« Poder de ataque | Capa | Safada na rua e comportada em casa »

março 2, 2007

La Copa

E depois ainda tem gente que passa por aqui e tenta me convencer que aquelas Copas do passado não eram melhores que as atuais.
Vejam esta exaltação à estrela de Sudamerica, a Liber de America e o destaque as supostas 'chaves de uma copa melhor':

http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=60285&slangab=S

"Lo que parecen simples números y curiosidades encierran una revelación trascendente: se gana de visitante porque es posible hacerlo, hay garantías para ello. Ya no es tan dramático vencer en rodeo ajeno. Y las razones son varias.

1) El fútbol se ha emparejado definitivamente (¡Aleluya!).
2) El reglamento protege más, los arbitrajes son mejores.
3) La mentalidad cambió: no se le teme a los grandes.
4) Los esquemas ultradefensivos que planteaban antaño los visitantes son decididamente impresentables en estos tiempos. Nadie los emplea.
5) La televisión es un fiscal que muestra todo. Es imposible cometer ciertas anormalidades que se hacían antiguamente en canchas inseguras. No hay sorpresas desagradables. Las reglas son más claras y todos deben cumplirlas.
6) Se juegan los 138 partidos con el mismo balón, no como antes, que lo elegía el local a su gusto.
7) El juego brusco virtualmente ha desaparecido y dejó de ser un arma: el que quiere ganar debe jugar al fútbol y pensar ofensivamente.

¿Qué significa todo esto? Concretamente, que tenemos un fútbol más limpio, con un marco más adecuado y justo. Y si es más limpio, es mejor."

1-Grandeshx merdasxh que o futbol tá mais parelho. A frase "não tem mais bobo" continua sem significado pra mim. Além disso, sem zebras num campeonato, ele acaba perdendo a graça.

2-O que não é garantia de espetáculo melhor. O regulamento protege mais inclusive o juiz safado que rouba descaradamente no teu estádio e tu não pode nem atirar as pilhas do teu radinho na cara do pilantra, como se fazia nos bons tempos.

3-Pra mim, PRA MIM, isso nunca existiu. Clube com medo não pode nem comparecer pra disputa e perder por W.O.

4-Essa beira a piada de mau gosto. No mundo inteiro a defesa é cada vez mais valorizada. Taí o Fabio Cannavaro eleito o melhor do mundo/06. Ademais, deve ser observado o seguinte: QUAL É O PROBLEMA DE UMA EQUIPE JOGAR ASSIM??!??? JESUS!! É por essas e por outras que se diz que falta cultura tática e que técnicos daqui não tem sucesso lá fora.

5-A 'Liber em preto-e-branco' já foi tratada anteriormente e foi justamente o que deu origem a esta réplica à Conmebol.

6-Aparentemente, é o único ponto no qual estou de acordo com a Confederacion. Jogar com a mesma bola.

Saúdos,
Vitor Vecchi.

Publicado em março 2, 2007 4:54 PM

Comentários

Vitor,

Entendo que a Libertadores era realmente muito mais disputada no passado, principalmente por não haver televisionamento - mais ou menos o que acontece na série b hoje em dia, que já não tem taaaanto pau assim.

O problema é que muitos tricolores usam isso como argumento como se a Libertadores já não valesse nada, pela falta destes pontos. O que é um despautério, óbvio. A Liber que ganhamos no ano passado tem o mesmo valor que as duas que o Grêmio ganhou, e isso ninguém pode negar.

E, do mesmo jeito, podemos dizer que ganhar um brasileiro em 96 tem "menos" graça do que ganhar em 76. E obviamente isso não passa de corneta.

Publicado por: Francisco em março 2, 2007 6:04 PM

"Y si es más limpio, es mejor"

não tenho por que discordar do autor do texto. Isso é um jogo, danem-se los huevos.

Publicado por: Luís Felipe em março 2, 2007 6:07 PM

Não entendi uma linha da peleia, mas acho que hoje em dia é tão difícil como antes, por moivos diferentes. Só o que se mantém igual é o charme.

O inchamento, que deveria tirar chance de times menores, acabou por trazer ONCE CALDAS e SAO CAETANO pra fiinal.

Querendo ou não, os melhores seguem. Mesmo que não com a camisa branca e sangue no ombro.

Publicado por: Menezes em março 2, 2007 6:16 PM

Concordo plenamente com o Vitor no item 4. Qual o problema de uma equipe jogar na defesa???

Certamente, o autor do texto não viu Grêmio x Cúcuta. "Nadie los emplea" una pinóia.

Publicado por: Gralha em março 2, 2007 7:03 PM

Menezes, esqueceste o SCI entre Once Caldas e São Caetano.

Publicado por: augusto em março 2, 2007 7:44 PM

"nadie los emplea"... hahaha
O magrão que escreveu isso devia estar com orégano nos tubos!

Publicado por: Gustavo em março 2, 2007 11:14 PM

Ah, caras... Uma reforma, tirando os merricános e deixando apenas 2 clubes por país, certamente tornaria La Copa um torneio tão, se não mais, valorizado do que a UEFA..
Me perguntei esses dias: As Guianas e Suriname não tem representantes. E a Guiana Francesa será que não podia mandar um Lyon da vida, Olimpique ou o PSG pra Liber?

Publicado por: RAMiRO em março 3, 2007 4:07 AM

Acho que essa tendência é de todo o futebol mundial há décadas. Por menos que goste vejo que é inevitável. Por isso mesmo, acho tão fascinante quando a maloqueiragem reaparece.

Aproveito ainda para comunicar que não estou conseguindo acessar o Insanus direito. Apenas ontem consegui, e uma só vez. Hoje também, nesse exato momento. Vitor também teve problemas.

Deve ser coisa da Cicarelli, aquela puta. sgshsrg

Publicado por: Douglas Ceconello em março 3, 2007 5:56 PM

Aqui também. Tive problemas ontem, e só com o Insanus.

Publicado por: Francisco em março 3, 2007 9:09 PM

A Champions tem mais de dois participantes dos países mais importantes, futebolísticamente. É errado ter apenas 2 participantes de Brasil e Argentina, por exemplo. E eu sou a favor da manutenção dos mexicanos na Liber, são grandes adversários. Mas eles deveriam disputar a vaga no Mundial de clubes pela Libertadores, não por outro torneio.

Está se cogitando incluir os Estados Unidos na Libertadores. Sou a favor. Com isso, os sulamericanos se tornarão mais conhecidos naquele mercado, que cresce muito. Talvez os times daqui poderão fazer turnês nos EEUU, a exemplo de vários europeus.

Publicado por: Gustavo em março 3, 2007 9:23 PM

Apenas repetiria uma frase dos saudosos tempos do programa 'Impedimento' on-line:
"O dia em que clubes da Norteamérica que não sejam o México disputarem a Copa, podem mudar seu nome e chamarem de 'COLONIZADORES DE AMÉRICA'..."

Além disto, cabe dizer que a Cicareli não me deixou acessar o insanus.org a semana toda e que a falta de comunicação entre a direção possibilitou que um esboço fosse colocado no ar sem estar pronto. Ainda faltou rebater o sétimo e último ponto.

Agora deixa assim, já que tem gente que concorda com a frase final do texto da Conmebol e que mistura conceitos como 'sujo' e 'huevos' como se fossem sinônimos. Sem esquecer que é um jogo, não direi jamais que é APENAS um jogo.

A melhor definição pra mim continua sendo a do Antenor: "A mais importante das coisas menos importantes da vida".

Publicado por: Vitor VEC em março 4, 2007 1:41 AM

é.

tens razão, VEC.

a série B também era muito melhor* no passado. ela perdeu todo o charme quando qualquer um* passou a disputá-la.

lol

Publicado por: dante em março 4, 2007 1:39 PM

Voces estao vendo a incoerência logo aqui acima. Pois é, fazer o que?
Suponho que deveria ser uma corneta. Ela tem/faz algum sentido?
Melhor que vá ao Santa Rosa ver o embate do teu time contra o N.Hamburgo.

Publicado por: Vitor VEC em março 4, 2007 4:04 PM

relaxa, VEC.

nem tudo na vida é corneta.

só acho incrível essa necessidade de reafirmar o tempo todo que a libertadores era "melhor" no passado. isso sim não faz sentido.

tipo... A VIDA era melhor no passado, em linhas gerais.

e meu time promoveu uma virada histórica* pra cima do NH.

queria mesmo muito ter ido.

Publicado por: dante em março 4, 2007 11:19 PM

O gauchão perdeu sua identidade quando qualquer um* vai ao Santa Rosa e vira o jogo contra o Novo Hamburgo.

Publicado por: Marco em março 5, 2007 8:40 AM

aeeeeeeeeeee, grande marco, pegou o espírito!

lol

Publicado por: dante em março 5, 2007 11:51 AM

"A mais importante das coisas menos importantes da vida".

Essa frase é do Nelson Rodrigues. Ou o Antenor falou antes dele?

Publicado por: Roger em março 5, 2007 12:18 PM

Achei muito interessante o slogam do Grêmio "Libertadores: É a nossa cara!" não sei o que os colorados pensam a respeito, mas realmente, Libertadores, é a Nossa Cara!

Se conseguirem ficar com a Corneta de debaixo do braço, eu agradeço!

Publicado por: Marco em março 5, 2007 2:05 PM

"e meu time promoveu uma virada histórica* pra cima do NH" (sic)

Publicado por: Léo em março 5, 2007 2:08 PM

Quando eu disse aqui que 16/08/2006 foi a mais vermelha das noites, fui impiedosamente advertido acerca dos diablos de Avellaneda. Portanto, agora não me resta outra coisa senão chamar a atenção e dizer que a Libertadores já foi a cara do Independiente por sete vezes.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 5, 2007 2:10 PM

é.

as pessoas andam muito sérias nos dias de hoje.

ANTIGAMENTE ERA MELHOR*.

Publicado por: dante em março 5, 2007 3:45 PM

Não sei de onde se tirou que a tal frase é do Nélson Rodrigues.
Partucularmente, eu ouvi sair da boca do Antenor, na frente de um microfone no acanhado estúdio de rádio da Faculdade de Comunicação da Ufrgs.

Publicado por: Vitor VEC em março 7, 2007 10:52 AM

E "MEU NOME É VOVÔ!" ainda é minha frase favorita.

Talvez por isso tenha sim nostalgia do que vivi de muito pequeno e daquilo que pais e avós me contavam na beira da cama pra me fazer dormir sobre esquadroes e jogos historicos dos anos 30 aos 70.

Publicado por: Vitor VEC em março 7, 2007 10:55 AM

Então acho que ninguém vai reclamar se eu disser que o Campeonato Brasileiro era muito mais difícil, e por isso melhor, até o final da década de 70. Ou daí não vale?

Publicado por: Douglas Ceconello em março 7, 2007 5:34 PM

Só pra manter a chatice, digo: Acho que não.

Na Liber sempre houve a manutenção do critério estabelecido, dois representantes por país, apesar de que em alguns anos houve clubes abrindo mão de suas vagas, como em 69.

Já nos Nacionais dos anos 70 era de conhecimento público a famosa frase:
"Onde a Arena vai mal, um clube a mais no Nacional."
Arena (Aliança Renovadora Nacional) era o partido de sustentação da suposta e tênue democracia que se manteve durante os 'anos de chumbo' da ditadura. O partido da oposição era o MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

Tal situação levou a um inchamento estúpido da competição mas um glorioso formulismo, especialmente na segunda metade da década.
Houve campeão do final dos anos 70 que teve que encarar no caminho do título os seguintes adversários:

Rio Branco-ES, Santa Cruz-PE, Figueirense, Desportiva-ES, Internacional-Limeira, Caldense-MG, São Paulo-Rio Grande, Anapolina-GO e Goytacaz-Campos nas fases iniciais.

Quando o negócio apertou, faltavam apenas seis jogos para o título.
Goiás, Cruzeiro nas quartas-de-final sem jogos de volta e a semifinal na cara.
Contra o Palmeiras, ajudou o salto alto adversário, que pretendia pôr MOCOCA na Seleção no lugar do Falcão.
Na final, contra um carioca, o Vasco, que recebeu os benefícios de ficar junto à sede do futebol nacional e que se classificou sem jogar, nada mais que um mero cumprimento de tabela.

E qualquer semelhança não é mera coincidência.

Publicado por: Vitor VEC em março 7, 2007 10:49 PM

Publicado por: martyn-109 em maio 28, 2007 8:05 AM

Publicado por: martyn-109 em maio 28, 2007 8:06 AM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos