitarei falar de MANAS nos próximos minutos.

Publicado por: Vitor VEC em fevereiro 22, 2007 11:01 AM

Ademais, vejam o que se escreveu dias antes em:

http://www.insanus.org/impedimento/arquivos/2007/02/o_dia_que_nenhu.html

"Não sabia que tinha tv a cores naquela época", por exemplo.

Publicado por: Vitor VEC em fevereiro 22, 2007 11:03 AM

MESTRE!!!!
as palavras que deveriam ter sido escritas já a algum tempo, mas pelo calor das conquistas passariam como recalque...
MESTRE!!!!
só por esse texto, hj tentarei não cornetear ninguém

Publicado por: Egon em fevereiro 22, 2007 11:06 AM

O texto é bastante realista, sou obrigado a admitir.

Só o que não admito é usar a expressão LIBER.

CHORA DE GAY, Vitor.

Publicado por: Guima em fevereiro 22, 2007 11:13 AM

Por que Luiz Adriano e Lucas jogam nos seus times, e Pato não?
Vi um declaração do Fernandão dizendo que ele está apto para jogar 45 minutos!?
Uma declaração dessas não pode ser levada a sério.

Publicado por: Marco em fevereiro 22, 2007 11:43 AM

"Pra manter o nível, evitarei falar de MANAS nos próximos minutos."

ui.

Publicado por: dante em fevereiro 22, 2007 11:54 AM

Adriano Gabiru enganou alguém com aquele gol na final? Digo, algum ser humano de raciocínio individual, não a manada que porta faixas e inventa gritos rimados?

Se Abel Braga tivesse um mínimo de vergonha na cara deixava no banco só pelo topete.

Publicado por: Hermano em fevereiro 22, 2007 12:12 PM

Em 2007 a América será LIBERTADA!!

Publicado por: augusto em fevereiro 22, 2007 12:42 PM

sabia que teria alguém para dizer "...por que a VELHA Libertadores..."

besteira monumental.

o jogo de ontem foi difícil e pegado COMO TODOS OS OUTROS CONFRONTOS CONTRA O NACIONAL.

a única diferença é que nos quatro outros confrontos, o Internacional TINHA UMA DEFESA.

não me venham com o papo de "velha Libertadores".

ainda precisam pegar a taça ali no Beira-Rio. E não vai ser fácil.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 22, 2007 1:24 PM

argumento típico de gremista desesperado:

Inter ganha = "A Libertadores não é mais a mesma"

Inter perde = "Voltou a boa e velha Libertadores"

Tão ridículo como cair duas vezes para a Série B.

Publicado por: Anonymous em fevereiro 22, 2007 1:30 PM

e o tão alardeado "clima de guerra"?
não teve nem entradas desleais dos uruguaios, nem pedrada da torcida; não sei fora do estádio mas dentro tudo correu civilizadamente.

Publicado por: Egon em fevereiro 22, 2007 1:37 PM

> argumento típico de gremista desesperado:

Inter ganha = "A Libertadores não é mais a mesma"

Inter perde = "Voltou a boa e velha Libertadores"

o anônimo ali em cima disse tudo.

Publicado por: Gustavo, Cavinato em fevereiro 22, 2007 1:53 PM

os gremista tão tudo enlouquecido por aí. vão cair na primeira elimintória e não vão ver de onde veio a porrada. talvez até o colorado tenha que fazer o serviço.

Publicado por: mauricio em fevereiro 22, 2007 2:01 PM

pode ser argumento típico de gremista...

só não concordo com a parte do desespero... não lembro de um início de ano tão tranquilo para o clube da azenha...

Publicado por: fino em fevereiro 22, 2007 2:03 PM

Luis Felipe: quantos anos tens? 15? Ou não acompanha futebol a muito tempo.
Só quem não conhece pra dizer que a Libertadores não mudou muito de uns 10/15 anos prá cá.
Não diminui o título do Inter/2006, ou SP/2005, mas que mudou mudou.
Dá uma olhadinha em edições antigas pra tu ver. Youtube serve.
Ou então eu tô louco...

Publicado por: Roger em fevereiro 22, 2007 2:05 PM

Paraná 100%: talvez realmente não seja mais a mesma competição.

