« fevereiro 2007 | Capa | abril 2007 »
Acho que todos concordamos que a piada de mau gosto da semana foi o reconhecimento da Fifa de que o Palmeiras seria campeão mundial por ter vencido a Copa Rio de 1951. Da forma como esses velhos loucos tratam suas competições e a Conmebol cuida da Libertadores, em breve vou considerar a segunda divisão gaúcha como o único torneio digno de respeito.
O Colo Colo venceu o Caracas e assumiu a liderança do Grupo 6 da Copa Libertadores. Como desgraça pouca é bobagem, a lanterna foi passada para o River Plate.
As coisas realmente não andam boas em Nuñes. O River Plate sofreu outra desilusão ao empatar sem gols com a Liga de Quito. No Uruguai, o Defensor passeou sobre o Deportivo Pasto e aproximou-se da vaga. O Cienciano bateu o Bolívar fora de casa e continua sonhando com o improvável.
As experiências recentes já me deram provas suficientes para acreditar que Ouvidorias no futebol não existem de verdade. Questionamentos à FGF, Grêmio, Inter e Vélez nunca foram respondidos por seus responsáveis. Apesar disso, tento mais uma vez ao ver dois irmãos brigando feio nesta 5a.-feira após discussão braba sobre Inter-Vélez.
- Esse Ramon é muito ruim. Diego Souza! Diego Souza!, gritavam os dois corneteiros ao meu lado.
- Vocês não notam que o Ramon tá melhor que o Tcheco? - provoquei.
- Isso aí, não falem bobagem - concordaram os dois torcedores à minha frente.
- Mas esse Ramon é muito ruim! - insistiram.
- Olha ali - apontei para o campo, no momento que Tcheco chutou fraco e sem direção para a linha de fundo. Viram?
De acordo com os torpedos cruzados entre eu e Douglas, faço um resumo do que vi lá da superior, gol do Gigantinho:
O Inter empatou sem gols com o Vélez e está em situação crítica no Grupo 4 da Copa Libertadores. O uruguaio Jorge Larrionda teve uma arbitragem lamentável. Em suma, o jogo do Beira-Rio deve ter sido muito interessante para quem viu com certo distanciamento: todos os elementos dramáticos estavam presentes.
Não me importo com o gol 1.000 do Romário. Não dou valor ao número. Por respeito ao monstro que foi, fico feliz que ele possa anotá-lo pelo Vasco e não por aqueles times onde andou jogando.Também não me agrada quem fica procurando gols que não mereceriam estar na lista. Bando de recalcados.
O Grêmio voltou a ganhar com uma vitória pequena, fraca, suada e sofrida. 1-0 contra o Tolima, igualzinho como foi contra o Guarani de Venâncio. Nem se percebeu que as camisetas, os clubes e as competições eram diferentes. Quem viu os dois, garante que o jogo de 3a.-feira parecia a seqüência daquele de sábado. Parecia
Enquanto isso tudo acontecia aqui em casa, eu me mantinha alheio às coisas do futebol, acompanhando ao vivo a presença de PENNYWISE na cidade, no show perto do aeroporto. Uma apresentação algo morna e algo curta. Principalmente, se considerarmos o preço de 70 reais cobrados.
Tuta retornou e marcou o gol da vitória que deixou a vaga bem próxima dos gremistas. O Audax Italiano bateu o Alianza e mandou um claro recado ao São Paulo, que hoje estaria fora das oitavas-de-final.
Que joguinho ordinário este Brasil e Gana. Os brasileiros marcaram um gol após escanteio no início do jogo e fizeram bem pouco depois. No final, quando os africanos cercavam a área de Júlio César, o juiz arranjou a expulsão de um jogador de Gana em lance que nem falta sobre Danil Alves houve.
Flamejante, Libertadores prossegue com mais sete jogos ao longo da semana. A dupla Gre-Nal precisa deixar clara suas pretensões e necessitam de vitórias urgentes. O Caracas pode começar a perder a vaga, enquanto o Audax tem a chance de dar um cagaço no São Paulo.
Nos dias que precederam a partida decisiva entre Guarany e Inter fiquei entusiasmado pelo simples fato de que Bagé, tradicional praça do futebol gaúcho, estava voltando a obter destaque no cenário estadual, o que me leva a refletir sobre um Campeonato Gaúcho mais representativo.
Nesta segunda-feira, a Fifa confirmou que mudará o formato de disputa do Mundial de Clubes. Devido ao seu costumeiro e escroto critério político, agora teremos um representante do país onde a competição acontece - por enquanto apenas o Japão sediou, mas a intenção é levar para outros clientes. Provavelmente apavorada com a participação do Auckland na última edição, a Fifa definiu que o campeão do país sede e o representante da Oceania farão um playoff antes da fase final do torneio.
O grande jogo do final de semana foi a vitória do Ciclón frente ao Independiente, por 4 a 3. Depois de disputadas sete rodadas do Clausura, o San Lorenzo continua liderando e abriu três pontos de vantagem para o vice-líder, Boca Juniors, que pagou os pecados para bater o Godoy Cruz pela vantagem mínima.
O jogo do Grêmio valeu pelos retornos de Tuta e Edmílson, embora eu considere o segundo um risco às pretensões tricolores. Ontem, o Inter conseguiu vencer o mui valoroso Guarany, no simpático Estrela D'Alva, em Bagé.
Esperava que Brasil e Chile fosse um jogo digno de ser assisitido. Mas o pênalti inventado pelo juiz para os brasileiros logo aos 14 minutos prejudicou o bom andamento da partida e qualquer espécie de avaliação que pudesse ser feita.
A culpa foi da maconha. O zagueiro Renato Silva foi pego no antidoping após a partida contra o Volta Redonda, dia 28 de janeiro, pela Taça Guanabara. O exame da urina do atleta foi claro como a água: ele tinha fumado um cigarrinho do capeta.
Quatro partidas encerraram a semana de Libertadores. O Boca Juniors devolveu com sobras a derrota sofrida no México. O Santos venceu, garantiu a vaga, disparou e deixou o Gimnasia mal. Da mesma forma que o Libertad, que bateu o pobre El Nacional e faz uma grande campanha. O Emelec renasceu depois de marcar um gol aos 43 do segundo tempo e bater o Nacional, dando certa tranqüilidade ao Inter.
Anos de pesquisa e observação, acrescidos de experiências clubísticas recentes, permitem-me afirmar que a função do técnico no futebol é muito superestimada. Geralmente - embora seja um pensamento usual, é uma conclusão difícil de alcançar -, a maior contribuição do "professor" é não atrapalhar.
Inter segue correndo riscos no Gauchão, enquanto o Grêmio perdeu a invencibilidade no campeonato. Flamengo garante a vaga e praticamente a liderança. Necaxa deflora o São Paulo ao som de mariachis e na base da tequila com limão e sal. Já os mexicanos do América foram inapelavelmente batidos pelo Banfield.
A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) e o Governo da Província de Loa prometem construir um novo estádio na cidade de Calama, que seria a nova casa do Cobreloa, time local, um dos mais tradicionais do Chile.
Resultados importantes na primeira noite de Libertadores da semana. Em casa, o Cerro Porteño obteve a primeira vitória na competição. O mesmo aconteceu com o Colo Colo, mas de forma mais expressiva. Na Venezuela, os chilenos venceram o por 4 a 0 o Caracas. Real Potosí e Maracaibo seguem trajetórias medíocres.
Mascote do Gimnasia aproveita-se do posto para fazer a festa com as fanáticas do clube.
Simón Bolívar vibra na tumba. Mais uma semana de partidas flamenjantes da melhor copa de clubes do mundo. Alguns times podem praticamente garantir suas vagas, como Caracas e Flamengo. Muitos outros brigam para continuar vivos. E como não me entrego assim, seguem os palpites.
Este jogava muito, tanto no River Plate quanto na Celeste. Sem sombra de dúvidas, um dos maiores que vi com a bola nos pés.
Com a vitória sobre o Central na última sexta, fora de casa, os torcedores do San Lorenzo puderam tirar o final de semana para descansar porque a liderança isolada do Clausura estava garantida. Mas as vitórias de River e Boca - adversários mais próximos - mantiveram os azulgranas em estado de vigília para a próxima semana. Já passaram seis rodadas.
Não resta dúvidas de que os principais jogos do futebol brasileiro neste final de semana foram os clássicos da Segunda Divisão gaúcha. Em Santa Maria, Riograndense e Inter. Em Rio Grande, São Paulo e Rio Grande. Tanto se esfolaram em campo que esqueceram de ganhar os jogos.
O Peñarol assumiu a ponta do Clausura ao bater o River Plate por 3 a 1. O Nacional também se recuperou e venceu duas na seqüência. No Parque Méndez Piana, o Danubio foi surpreendido pelo Miramar Misiones e perdeu por 2 a 1.
Tanto fiz que perdi a hora de ir ao Beira-Rio no sábado. Além do tempo instável e da necessidade de publicar um texto após o jogo, o estado de inércia pós-trago fez com que eu ficasse me arrastando pelos cômodos de casa até perceber que faltavam alguns minutos para o começo da partida.
O futebol peruano tornou-se uma bagunça infernal nos últimos dias. Tudo porque uma comissão jurídica da liga peruana (ADFP) determinou que o Sport Ancash seja rebaixado e o José Galvez suba para disputar o Apertura 2007. O grande problema é que a competição já está na oitava rodada.
Mas é um GATO, este Diego.
Dessa vez, foi o Newell's Old Boys. Um tribunal civil e comercial de Rosário decretou nesta quinta-feira a falência do clube por uma dívida com um homem que não foi identificado. Os dirigentes leprosos podem pagar ou apelar à Corte Suprema da província de Santa Fé.
Espero que a infâmia do trocadilho acima não desmotive o leitor. A estas horas da manhã foi o que se pôde arranjar
O River conquistou um importante ponto ao empatar com a Liga, em Quito. O Grêmio foi surpreendido pelo Tolima, que acabou com a invencibilidade tricolor em 2007. O Defensor conseguiu uma grande virada para cima do Deportivo Pasto, fora de casa e nos minutos finais.
Enfim, uma ilustração definitiva sobre a relação entre sul-americanos e europeus no futebol. Como não têm cojónes, querem os nossos.
Quase tive um enfarto na noite desta quarta-feira. E ele não aconteceu quando o Vélez marcou o primeiro gol. Nem no segundo, sequer no terceiro. Na verdade, o jogo nem tinha começado. Quase morri quando a escalação colorada foi anunciada. Pato, Iarley e Christian disputavam duas vagas no ataque, mas quando saiu o time, sem qualquer motivo, M I C H E L estava escalado para jogar ao lado de Iarley.
Algo que me enoja ao extremo é essa adoração que os incautos admiradores do futebol delegam ao europeus. Não têm nenhum senso critíco para separar o que merece elogios daquilo que é apenas produto da publicidade e acabam gerando uma síndrome de coitadismo.
Quando dois times precisam desesperadamente vencer, o que acontece sempre? Eles empatam e afundam juntos, como ocorreu com Potosí e Maracaibo. Também Cerro e Cúcuta fiocaram a ver navios. Pior para os paraguaios, que têm apenas um ponto. A surpresa da rodada foi a vitória do Audax Italiano sobre o Alianza Lima.
Capa da edição histórica sobre a estréia de Maradona pelo Boca Juniors, ocorrida em 22 de fevereiro de 1981, contra o Talleres. Os xeneizes venceram por 4 a 2 e Diego marcou dois gols. Na sua primeira passagem, foram 40 jogos e 28 gols. Depois foi para o Barcelona, em setembro de 1982.
Saudações,
Douglas Ceconello
Começa hoje a semana da Libertadores, que prevê a overdose de dez jogos nos próximos três dias, com alguns confrontos excelentes e disputas direta entre favoritos. Confira as partidas e os infalíveis palpites.
A Igreja Universal chegou na frente do Impedimento e comprou as rádios e televisão Guaíba e o jornal Correio do Povo. Espero apenas que não tirem do ar o Cadeira Cativa, principal programa da televisão gaúcha, que premia seus convidados com sucos da CBS.
O Fluminense está se tornando a maior piada do país quando o assunto é contratar técnico.
Pelo Clausura do Uruguai, o Nacional segue sua trajetória bipolar. Desta vez, perdeu para o Miramar Misiones por 2 a 0, enquanto o Peñarol encontrou extremas dificuldades para bater o Wanderers.
Santos e São Paulo jogaram um grande clássico. Os palmeirenses comemoram a vitória, mas lamentam a lesão de Marcos, enquanto o Coritnhians vence e ganha uma folga. Fábio ajuda na derrota do Cruzeiro. Grêmio bobeia e passa um sufoco, mas vence. O Inter, bem, continua promovendo a festa do interior.
Cortesia de Eduardo Medina, que vibra com a camiseta adquirida em Córdoba.
Mais uma prova de que o São Caetano está acabando. A polícia proibiu que os velhinhos que torcem para o time e compõem a inusitada torcida "Bengalas Azuis" levem seus acessórios para o estádio, pois seria um risco à segurança de todos. Sim, isso é verdade.
Não poderia deixar de mencionar o sarrafaço que o River tomou do Caracas em pleno Monumental de Nuñes, resultado que deixou o Grupo 6 mais disputado do que nunca. Os venezuelanos saíram da condição de saco de pancadas para líderes da chave.
Dunga não tem mais meu apoio. Perder para Portugal de Felipão é natural, mas continuar escalando Robinho e Elano não faz qualquer sentido. Tudo bem, devo admitir, o que me fez desistir do técnico da Seleção foi a camisa quer ele usou no último jogo. Eu sei, a história já é velha, mas não me recuperei. Usar aquilo lá é sintoma de muita coisa. Darei mais uma chance caso ele apareça nos próximos jogos com uma camisa pólo da Lacoste, ou com a amarelinha da Copa de 90, que tem o ramo de café embaixo da Jules Rimet.
O técnico da Seleção Brasileira convocou os atletas que vão faturar uma grana para a CBF na Suécia. Primeiro, no dia 24, contra o Chile, em Gotemburgo. Depois, no dia 27, contra Gana, em Estocolmo. Não aprovamos.
De tanto escrever sobre, estou me tornando um admirador do Colo Colo. E não foi sem certa decepção que soube de sua derrota para a LDU, em Quito. Na hora em que ouvi no rádio, sabia que tinha saído na frente. Destaque para a reação do América, que bateu o Banfield por nada cavalheirescos 4 a 0. E o Tolima venceu o Cerro, que também começa a se complicar.
No Maracanã, pedra cantada: Flamengo campeão da Taça Guanabara, passando por cima do Madureira. Pelo Gauchão, o Grêmio cumpriu tabela e bateu o camuflado 15 de Novembro. No Beira Rio, enquanto o Inter estreava Christian, a Ulbra jogava para vencer.
Gol de Morena, que garantiu a vitória do Peñarol na final da Copa Libertadores da América de 1982, contra o Cobreloa.
O principal jogo do dia pela Copa Libertadores é o confronto entre Liga de Quito e Colo Colo pelo difícil Grupo 6. A estréia com derrota das duas equipes torna a partida praticamente uma decisão.
Em sua edição de março, a revista Placar divulgou a eleição do maior craque da história de 12 clubes brasileiros. O levantamento foi realizado com leitores cadastrados pela internet. Insatisfeito com o resultado, Impedimento faz a réplica.
Mesmo de olho na partida decisiva contra a LDU, quarta-feira, pela Copa Libertadores, o Colo Colo bateu o Deportes Antofagasta por 3 a 0 e conquistou a ponta isolada do Torneio Apertura.
O San Lorenzo humilhou o Boca Juniors em plena Bombonera, lascando 3 a 0, sem dó nem piedade. Enquanto isso, em Sarandí, o espetacular Arsenal venceu o Vélez por 3 a 1 e assumiu a ponta isolada do Clausura.
No clássico paulista, o Palmeiras arrebentou o Corinthians ao meio. Em todos os gols verdes, percebemos a várzea que domina o Parque São Jorge. Na final carioca, o Flamengo e o juiz conseguiram perder de pouco. No Gauchão, o Novo Hamburgo foi o Barcelona da vez nos pés de Adriano. O Cruzeiro venceu o clássico meia-boca e segue líder.
Os uruguaios do Nacional estão apresentando um começo de temporada totalmente esquizofrênico. O time que tem apenas um ponto no Apertura 2007 e já tomou duas sacudidas de 3 a 0 nem parece o mesmo que faz boa campanha na Copa Libertadores.
E depois ainda tem gente que passa por aqui e tenta me convencer que aquelas Copas do passado não eram melhores que as atuais.
Vejam esta exaltação à estrela de Sudamerica, a Liber de America e o destaque as supostas 'chaves de uma copa melhor':
http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=60285&slangab=S
Para não dizerem que eu só corneteio o Corinthians.
Minha jornada ao Beira-Rio na noite desta quarta-feira pode ser classificada como uma aventura. Algo como uma daquelas comédias bisonhas em que nada acontece da maneira apropiada, mas no final as coisas se encaixam. Nesse caso, com o 3 a 0 brilhando no placar.