« O Cacique observa todos de cima da cordilheira
(a trilha sonora do título podia ser de Ennio Morricone)
| Capa | Segue o baile »

março 6, 2007

Pleito

Em sua edição de março, a revista Placar divulgou a eleição do maior craque da história de 12 clubes brasileiros. O levantamento foi realizado com leitores cadastrados pela internet. Insatisfeito com o resultado, Impedimento faz a réplica.

O resultado divulgado pela Placar foi o seguinte:

Clube - votos recebidos - jogador - percentual de votos

Atlético-MG - 2 416 - Reinaldo - 67%
Botafogo - 4 467 - Garrincha - 44%
Corinthians - 5 750 - Marcelinho Carioca - 33%
Cruzeiro - 2 613 - Tostão - 51%
Flamengo - 7 959 - Zico - 67%
Fluminense - 2 262 - Rivelino - 44%
Grêmio - 6 150 - Renato Gaúcho - 52%
Inter - 5 696 - Falcão - 36%
Palmeiras - 4 203 - Ademir da Guia - 45%
Santos - 3 461 - Pelé - 77%
São Paulo - 6 965 - Rogério Ceni - 60%
Vasco - 4 310 - Roberto Dinamite - 49%

Fiquei impressionado com o baixo percentual de Garrincha, pelo Botafogo, certamente por causa do fator Túlio Maravilha. Tostão deve ter dividido grande parte dos seus votos com Alex e Dirceu Lopes. Não me surpreende a expressiva vantagem de Renato Gaúcho, pelo Grêmio. Nem a relativamente baixa votação em Falcão, que deve ter distribuído votos com Figueroa, Manga e, fruto das recentes conquistas, Fernandão. Agora, gostei mesmo foi do bom humor são-paulino, ou será que não foi piada?

Bem, o que proponho é o seguinte: diga ali nos comentários qual é o maior jogador do teu clube que tu viu jogar NO CAMPO, sem o auxílio do Grandes Momentos do Esporte.

Não resta outra alternativa senão confiar na honestidade do leitor, mas começarei a suspeitar quando surgirem nomes como Salvador, Lara e Ademir de Menezes.

É claro que não precisa ser torcedor desses 12 times. Absolutamente todos os clubes estão incluídos. Se voce torce para o Santa Cruz gaúcho, por exemplo, não pense duas vezes
antes de votar no zagueiro Aládio (que, só para informar, está no Inter de Santa Maria).

Saudações,
Douglas Ceconello.

Publicado em março 6, 2007 11:58 AM

Comentários

Nascido em 1979, não pude acompanhar a trajetória das lendas coloradas, como Falcão, Figueroa e etc.

E, sim, contaminado pela história recente de meu clube, que coincide com suas maiores conquistas, o maior jogador da história do Inter que vi jogar ao vivo é RAFAEL SOBIS.

Em seugundo lugar, TINGA.

Publicado por: Cesar em março 6, 2007 12:12 PM

Ah, do Inter-SM, sem sombra de dúvida, o maior que vi jogar na baixada melancólica foi Josiel, que hoje está no Paraná, enlouqeucendo zagueiros sulamericanos.

No Grêmio, o maior que já vi em campo foi Ronaldinho Gaucho, num jogo justamente contra o Inter SM, lá em Santa Maria.

Mas nunca me esqueço do Renato, comemorando um gol, a uns dois palmos do alambrado, lá na baixada melancólica, mandando a torcida do Inter-SM calar a boca. Mas isso foi é só flash nos meus 6 ou 7 anos de idade. Aliás, foi a primeira vez que ouvi a palavra "putedo" na minha vida, quando o time do Grêmio entrou em campo!

Publicado por: Marco em março 6, 2007 12:16 PM

roberto dinamite.

mas teve romário e edmundo. fora ademir de menezes, que eu nunca vi, mas sei que foi muito bom. o vasco teve muitos craques de alto nível no ataque, fica difícil escolher "o" cara.

marcelinho carioca ser o do corinthians é piada.

o são paulo não dá para entender mesmo. e leônidas da silva? mas se for contar só quem vimos jogar, não há. apesar de toda a grana do clube, nunca vi um gênio com a camisa do são paulo. pelo menos um que jogasse como um.

Publicado por: alexandre r. em março 6, 2007 12:24 PM

O maior craque que eu vi jogar pelo Grêmio foi o Paulo Egídio. Esse, sim, era fodão.

Do Inter-SM, é preciso que se fale no seu mito maior, Badico. No Gauchão de 98, ganhava uma caixa de cerveja por gol marcado. Graças à fórmula do campeonato, ele foi artilheiro com uns 34 gols. Badigol.

Publicado por: Thiago em março 6, 2007 12:43 PM

Apesar de só ser lembrado pelas brigas e por algumas entradas violentas, DINHO só não foi parar na seleção porque era careca. É claro que não aceito nenhuma réplica, isso aqui é um VOTO. Lembro bem dele comandando aquele círculo-central da Azenha, muitos lançamentos precisos de mais de 40 metros, alguns golaços e muita doação. Ele foi sensacional. Se não tivesse chamado tanta atenção por um que outro lance mais abrupto e umas confusões, seria considerado craque com uma fácil unanimidade. Pelo menos entre aqueles que vêem no futebol um esporte e não circo.

Publicado por: Gustavo "Xinho" Faraon em março 6, 2007 12:47 PM

Renteria.

Não, brincadeira. Mas não muito.

Meu voto é do Fernandão.

Além da inegável importância na história, é um jogador de excepcional qualidade técnica. Muitas partidas sensacionais que fez chegaram a passar despercebidas. Mas não para mim.

A competição com Gamarra seria bem difícil, se o paraguaio tivesse conquistado ao menos um título nacional.

Célio Silva, Daniel Carvalho, Sóbis, Tinga e Fabiano Cachaça também merecem lembrança, mas pecaram em manter a regularidade de boas atuações em um longo período de tempo - superior a dois anos, por exemplo.

Quanto ao Vasco, Alexandre, realmente a linha de frente é muito, mas muito, absurda.

Concordo quanto ao Dinho. Paulo Egídio atormentou minha infância.

E, César, também padeço desse mal, ter nascido em 79. Fossemos de 75, por exemplo, e lembraríamos ao menos do Rubem Paz.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 6, 2007 12:59 PM

Os colorados esquecem Gabiru. Ingratos. Logo o "herói"!

hahahah!

Eu fico, pelo Grêmio com Ronaldinho, óbvio, no quesito "vi jogar".
E o Renato no quesito "importância histórica" (poderia compartilhar com Galatto, esse por manter o clube vivo).

Publicado por: Moe em março 6, 2007 1:07 PM

Sou corinthiano e M.Carioca é piada, o meior craque do time foi o Dr. Sócrates

Publicado por: Zé Carlos em março 6, 2007 1:09 PM

E os gremistas esquecem do "Andershow"...

Publicado por: Otávio Niewinski em março 6, 2007 1:10 PM

Fernandão.

Seguido por perto de gamarra. E cristian, se este tivesse falecido no final de 97.

Publicado por: Bueno em março 6, 2007 1:22 PM

Fernandão foi o maior que eu vi. Pelos títulos, pela postura de ídolo, pelo grande futebol, pela faixa de capitão no braço, enfim.

Mas Carlos Alberto Gamarra Pavón foi o melhor, simplesmente por que conseguia se destacar naquele time HORRÍVEL do Internacional entre '95 e '97, dividindo a grande área com figuras do naipe de Jonílson, Tonhão e Marcão. O 'colorado' foi o maior zagueiro que eu vi jogar, pela maestria do desarme, a absurda impulsão (apesar da pouca altura) e a LEALDADE.

Jogou uma Copa do Mundo com um time RUIM e não fez NENHUMA FALTA.

Publicado por: Luís Felipe em março 6, 2007 1:27 PM

Douglas,

Pelo que entendi, o pleito é sobre o MAIOR. Mas se for para elencar os MEMORÁVEIS, nossa geração (pós 79) deve fazer menção honrosa ao centrocante GERSON, que nos deu o único título de nível nacional até o ano passado (Copa do Brasil 92).

Além dele, seria injusto não mencionar Christian, Gato Fernandez, Nilson (Copa União 88), Amarildo (Copa União 87) e, claro, Taffarel.

Mas todos esses (com excessão de Fernandez) só nos deixaram no quase, portanto não podem ser considerados como o MAIOR CRAQUE. Quesito título tem um peso a mais.

Publicado por: Cesar em março 6, 2007 1:29 PM

O maior rubro negro paranaense que vi jogar foi Assis (Dupla Assis - Washington)

Publicado por: Fabricio Grzelak em março 6, 2007 1:34 PM

Dinho, sem dúvida. Era a cara do Grêmio.
Menções honrosas para Paulo Egídio, Jardel e Mazzaropi.

Publicado por: Patrick em março 6, 2007 1:37 PM

Nasci em '83.

Fernandão. Acho que o principal diferencial dele em relação a outros grandes jogadores é que levantou as duas principais taças, não ficando só no quase.
Sem esquecer de mencionar o Gamarra, por tudo que já disseram acima.

Publicado por: felipe em março 6, 2007 1:37 PM

Poderia citar inúmeros e todos concordam que é injustiça citar somente um e historicamente votaria no Renato. Poderia muito bem votar no Dinho que seria igualmente merecedor desse título (por razões iguais ao do amigo acima), ou quem sabe no Arce e seus cruzamentos perfeitos? Ou no Capitão América, ou Mauro Galvão no alto de seus 30 e tantos anos desarmando Edílson "capeta" com um carrinho e sem falta? Mas não me venham com o traíra que eu rabato com Pedro Junior. Concordo com o Douglas quando fala que precisaria de uma regularidade por mais no mínimo dois anos - e todos que citei aqui tiveram essa regularidade - porém, mesmo não considerando o Danrlei um jogador exepcional, meu voto é dele pelo simples fato de além da regularidade ele conquistou 12 títulos em 10 anos com defesas memoráveis e saídas de gols lamentáveis.

Publicado por: Léo em março 6, 2007 1:39 PM

Corinthians

melhor jogador: rivelino (medalha de honra pro sócrates)

melhor que já vi jogar: empate técnico entre neto, gamarra e carlitos.

marcelinho foi muito importante pro time, mas, na minha opinião, tá um degrau abaixo desses aí.

Publicado por: fábio em março 6, 2007 1:39 PM

Realmente, Cesar, o questionamento é sobre o maior que vimos jogar. Mas, como é costume, eu fui um dos primeiros a transgredir minha própria regra. hrgshs

Quanto aos jogadores, concordo plenamente, exceto pelo Taffarel, que entendo ser muito superestimado no Inter. Poderíamos colocar ainda o Luís Fernando Rosa Flores, o Luís Carlos Winck e o Maurício.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 6, 2007 1:40 PM

Cesar,

o último título nacional de vocês continua sendo o de 92. Os do ano passado são internacionais (com o perdão da redundância).

Publicado por: Léo em março 6, 2007 1:45 PM

Nascido em 85, voto assim:

1. Fernandão
2. Gamarra
3. Christian (falem o que quiserem, mas ele foi o norte do time por três anos, e como jogou bola)
4. Tinga
5. Lúcio

Publicado por: Francisco em março 6, 2007 1:48 PM

Dinho e Tinga. Menção honrosa ao Danrlei. Na verdade, Tinga maravilhou-me com seu futebol por no mínimo 5 anos. Dois deles, lamentavelmente, pelo Colorado. Doeu demais.

Publicado por: Leo Ponso em março 6, 2007 2:00 PM

Dinho e Tinga. Menção honrosa ao Danrlei. Na verdade, Tinga maravilhou-me com seu futebol por no mínimo 5 anos. Dois deles, lamentavelmente, pelo Colorado. Doeu demais.

Publicado por: Leo Ponso em março 6, 2007 2:01 PM

Dinho e Tinga. Menção honrosa ao Danrlei. Na verdade, Tinga maravilhou-me com seu futebol por no mínimo 5 anos. Dois deles, lamentavelmente, pelo Colorado. Doeu demais.

Publicado por: Leo Ponso em março 6, 2007 2:01 PM

Grêmio - Ronaldinho

Publicado por: Solon em março 6, 2007 2:03 PM

Léo: só pra corrigir, Danrlei levantou 16 taças pelo tricolor. DEZESSEIS deus do céu. Aproveito pra questionar torcedores de vários clubes: alguém ganhou mais títulos por um só clube?

Douglas e César: acho que sou vovô aqui(1974). Vejo que a maioria cita jogadores bem recentes, poucos colorados comentando aqui viram Rubem Paz e até mesmo Luis Fernando Rosa Flores(o maior jogador bageense da história, melhor que o Branco), ambos dos anos 80. Lembro muito vagamente de Renato, Tarciso e De Leon, mas ali por 84 a 86, tinha um negrinho danado que deixou o Luis Carlos Wink mais um zagueiro mangolão sentados(literalmente)em um inesquecível Grenal azul, e só não fazia chover. Foi o melhor que vi jogar: Valdo.

Publicado por: Roger em março 6, 2007 2:20 PM

Renato, pelo óbvio.
Hugo De Leon, Mazaropi, Valdo, Dinho, Jardel, Danrlei, Anderson, Lucas...

Publicado por: Egon em março 6, 2007 2:27 PM

inter: falcão, valdomiro, figueroa, taffarel, christian, lucio, sobis, tinga. não sairia muito mais daí, exceto pelos fatores gamarra e fernandão. fica difícil escolher um entre esses dois. talvez fique com fernandão, mesmo, pela qualidade, liderança, títulos e por ter feito o gol 1000 em grenais [ATENÇÃO: ISTO NÃO É CORNETA - mas, convenhamos, aquele gol logo no primeiro jogo pelo inter foi premonitório]. o DUNGA também merece uma menção qualquer, nem que seja pela lembrança de uma época em que ele usava uma camiseta CAPRICHADA. dsalkçsdglç

grêmio: impossível não pensar nos tormentos que nos causaram paulo nunes e jardel. e também em ronaldinho, pela técnica perfeita, e renato, pelo título maior. mas eu escolheria o danrlei que, putaquepariu, crescia nos grenais. além de ser um paradigma para os jogadores-torcedores. danrlei me dá inveja no quesito "paixão pelo clube". mas o som dele é ruim. lçkdsasaldkç

são paulo: por que ninguém falou em RAÍ?

corinthians: os dois maiores craques de todos os tempos foram luiz zveiter e edílson pereira de carvalho. jogaram muito em 2005. lçskadsalkç

são josé/PA: danrlei, de novo. ou CARECA. saçdlk

Publicado por: dante em março 6, 2007 2:32 PM

ah, roger: também sou vovô e vi esses caras aí jogarem, mas as lembranças de infância sempre são meio CONTAMINADAS. lembrar é esquecer. prefiro ficar com aqueles que, mais do que apenas VI, eu PERCEBI jogarem.

:]

Publicado por: dante em março 6, 2007 2:36 PM

Fernandão é o meu craque colorado!
Vi o Falcão poucas vezes, 2 ou 3 e eu tinha 5 ou 6 anos, por isso não conta. Me passou ainda a lembrança por Ruben Paz, e da camisa 10 que usei durante quase toda a infância.

Mas Fernandão é o melhor.
Craque indiscutível, fez mais pelo Inter no jogo contra o Novo Hamburgo do que muito jogador na carreira inteira.

Publicado por: gus bozzetti em março 6, 2007 3:00 PM

Pelo colorado empate técnico: Balalo e Fábio Pinto!

Tá, sem sacanagem agora: Gamarra!

Abraço a todos!

Publicado por: Aurelius Cardoso em março 6, 2007 3:16 PM

Pelo colorado empate técnico: Balalo e Fábio Pinto!

Tá, sem sacanagem agora: Gamarra!

Abraço a todos!

Publicado por: Aurelius Cardoso em março 6, 2007 3:17 PM

Seleção dos que vi jogar:

G. Fernandez
LD. Winck
QZ. Célio Silva
ZC. Gamarra
LE. Jorge Wagner
MC. ???
MC. Tinga
MC. Flores
MC. Fernandão
AT. Christian
AT. Sóbis

Publicado por: Cesar em março 6, 2007 3:25 PM

MC. ???

Eu colocaria o Fernando ('97) no lugar dos pontos de interrogação. Ou o Fábio Rochemback ('00) para deixar o time bem faceiro.

Publicado por: Luís Felipe em março 6, 2007 3:32 PM

Se Deus não tivesse sido tão generoso comigo e eu fosse

são-paulino, Raí;
palmeirense, Edmundo;
santista, Giovani;
corintiano, Neto, apesar de BIRO BIRO; sdhrhsg
flamenguista, Júnior;
vascaíno, Romário;
Fluminense, Renato Gaúcho;
Botafogo, Sérgio Manoel (bah, esse foi foda);
cruzeirense, Alex;
atleticano, Euler (ai);
gremista, Danrlei;
Vitória, Alex Alves;
Bahia, Bobô;
rubro-negro da Baixada, Dagoberto;
Goiás, Túlio Maravilha;

Cansei. Depois eu continuo.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 6, 2007 3:32 PM

Opa...O QZ e o ZC estão invertidos...e alguém aí lembou o BALALO??? Bah...que memória!!! Primeira vez que ouvi o termo BALAQUEIRO foi de alguém citando esse jogador.

Balalo era reserva de um tal Ponta Direita de nome Paulinho. Tinha uns 8 anos e sempre queria ser ele nas peladas da minha rua.

Luis Felipe, lembrei do Fernando também...deveria ter colocado.

Publicado por: Cesar em março 6, 2007 3:53 PM

De primeiro volante, há um jogador muito subestimado na história do Inter: Ricardo. Em 1992, o Inter trouxe o muito bom Márcio, do Corinthians, que jogou umas duas ou três partidas muito bem, mas ficou quase o ano inteiro machucado. Nesse tempo, quem segurou as pontas na frente da zaga foi o Ricardo.

Enciso também teve uma grande fase no Inter.

Mas, se é pra colocar um 5 de verdade, eu adianto o Aguirregaray e daí quero ver alguém pedalar por ali. hsghrs

Publicado por: Douglas Ceconello em março 6, 2007 4:05 PM

DINHO.


Relembrando, já que mencionaram o rapaz:
"Eu queria ter o Tetra
mas o Bahia não deixô-o
Ai Bobô, Ai Bobô!!"

Publicado por: augusto em março 6, 2007 4:20 PM

bobô no bahia é [dói bastante] indiscutível.

e, pelo santa cruz de recife, RIVALDO. heh.

Publicado por: dante em março 6, 2007 4:37 PM

TAFFAREL.

Publicado por: Kicha em março 6, 2007 4:37 PM

Nasci em 81, Atlético-MG: GUILHERME, embora eu tenha visto uma temporada do ÉDER em 94, realmente de tirar o chapéu. Mas o GUILHERME em 99 foi inesquecível.

Publicado por: Diogo em março 6, 2007 4:38 PM

Me admirei que o Pelé não foi 100%. Em quem votar se não no Pelé? No Robinho?!?

Publicado por: Kicha em março 6, 2007 4:38 PM

Dante: vou ter que discordar de você(que novidade né? hehe)Todos que tu citou do Inter merecem destaque pelo que fizeram com a camisa colorada. Menos o Dunga. No Inter ele foi abaixo da média até 83/84 quando saiu, e no retorno foi lamentável. Edinho jogou/joga, fez/faz muito mais que ele por vocês.

Ah, gostaria de parabenizar Vitor, Antenor, Douglas (primeiro os gremistas, óbvio! hea)pelo blog. Esse post tá dando uma idéia da galera que lê o Impedimento, se espraiando além mampituba.

Publicado por: Roger em março 6, 2007 4:59 PM

Na boa, Maradona. Cansei de ver ele barbarizando no Napoli quando criança, decidindo jogos e títulos pela Argentina amada dele (Passarela que o diga em 86...). Pena que ele quis se perder sozinho, mas isso é outro conto.

Publicado por: Alan Dias em março 6, 2007 5:04 PM

pela importância histórica RECENTE, EVAIR

pelo conjunto da obra, RECENTE, Rivaldo

pelo seu futebol e pela filiação ao PCdoB, o Divino Ademir da Guia

E, pixoteando o eterno freguês, M. Carioca ser o MAIOR DOS MAIORES mostra a mediocridade dos gambás. Neto, até como comentarista, o supera.

Marcelinho Paraíba não foi, ou, pelo menos, não fez, mais que Ronaldinho, no Grêmio?

Publicado por: Paulista em março 6, 2007 5:20 PM

Esse paulista parece entender das coisas...

Publicado por: Léo em março 6, 2007 5:31 PM

roger, ele foi FORJADO no inter antes de ser o capitão da seleção de 94 [após 24 abstêmios anos]. mesmo não jogando tanto no inter, concordo, teve/tem uma total identificação com o torcedor colorado, não há dúvida.

mas, enfim, como escrevi, ele "merece uma menção QUALQUER".

apenas pela memória.

;]

Publicado por: dante em março 6, 2007 5:38 PM

Douglas, admito que tive um momento de júbilo quando lembraste o nome do MAIS SUBESTIMADO dos jogadores gaúchos da história recente. Ricardo era primeiro volante e lateral esquerdo, fui fã dele quando era criança, por que apesar de bater pra cacete, era um jogador muito carismático. Até pela raça e doação que tinha ao time.

Ricardo foi um jogador tão importante que, apesar de ser um daqueles que Hugos Amorins chamam de "cabeça de bagre", NUNCA é lembrado nas listas de jogadores ruins que foram titulares do clube, como Anderson, Claiton, Ademir Kaeffer, Leandro Guerreiro, etc.

Obrigado, Douglas, por fazer uma inestimável justiça a este jogador.

Publicado por: Luís Felipe em março 6, 2007 5:45 PM

GAMARRA e sua corrida peculiar.

Vi poucas vezes o Fernandão jogar, por ter me afastado do estádio por um bom tempo.

Publicado por: EGS em março 6, 2007 5:50 PM

o voto cruzeirense pós-1980 é meio óbvio: alex. dida, ricardinho, cris, sorin e ronaldo merecem menções.

Publicado por: m em março 6, 2007 5:58 PM

Lendo os comentários, lembrei do Plantel que me causou PESADELOS e muita corneta na infância:

Aquele com Mazzaropi, Alfinete, Cuca, Bonamigo, Casemiro, Jandir, Valdo, Paulo Egídio, Jorge Veras (carrasco do Taffarel)....

O Inter era tão freguês desse time que eu, como colorado, lembro de quase todo o time. :(

Publicado por: Cesar em março 6, 2007 6:23 PM

Não acredito que ninguém lembrou do Dacroce - o multi-jogador - jogava de lateral, volante, meia-armador, ponteiro, goleiro... todas as posições com a mesma desenvoltura... a pior naba que já vi jogando, conseguia ser ruim em todas...

Acho que alguns dos melhores que eu vi jogando no Internacional foram:
Taffarel, Amarildo, Gamarra, Tinga, Aloísio, Célio Silva, Silvinho, Rafael Sóbis, Nilson, Fernandão, Luis Fernando Rosa Flôres, Christian...

Publicado por: Leandro em março 6, 2007 6:48 PM

Creio que depende muito de qual a concepcao de MAIOR. O Danrlei e o Dinho foram gigantes na epoca mais gloriosa do tricolor (que eu me lembre, ao menos), mas e' dificil tirar o Ronaldinho do topo ao pensar em quem te fazia dizer PUTA MERDA OLHA O QUE ELE FEZ. Aquela sensacao de achar que algo magico podia acontecer a qualquer momento foi muito mais presente com ele do que qualquer outro que eu tenha visto (nao estava mais no Brazil em 2005 e so' pude OUVIR o Anderson).

Se o criterio for identificacao com a torcida e' dificil nao escolher TODO o time do Felipao. Alem dos ja' citados Dinho e Danrlei, Adilson, Rivarola, Roger, Goiano, Miguel, Emerson, Paulo Nunes e Jardel foram todos tremendos jogadores.

Publicado por: Francisco Mahfuz em março 6, 2007 7:23 PM

Renato foi o maior, mas como não o vi...

Ronaldinho fez belas jogadas, mas como só ganhou um Gauchão e fez A MAIOR SACANAGEM DE TODOS OS TEMPOS, está longe de entrar na lista.

O Cuca pouco lembro, era muito piá (tinha 9-10 anos), mas recordo que me emocionava com seus gols.

Finalizando... lembro-me que na década de 90 o Grêmio teve uma sucessão de artilheiros cabeceadores, começando com o inesquecível Gílson Cabeção, passando pelo inconfundível Nildo Bigode e chegando, enfim, ao maior deles: JARDEL.

Publicado por: Gralha em março 6, 2007 8:04 PM

Grêmio: Danrlei. O time inteiro de 95 merecia entrar nessa categoria, simplesmente porque aquele time nunca se entregava. Jogava demais, marcava demais, brigava demais e batia demais. Ronaldinho nunca mais entrará em lista nenhuma de melhores gremistas após entregar o Mundial pro Gabiru.

Inter: Gamarra. Nada passava. É seguro que esse alucinado do Pato constará futuramente.

São Paulo: Zetti. Raí perto disso.

Palmeiras: São Marcos.

Criciúma: Jairo Lenzi.

Goiás: Araújo.

Todos os times cariocas: Romário

Publicado por: Guto em março 6, 2007 8:57 PM

São Paulo: Raí, com certeza.

Publicado por: Dunross em março 6, 2007 9:39 PM

Galatto, por tirar o grêmio da UTI. Era morte CERTA.

Publicado por: Edson em março 6, 2007 9:58 PM

Maior jogador que já vi jogar pelo Ypiranga nas tardes de Colosso da Lagoa: Aílton Boca de Cinzeiro, que depois foi para o Inter e para a Alemanha. Menção honrosa para Luis Freire e Sandro Sotilli. Pelo conjunto da obra, Paulo Gaúcho é o mais histórico, mas processou o Ypiranga depois de sair, e partiu o coração de todos.

Maior jogador da história do São Paulo foi o JURA, que infelizmente se envolveu com DROGAS. Zetti é muito superior a esse goleiro citado, que não conheço. CATÊ também deixou saudades.

Por sinal, Fernandão = Rogério Ceni, conforme alguns colorados já me confidenciaram, e embora Douglas tenha horror a tal comparação. Iarley é muito melhor.

Renato Gaúcho é o maior jogador (e tb treinador) da história do FUTEBOL, mas só tenho lembranças dele no Grêmio na breve passagem pelo clube no início dos anos noventa. No quesito "absurdo", Ronaldinho Pilantra é imbatível, mas alguns meses de Denner e Anderson no Olímpico também foram mágicos. Como meu período de maior fanatismo gremista foi de 97 a 99, considero ITAQUI o principal ícone, seguido por ZÉ ALCINO. Mas admito que não foi uma grande fase, devo deixá-la em segundo plano.

No final das contas, vendo futebol com alguma coerência apenas a partir de 1989, lembro de atuações absurdas de JANDIR, CUCA, PAULO EGÍDIO, PINGO, ALCINDO CARECA-CABELUDO e NILDO OLHOS-DE-TIGRE, estes os dois maiores centroavantes. Impossível não citar o time inteiro de 95/96, mas ARCE (desconheço lateral superior) e CARLOS MIGUEL (centro técnico do time aparentemente sem técnica) eram meus preferidos. Mais recentemente, o distanciamento ainda não é suficiente, mas ZINHO, PARAÍBA, POLGA, EDUARDO COSTA e GILBERTO fizeram das suas. Do time de 2005, MARCEL era meu bruxo - ninguém gostava dele. E agora, LUCAS, é claro. Achei que não veria um volante jogar mais que o Tinga no Grêmio, e felizmente está acontecendo.

No Santos, Paulinho Mclaren. Continuo amanhã.

Publicado por: Antenor em março 6, 2007 10:12 PM

Grande Ante! Ypiranga tinha que comparecer aqui!

Agora DACROCE!! AWUEHWUAEWAHUEHWAUHEWUAHEWUAHEWAUHAWUHEWAUHWEUEHAWUAWHUEHWAUAWEHUAWH

Publicado por: Chaves em março 6, 2007 10:52 PM

aliás, depois de ler alguns comentários, reconsidero minhas idéias e troco todos os ídolos de dentro de campo pelo mais glorioso ícone do grêmio: luís felipe scolari.

essa é a grande verdade, simplesmente porque sim.

Publicado por: dante em março 7, 2007 12:18 AM

DENER

se tivesse ficado mais seis meses, ao invés de ter ido para o rio, MORRER.

e, claro, RÔ-MAGNO.

Publicado por: Mateus em março 7, 2007 12:22 AM

Pederastas...

por tamanha: LUIZ CLAUDIO... num dos piores momentos do colorado ele fazia estripulias, como dar dribles desconcertantes em um consagrado zagueiro (seguido de uma finalização absurda) e golos totalmente non-sense em clássicos gre-nais..

mas por importancia: CLEMER (por favor, não me matem), que eh dono do gol colorado há muitos anos, apesar de alguns percausos, coroou sua carreira com importantes títulos, mesmo tendo altos e baixos na meta (momentos superiores a Fernandao)... se TINGA tivesse continuado, seria mestre...

Publicado por: Leonardo em março 7, 2007 1:47 AM

"Todos os times cariocas: Romário"

hahahahaha

Júnior.

Publicado por: Lila em março 7, 2007 8:34 AM

No colorado não podemos esquecer de Craques como Anderson Barbosa e Celso o ataque dos sonhos.

Mas meu voto é do Fernandão, com menções honrosas a vários outros, mas em especial ao Librelato que faleceu muito cedo, mas era craque.

Publicado por: Christian em março 7, 2007 9:39 AM

Lendo os comentários, percebo como o Inter foi bem servido de Zagueiros nos últimos 20 anos:

Gamarra, Bolivar, Célio Silva, Márcio Santos, Lúcio, Aguirregarai, Aloísio, Pinga, Eller...até Indio que fechou lá atrás contra o Barça e merece estar na lista.

Publicado por: Cesar em março 7, 2007 9:48 AM

É, o Inter tem tido zagueiros muito bons. Alguns centroavante também. Mas acho que vou morrer sem ver um grande lateral-esquerdo. O último de ofício foi o Daniel em 1992. O Chiquinho virou o fio depois de um brilhante começo.

Antenor, não sei por que tamanha vontade de magoar um AMIGO. dhsrhs

Também não sei por que essa predisposição em não gostar do Fernandão e, te conhecendo, reluto em dedicar isso ao gremismo.

Mas compará-lo ao goleiro que errou um pênlati no final de semana quebrou meu coração.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 7, 2007 1:03 PM

Veja bem, essa comparação não é exatamente minha.
Mais de um colorado já me falou isso, como já conversamos.
Em resumo, acho ambos arrogantes superestimados.
Ergueram o mundial por seus clubes? Tanto faz.

Tanto não é gremismo, que colocaria Danrlei na mesma categoria (arrogantes superestimados), mesmo este tendo erguido mais taças que os outros dois juntos.
A diferença é que Danrlei é muito mais polêmico, longe da unanimidade palha de Ceni e Fernandão. Assim como estes, tem a identificação clubística, mas só é queridinho (de parte) da torcida do Grêmio. A maioria das outras pessoas não têm dúvidas em julgá-lo como mau-caráter (sendo ou não, o caráter não é a discussão nesse caso).

Continuando, entre os cariocas -
Vasco: EDMUNDO 97
Botafogo: PERI DE PELOTAS
Fluminense: SUPER ÉZIO
Flamengo: NÉLIO
São Cristóvão: RONALDO FENÔMENO (adjkshfkja)

Cruzeiro: RONALDO?; Atlético: GILBERTO SILVA; Atlético PR: KLÉBERSON, endiabrado; Criciúma: JAIRO LENZI; Palmeiras: EVAIR; Corinthians: MARCELINHO; Guarani: DJALMINHA; Ponte Preta: MARCO ANTÔNIO BOIADEIRO

Publicado por: Antenor em março 7, 2007 1:57 PM

Fernandão arrogante?

Me diga uma, apenas uma, prova de arrogância.

Publicado por: Luís Felipe em março 7, 2007 2:36 PM

Gremio - Renato Gaucho.

Falcão não dá pra querer.

Publicado por: Menezes em março 7, 2007 2:54 PM

bah, lembraram do balalo...ele é meu vizinho, tá jogando o citadino de futsal.

Publicado por: Lucas em março 7, 2007 2:55 PM

bãin, da ponte preta eu lembrei agora do goleiro CARLOS.

e, sinceramente, fernandão não tem NADA de arrogante. e nem de superestimado.

é um baita jogador. eu o escalaria no meio-campo do meu time de fut-7. asflksaflç

Publicado por: dante em março 7, 2007 3:26 PM

Pô Antenor, não conheço outra pessoa que ache o Fernandão arrogante, nem mesmo na nossa torcida.
E além de tudo ele sabe falar português e não aquele dialeto maldito dos jogadores de futebol. sjdfdfk

Publicado por: Roger em março 7, 2007 3:51 PM

Do Avaí foi o Jacaré, o amigo do Gustavo Kuerten. Depois dele, o Dão e o Adílson Heleno.

Publicado por: Felipe em março 7, 2007 4:48 PM

No meu Caxias, sem sombra de dúvidas, Gil Baiano. Como nasci só nos anos 80, não vi a turma de Bebeto, Cedenir, Felipão e cia jogar. Num Caxias x Inter, vi o Gil Baiano driblar o Enciso de formas que eu nunca tinha imaginado. Sem contar que na sua segunda passagem, jogou muito melhor do que quando fomos campeões gaúcho.

Publicado por: Marcelo Brazil em março 7, 2007 5:42 PM

Enfim! Pensei que não leria o nome do DENER!?! O Vasco é deveras cheio de pérolas na frente. E o DENER tá valendo pro Grêmio tbm, assim como o fabuloso TINGA! TINGA entra no meu hall em segundo lugar, junto com ANDERSON, e quase todo aquele time do FELIPÃO (bota aí o próprio Felipão por honra ao mérito), mais o melhor zagueiro que vi jogar MAURO GALVÃO (talvez empatado com o Adílson). Mas o melhor, falem o que falarem, o que vi melhor jogar, melhor tratar a pelota, queira com maestria, queira com objetividade, foi RONALDINHO GAÚCHO. Alguém aqui está falando em títulos? Ou estamos falando de jogadores especificamente. RONALDINHO fez TUDO O QUE PÔDE com o time que tínhamos. E eu não tenho nada contra o seu caráter, como alguns amigos acima, mas ainda assim julgo importante observar que, se isso entrasse no cálculo, não veríamos aqui nomes essenciais como EDMUNDO, quem sabe ROMÁRIO e etcéteras.
Ah, os colorados deveriam menções, eu disse menções, a NILMAR e, sim, PATO. O goleiro ANDRÉ também poderia ter sido mencionado.

Publicado por: Rômulo Arbo em março 7, 2007 5:43 PM

Ah, sim! Ia esquecendo de comentar algo. Às vezes as pessoas me parecem, não sei, saudosistas quem sabe, ou simplesmente cegas, ou então apenas ingenuamente "contramarés"... Rogério Ceni fez muitas das melhores defesas que já vi um goleiro fazer. Se as tivesse feito pelo meu time com certeza seria um candidato fertíssimo. Não fosse o bastante, entre tais defesas, PEGOU PENALTIS importantes, inclusive aqueles decisivos. Fosse insuficiente isso, Douglas, FEZ GOLS (e não poucos), inclusive DE PENALTIS DECISIVOS, e, pela mãe dos meus filhinhos!, não só de pênalti!?! Votaria nele certamente! Com menções para Raí, Elivélton e Müller.

Publicado por: Rômulo em março 7, 2007 5:51 PM

céus, marcelinho carioca...o curintia é a vagabunda q mais me faz sofrer. agora, se há um ser humano q idolatrei, esse foi sócrates brasileiro, o doutor. mas o único cara q testemunhei in loco acabar com uma partida (pra ser mais preciso foram 3 - timão x bahia quartas brasileiro 90; timão x atletico mg semi brasileirão 90; timão x flamengo copa do br + ou - 91) foi José Ferreira NETO

Publicado por: cristiano n.a. em março 7, 2007 11:02 PM

melhor de todos os tempos: Falcão
melhores que vi jogar: Fernandão e Gamarra

e os dois do Grêmio, em respeito ao adversário: Arce e Danrlei

Publicado por: Gustavo, Cavinato em março 8, 2007 12:23 AM

Ronaldo da Miguelina, apesar de tudo.

Publicado por: Vitor VEC em março 8, 2007 1:08 AM

Nâo são arrogantes/polêmicos, no estilo Danrlei/Edmundo, com declarações bombásticas que ficam nos arquivos. A única polêmica que lembro de CENI ter se metido foi quando ligou chorando para a mulher do Redação Sportv. Bastante gay.

Ceni e Fernandão têm a arrogância de SE ACHAR MAIS IMPORTANTES DO QUE REALMENTE SÃO. Arrogância CONSENTIDA por quem observa, opinião pública e imprensa, provavelmente uma atrelada à outra.

Colocaram o discreto BOSCO (que não é o goleiro nu) no lugar de Ceni, o São Paulo garantiu alguns jogos na reta final e encaminhou o título brasileiro de 2006. Colocaram GABIRU no lugar de Fernandão, Inter campeão mundial. Fifa.

SP foi campeão brasileiro por causa de BOSCO? NÃO.
Inter chegou ao título Mundial por causa de GABIRU? Até pode-se dizer que sim, mas nesse contexto, NÃO.

Troque BOSCO e GABIRU por CENI e FERNANDÃO, e as respostas continuarão as mesmas. NÃO. Superestimados.

Publicado por: Antenor em março 8, 2007 1:27 AM

Nada como a boa e velha lógica cartesiana.
Me traz um caderno quadriculado aí.

Publicado por: Vitor VEC em março 8, 2007 1:58 AM

Atlético-MG - Guilherme
Botafogo - Túlio
Corinthians - Neto
Cruzeiro - Alex
Flamengo - Romário
Fluminense - Renato
Grêmio - Jardel
Inter - Gamarra
Palmeiras - Rivaldo
Santos - Giovanni (não sei se é assim que se escreve, mas jogava muito, foi pro Barça depois se não me engano e sumiu)
São Paulo - Kaká
Vasco - Edmundo

Publicado por: Anonymous em março 8, 2007 9:38 AM

Fernandão jogou 6 grenais e fez 4 gols. Queria que o Inter tivesse mais 10 arrogantes desses.

Concordo com essa história do Antenor de "o Inter venceu o Mundial por causa do Fernandão (ou do Gabiru)", porém A CHANCE de ganhar qualquer partida com o Fernandão em campo é 1000 vezes MAIOR do que com o Gabiru em campo, SIM.

Publicado por: Otavio Niewinski em março 8, 2007 9:41 AM

"Colocaram o discreto BOSCO no lugar de Ceni, o São Paulo garantiu alguns jogos na reta final e encaminhou o título brasileiro de 2006".

"SP foi campeão brasileiro por causa de BOSCO? NÃO."

NÃO, realmente. a resposta é TAMBÉM por causa do bosco.

"Colocaram GABIRU no lugar de Fernandão, Inter campeão mundial. Fifa."

"Inter chegou ao título Mundial por causa de GABIRU? Até pode-se dizer que sim, mas nesse contexto, NÃO."

NÃO, realmente. a resposta é TAMBÉM por causa do gabiru.

desculpe, estou usando a lógica quântica.

Publicado por: dante em março 8, 2007 10:47 AM

Fernandão certamente não está entre os melhores cinco jogadores da história do Inter, mas é impossível negar que seja um dos cinco mais importantes.

Há três anos ele é o grande referencial técnico da equipe, montada com parcimônia e sabedoria pelo Fernando Carvalho para chegar ao título mundial.

É jogador diferenciado - e muito - quando está em forma. Exerce liderança sobre o grupo, aspecto positivo em qualquer equipe. E um dos atletas que mais se sacrifica em qualquer situação.

O Inter seria campeão mundial sem ele? Não sei, mas vê-lo dando carrinhos em todos os lugares do campo já me bastou. No entanto, sem ele certamente seria muito difícil ser campeão da Libertadores, até mesmo classificar-se para a Libertadores em 2005. Apareceu em jogos de extrema importância na Copa, participou de quase todos os gols. Na final, foi um gigante, jogando os últimos quinze minutos de volante e afastando toda e qualquer bola levantada na área. Seu aspecto todo fodido no final da partida diz tudo. Sem contar o fato de que fez um gol e construiu toda a jogada do outro. Decisivo, portanto.

Além disso, marcou gols importantes em clássicos. E assume a condição de jogador extremamente identificado com o clube. Depois da final da Libertadores, o Inter enfrentou o Palmeiras. Chiquinho, então no time paulista, quando ainda estava no Inter e o clube jogava as quatas-de-final, havia declarado que qualquer um jogava no time. Diz que no jogo contra o Palmeiras Fernandão deu um chegada forte no lateral e disse: "Esse time que qualquer um joga é campeão da América". Não tenho como não respeitar um cara assim.

Culpá-lo pelas deferências que a imprensa faz não me parece um bom argumento porque isso é costume. Todos os jogadores do Grêmio campeão da América recebem tratamento semelhante, o que é merecido. Agora nem tanto, pois há tempos estão longe dos gramados, mas ainda assim são reverenciados.

Na minha condição de torcedor, apaixonado mas que pretende algum senso crítico, acredito que o capitão colorado merece cada elogio e conquista que teve. Entendo que para os não colorados sua dimensão possa não ser apreendida na totalidade, assim como, por mais que tente, não consigo compreender a importância de muitos ícones tricolores. Fato é que, após anos de marasmo, apareceu um ídolo no Beira-Rio, na real acepção do termo, assim como são Rafael Sóbis e Tinga. A diferença é que Fernandão sempre esteve aqui, desde quando o time começou a ser formado. E ele foi o capitão do time. E permaneceu. E permanece.

Publicado por: Douglas Ceconello em março 8, 2007 12:28 PM

Obrigado, Douglas. Ao meu ver, tu reforçastes meu argumento.

Allright, como sempre digo, não estou tentando convencer ninguém - inclusive não costumo botar a mão neste tipo de vespeiro.

De qualquer maneira, só aumentam as semelhanças entre Fernandão e Ceni, o que, afinal, não é necessariamente negativo. Quais as restrições ao goleiro do SP?

(Continuando, agora pelo interior do RS:)

Juventude: MÁRIO
Caxias: é verdade, Gil Baiano.
Lajeadense: JORJÃO (sempre acabava com o Ypiranga)
Passo Fundo: Felipe, que volta e meia aparece no Náutico.

Publicado por: Antenor em março 8, 2007 2:27 PM

"Obrigado, Douglas. Ao meu ver, tu reforçastes meu argumento."

Por que?

"De qualquer maneira, só aumentam as semelhanças entre Fernandão e Ceni, o que, afinal, não é necessariamente negativo. Quais as restrições ao goleiro do SP?"

Acho infundada a comparação se ela não se restringir ao fato de que são jogadores-símbolo de seus clubes.

Rogério Ceni é ótimo batedor de faltas e pênaltis, mas seguidamente falha como goleiro. Ainda assim, há anos todos clamam por ele no gol da seleção e,pior, ele se acha injustiçado.

Fernandão teve seu momento de destaque com o Mundial e a Libertadores, mas ninguém mais fala nele a não ser aqui. Quando foi convocado para um amistoso, disse que já tinha realizado seu sonho de ir para a seleção, mesmo que fosse contra a Guatemala. Fernandão não aparece em capas de revista como o MAIOR CENTROAVANTE DO MUNDO, ao contrário de Ceni, que já foi alardeado pelos imbecis de plantão como o MAIOR GOLEIRO DO MUNDO. Eu, sinceramente, não trocaria o Clemer por ele.

Além do mais, o Fernandão não coloca as luvas para ir defender pênaltis ou faltas. shsgsh

Publicado por: Douglas Ceconello em março 8, 2007 2:57 PM

Ceni tá longe de ser o melhor do mundo, mas "seguidamente falha como goleiro"?

Pô, tirando aquele lance onde ele largou a taça da Libertadores no pé do Fernandão, não me lembro de nenhuma grande falha dele. Segurou o Liverpool em 2005.

Publicado por: André em março 8, 2007 3:33 PM

(lembrando, ouvi a comparação de mais de um colorado)

"Além do mais, o Fernandão não coloca as luvas para ir defender pênaltis ou faltas."
argumento inquestionável, aceito.

Publicado por: Antenor em março 8, 2007 3:36 PM

Antena, bem sabemos, todos torcedores, de uma forma ou de outra, são lunáticos. Eu dentro. sahjdsa

Já ouvi muitos gemistas criticando o Danrlei. Tipo, EU acho que foi o maior goleiro que vi jogar.

E Ceni falha, e muito, mas ninguém faz questão de perceber.

E alguém aí viu o Fernandão jogando a medalha de vice-campeão brasileiro para a torcida do Inter?

Publicado por: Douglas Ceconello em março 8, 2007 3:42 PM

pra não cometer uma injustiça, instituo o troféu regularidade. então, pelo curíntia fica assim:
highlights - neto
regularidade - wladimir (não fez uma partida ruim com a camisa alvinegra por uns 10 anos, de '74 a '84)

Publicado por: cristiano n.a. em março 8, 2007 7:23 PM

Os que me encantaram e que consegui ver:

-MAZZAROPI
-JOÃO MARCELO(Tá, não se trata de craque, mas esse eu ouvia, na rádio...)
-MAURO GALVÃO
-DINHO(Na real todo time de 95'..)
-OS ASSIS MOREIRA(Fazer o quê..)
-NILDO
-GILSON
-DENNER
-ALCINDO
-DARNLEI(Foi emocionante o final do jogo contra o São José...)
-ANDERSON
-GALATTO
-MARCELINHO PARAÍBA
-TINGA
-CUCA
-ALFINETE(Bahh... Lembram daquela cabelarra? Ou a cabelarra era do Cuca???)

Mas devido a história recente elejo Danrlei e Anderson...
Como queria ter visto o Homem-Gol, Renato, jogar...

Pra folgar no Co-Irmão: Agora é Gabiru!!! hehehehe Não. Nilmar e estamos conversados!

Publicado por: RAMiRO em março 9, 2007 11:27 AM

Declarações de Fernandão hoje no Globo Esporte escancararam a arrogância ;P

Publicado por: Antenor em março 9, 2007 2:45 PM

Faça um comentário





Comer uma bolacha?




Busca


Categorias

Arquivos