Publicado por: Schröder em fevereiro 22, 2007 2:08 PM

roger, quem/o que não "mudou muito de uns 10/15 anos pra cá"? obviamente não é a mesma competição. assim como o brasileirão ou a copa do mundo, por exemplo.

só que, também obviamente, não dá pra dizer se ela está "melhor" ou "pior".

e se alguém acha que está "pior" só porque o paraná tem 100% de aproveitamento [em 2 jogos...] ou porque o atual campeão é o inter, basta pedir à ouvidoria do seu time que ele não participe dessas competições "menores" [ou "diferentes", acompanhado de um risinho no canto da boca].

Publicado por: dante em fevereiro 22, 2007 2:19 PM

Não falei que está melhor nem pior Dante.
Só acho mais do que evidente que antigamente era muito mais uma guerra do que futebol pura e simplesmente. Guerra de nervos, intimidação extra-campo, pressão da torcida, garra pegada e até mais deslealdade(não sou a favor, estou só constatando) dentro e fora do campo.
Com todas essas diferenças creio que dá pra dizer " a velha Libertadores" sim.
Se é bom ou ruim, fica por conta do freguês...

Publicado por: Roger em fevereiro 22, 2007 2:31 PM

TODOS acham que o resultado do Inter foi um "assombro"? NINGUÉM se lembra que ano passado o Colorado ia tomar tufo para o Nacionbal se não houvesse uma garfeada CLÁSSICA?

E, a propósito: não se trata de denhum "desespero gremista": SINCERAMENTE, quando permitiram que mais de duas equipes por país disputassem a Libertadores, virou VÁRZEA (minha modesta opinião).

TORCEREI muito nessa edição, mas sem esquecer que o Grêmio ganhou duas dessas copas em anos MAIS DIGNOS. Ah: e mais uma final doméstica e proponho o ENCERRAMENTO do torneio. Não terá mais sentido, se é que vocês me entendem.

Publicado por: Gabriel Divan em fevereiro 22, 2007 3:29 PM

só não entendi pq fica por conta exclusivamente do inter...

Publicado por: Rômulo Arbo em fevereiro 22, 2007 3:39 PM

Agora falando sério:

preferia que tivéssemos ganhado a Copa de 82 que a do ano passado, por exemplo... mas será que isto se dá mais por uma queda nos quesitos que qualificam o futebol ou muito mais por uma grande nostalgia, a mesma que me fará achar De volta para o futuro sempre melhor que qualquer filme que venha ocorrer uma máquina do tempo?

A Liber mudou? Claro que sim, o futebol mudou (o mundo mudou...)... se por isso devemos mais mérito às conquistas lá do passado que as do nosso presente é uma questão controversa, mas a minha ou a tua vontade de vencer essa competição, ou mesmo a vontade de um jogador (que pode sim se igualar a grandes nomes aqui citados como De León), dá uma ótima pista: nós também mudamos, mas ainda queremos ganhar. O resto é papo furado.

Publicado por: Rômulo Arbo em fevereiro 22, 2007 4:06 PM

Nada disso faz qualquer sentido. Podemos afirmar que quando o Grêmio foi campeão a Libertadores já não era a mesma da época em que o Estudiantes comandava as ações. Não há qualquer fundamento.

E o único aspecto bom em derrotas do Inter é que podemos esperar um texto do Vitor logo na seqüência. hgshs

Publicado por: Douglas Ceconello em fevereiro 22, 2007 4:14 PM

volta herrera, esqueçam o resto do texto.

Publicado por: Lucas em fevereiro 22, 2007 4:30 PM

Que saudades da Guerra Fria.

E do Leônidas. E do Zizinho. E do Tesourinha, Carlitos, Ruy, Villalba e Adãozinho.

E dos Irmãos Poppe.

Publicado por: Francisco em fevereiro 22, 2007 4:45 PM

"o Grêmio ganhou duas dessas copas em anos MAIS DIGNOS".

como eu escrevi em algum comentário, meses atrás: as conquistas do inter serão sempre duvidosas porque envolvem alguma "garfeada CLÁSSICA". as do grêmio sempre serão maiores, cheias de glória e, oh!, muita garra e sofrimento.

é um grande mistério.

Publicado por: dante em fevereiro 22, 2007 5:00 PM

NENHUM gremista argumentava pela ilegitimidade da Libertadores de 32 clubes quando era o único clube gaúcho a disputá-la, como em 2002 e 2003. Por que será?!?!??

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 22, 2007 5:03 PM

e, roger, se tu acha que na atual libertadores não há mais "intimidação extra-campo" nem "pressão da torcida", tu não deve ter visto nenhum dos jogos de 2007 [a arquibancada fumando atrás do clemer ontem e a chegada do grêmio em assunção, quando o bus foi apedrejado].

Publicado por: dante em fevereiro 22, 2007 5:07 PM

huaaaaaaaaaaaaaaa

começou o ano!

Publicado por: fino em fevereiro 22, 2007 5:24 PM

Eu gostava mesmo era da Super-Copa! Aquilo que era torneio mata-mata. River, Racing, Boca, Grêmio, Santos, Inter, Flamengo, Cruzeiro, Penharol, Nacional, Cruzeiro, Independiente, Estudiantes,...

Sempre invejei os dois títulos do Cruzeiro!

Publicado por: Marco em fevereiro 22, 2007 5:27 PM

Uma coisa nada a ver:
vcs viram o nome do tal Kelly q o tricolor tá por contratar?
CLESLY! O q esse guri fez pra mãe no parto pra ganhar um nome desses?? Aí até se entende o apelido...

Uma coisa tudo a ver:
Como falou Romulo acima, por mais q mude a Liber, ninguém vai deixar de tentar ganhar. Só fica mais fácil qndo a gente torna mais fácil, vide o inter ontem, tava tão fácil até q ficou difícil.

O resto é implicância.

Publicado por: Alemao em fevereiro 22, 2007 6:02 PM

"se alguém acha que está "pior" só porque o paraná tem 100% de aproveitamento..."

No meu comentário não há julgamentos qualitativos.

Só disse que mudou.

Publicado por: Schröder em fevereiro 22, 2007 10:32 PM

Colorados, admitam: esse ano a sorte NÃO ESTÁ do lado de vocês.

Não tem grupo barbada... não tem gol espírita do Rubens Cardoso... não tem Renteria fazendo gols em todos os jogos que entra no 2 tempo... não tem jogador sendo vendido antes de jogar contra vocês... não tem bola que bate na trave, nas costas do Clemer e vai pra fora... não tem jogador expulso na final aos 10 do primeiro tempo, muito menos goleiro experiente entregando gol... não tem GABIRU nem santo nenhum pra salvar a pátria...

A Libertadores 2007 não será para moças.

Publicado por: Gralha em fevereiro 22, 2007 11:19 PM

Isso aqui tá parecendo discussão de boteco de rodoviária... Por que, para valorizar o título de um, é necessário desvalorizar a conquistas dos outros? Tanto Grêmio como Inter possuem conquistas internacionais autênticas.
Beira o ridículo dizer que a Liber do Inter foi mais fácil e que o Grêmio não é campeão do mundo, e sim da Copa Toyota. Fomentar esse tipo de bobagem combina mais com crônica esportiva lamentável que impera há anos nesses pagos.

Publicado por: Edson em fevereiro 22, 2007 11:23 PM

Concordo, só vou discutir com mamíferos.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 22, 2007 11:56 PM

ei todos vocês! vão tomar no cu!

que facil e dificil o que!

libertadores é libertadores e pronto...

eu quero, tu queres, ele quer e assim por diante... década, época e ano é frescurada, quem ganha merece respeito e já era..

Publicado por: fino em fevereiro 23, 2007 3:07 AM

NÃO ACHO que a vitória do Inter seja ilegítima (bem pelo contrário). O Inter é o grande, atual e merecido campeão do torneio. Apenas acho que a Libertadores anda CAÍDA em termos da antiga emoção, nos últimos tempos.

Ninguém tem CULPA de ser gremista e ao mesmo tempo achar as disputas de antigamente (ex: primeiro título do Grêmio) MAIS AFU que as de hoje. A Libertadores anda uma MIXÓRDIA, mas JAMAIS direi que não quero vencê-la e nunca desdenharei de quem tem uma PLAQUETINHA no troféu.

Ahhhhh...MEU NOME É ENÉAS!

Publicado por: Gabriel Divan em fevereiro 23, 2007 9:16 AM

Vou salvar estes comentários e caso haja um tragédia e o Grêmio vença usarei como argumento que 2007 foi mais fraca que 2006. hehe

Publicado por: christian em fevereiro 23, 2007 10:57 AM

Um argentino irá ganhar a Libertadores esse ano, só esperam que alguém faça o serviço sujo e tire o SPFC logo no primeiro mata-mata

Publicado por: Zé Carlos em fevereiro 23, 2007 11:20 AM

a culpa é da fifa e seu FAIR PLAY.

Publicado por: zeh em fevereiro 23, 2007 1:00 PM

Alguém mencionou a Supercopa e incluiu o Inter. Pois informo: ele nunca jogou a Supercopa, já que só jogavam os campeões da Libertadores.

TODOS os colorados estão jogando o fora o "passado glorioso", sendo que sempre se apegaram a ele por décadas. Há 8 meses o Beira-Rio mostrava um letreiro enorme: "Campeão Brasileiro Invicto de 1979". Faz pouco tempo, né?
É ridículo ouvir colorados que sempre glorificaram seu passado e seus ídolos históricos (como Falcão, Figueroa, etc) de repente dizer que nada isso importa. Simplesmente ridículo.

Publicado por: Gustavo em fevereiro 23, 2007 1:59 PM

Gustavo, não conheço nenhum colorado que esteja "jogando fora o 'passado glorioso'".

nenhum sentido.

por que jogariam?

quem disse algo parecido aqui nos comentários foi o fino - um gremista.

Publicado por: dante em fevereiro 23, 2007 2:13 PM

Tão ridículo quanto ouvir gremistas que sempre disseram que o passado é passado, e não vale nada, se apegar a um título ganho em 1983.

Mas as coisas são assim, e não tem muito o que fazer.

Publicado por: Francisco em fevereiro 23, 2007 2:15 PM

Tão ridículo quanto ouvir gremistas que sempre disseram que o passado é passado, e não vale nada, se apegar a um título ganho em 1983.

Mas as coisas são assim, e não tem muito o que fazer.

Publicado por: Francisco em fevereiro 23, 2007 2:15 PM

a saber: o letreiro tri campeão invicto em 1979 ainda está no Beira-Rio.

Publicado por: Luís Felipe em fevereiro 23, 2007 2:38 PM

é.

e essa façanha ninguém ainda superou. sadlksdalçk

Publicado por: dante em fevereiro 23, 2007 3:57 PM

Falem sério... eu já li e ouvi inúmeros colorados (talvez não neste espaço, mas em outros blogs menos qualificados) dizendo que passado é passado, etc. É evidente que 2006 é mais recente que 1995 e 1983, mas estes dois anos são mais recentes que 1979. Especialmente dizendo que o Grêmio levantou sua última Copa do Brasil em 2001, há somente 6 anos, portanto. Graças a Deus, o Grêmio não é um time que só vive do passado. Mas o passado é importante, ele sempre nos explicará.

Publicado por: Gustavo em fevereiro 23, 2007 5:54 PM

Se relembram 83 e 79, imaginem os netos do Pelé quanto ao Bi do Santos que falam para c*** só disso.

Publicado por: Zé Carlos em fevereiro 23, 2007 8:35 PM

encerro minha participação colorada neste post com um abraço no gremista Gustavo pela frase "talvez não neste espaço, mas em outros blogs menos qualificados".

obrigado, viejo.

só impedimento é gol.

Publicado por: dante em fevereiro 23, 2007 9:10 PM

Mas bah, é só eu sair de férias que a putaria começa. (mas ok, divertido)

Vitor, não recebi tua tradicional mensagem, uma pena. Mas estive no Uruguay criando um incidente aduaneiro, e quase atropelei um torcedor do Peñarol, claramente irritado pela virada da noite anterior.

ps: instalarei um gerador automático de textos que incluirá as palavras "NÃO" e "JAMAIS" no meio dos comentários de vcs, pra ninguém entender direito do que estão falando, ou identificar quem é gremista ou colorado.

Publicado por: Antenor em fevereiro 23, 2007 9:57 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos